• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fracasso de Frodo

Tolfalas quem tinha que levar o Um Anel até as Fendas e destruílo?
Frodo, certo. Mas na hora "H", na hora de jogar o UM, ele desistiu, já discutimos muito sobre o por que de ter desistido e se fosse outros no lugar, mas ele desistiu. Portanto Frodo fracassou.

O que teve sucesso foi a missão de "toda a Terra-Média", que era destruir o Um Anel, mas missão essa conquistada por um "tropeço" de Gollum.

Frodo, certo. Mas na hora "H", na hora de jogar o UM, ele desistiu, já discutimos muito sobre o por que de ter desistido e se fosse outros no lugar, mas ele desistiu. Portanto Frodo fracassou.

O que teve sucesso foi a missão de "toda a Terra-Média", que era destruir o Um Anel, mas missão essa conquistada por um "tropeço" de Gollum.

Não vejo nenhum fracasso em Frodo até porque é uma palavra muito forte e injusta a ele. Ele não fracassou! O Fracasso de Frodo seria se Gollum ou Sauron estivessem com o anel e os dois hobbits capturados.

Infelizmente (talvez podemos dizer: por ignorância minha) não vejo fracasso.

Se Frodo teve realmente um grande fracasso, então ele praticou o que posso chamar de traição. Se for assim, acho melhor levá-lo a julgamento assim como está ocrrendo com o anão Mîm :roll:

Nunca tinha pensado no fracasso como uma traição. É uma forma interessante de ver a coisa. Se não fosse Gollum, Frodo teria mantido o Anel para si, o que de fato poderia ser visto como traição.

Outra coisa interessante é, o que vocês acham das atitudes de Boromir? Ele fracassou?

Se isso fosse considerado traição, haviam na terra média juizes respeitados o suficiente para não deixar Frodo impune. Se os grandes elfos e o único maia ficaram satisfeitos com o desempenho de frodo, mesmo depois de saberem que foi gollum quem cumpriu(sem querer) a última das etapas da missão, a palavra traição torna-se um termo fora de lugar.

Se considerarmos fracasso a palavra final para essa discussão, então Frodo deveria ser lembrado como o traidor, o fracassado, deveria ter tido punições adequadas, de acordo com o prevalecimento da 'moral', prezada por Tolkien.

Foi assim que a obra e os grandes personagens trataram o hobbit? (só há duas respostas pra isso: sim ou não)

Na minha opinião é não.

Última edição:
Claro que não! Boromir teve sua fraqueza, mas conseguiu vencer e morreu como um herói. E Frodo ser chamado de fracassado depois de tudo o que passou para chegar à Montanha da Perdição? Nenhum ser sozinho conseguiria cumprir a missão do início ao fim, por isso ele teve a ajuda da Sociedade do Anel e de Gollum e Sam no final.

Concordo com que Tek disse a respeito de Boromir.
Podemos apliacar, mais ou menos, o mesmo no caso de Frodo.
Ele poderia ser julgado como traidor sim, mas isso se o anel não fosse destruído.
Ele desistiu de jogar o Um e nessa hora traiu a confiança de todos. No final da história o Um Anel foi destruído e todos reconheceram os esforços de Frodo para chegar até a Montanha e como o "mal" foi derotado não há motivos para julga-lo, já que tudo acabou bem.

Gostei da idéia de coloca-lo em julgamento Tolfalas, apesar que eu mesmo não gostaria de ser da banca de acusação já que seu sofrimento e dedicação foram maiores que a "traição" (como disseram) dele.

O que penso é que, ainda que o anel não caisse e fosse destruido, não haveria motivos para julgar Frodo por traição. Os mais sábios elfos e os grandes personagens como Gandalf, provavelmente reconheceriam o esforço de Frodo, não sem lamentar as consequências trágicas que decorreriam disso, claro.

Imagina só, você coloca o artigo mais poderoso da terra-média nas mãos de um pequeno ser que nunca saiu de sua vila, e caso ele não cumpra 100% do que o plano Ideal prevê, você o julga por traição?

Me parece inimaginável dizer que Frodo "traiu" a confiança por ter desejado se apossar do anel, no fim da jornada.

Por isso eu disse que talvez seria interessante um julgamento de Frodo, mas concerteza a defesa estaria com a vantagem desde o inicio, pois o erro de Frodo -sim ele errou não importa se fosse ele ou outro e o por que, ele errou!- é pequeno perto de toda a tragetória.

O que penso é que, ainda que o anel não caisse e fosse destruido, não haveria motivos para julgar Frodo por traição. Os mais sábios elfos e os grandes personagens como Gandalf, provavelmente reconheceriam o esforço de Frodo, não sem lamentar as consequências trágicas que decorreriam disso, claro.

Imagina só, você coloca o artigo mais poderoso da terra-média nas mãos de um pequeno ser que nunca saiu de sua vila, e caso ele não cumpra 100% do que o plano Ideal prevê, você o julga por traição?

Me parece inimaginável dizer que Frodo "traiu" a confiança por ter desejado se apossar do anel, no fim da jornada.

Como nosso amigo Aistano disse, Frodo não poderia em hipótese alguma ser julgado por traição, o anel era o artefato mais poderoso existente na TM na 3º Era, o próprio Gandalf temia possui-lo
"— Não! — gritou Gandalf, levantando-se de repente. — Com esse poder eu teria um poder grande e terrível demais. E comigo o Anel ganharia uma força ainda maior e mais fatal. — Seus olhos brilharam e seu rosto se acendeu como se estivesse iluminado por dentro. — Não me tente! Pois eu não quero ficar como o próprio Senhor do Escuro. Mas o caminho do Anel até meu coração é através da piedade, piedade pela fraqueza e pelo desejo de ter forças para fazer o bem. Não me tente! Não ouso tomá-lo, nem mesmo para mantê-lo a salvo, sem uso. O desejo de controlá-lo seria grande demais para minhas forças."
Se o prórpio Olórin, um dos maiores Maiar que existiam (se não o maior depois de Melian) tinha medo de usar o Anel, como poderiamos julgar o pequeno Frodo por ter tido um "deslize" depois de tudo o que ele passou

Concordo que foi demais pra ele, que muito outros superiores a ele aconteceria o mesmo.
A questão não é essa. O "x" é que ele falhou.

Frodo fracassou mas não inteiramente. Se o Anel estivesse em qualquer outro lugar que não nas Fendas da Perdição, aí sim Frodo teria fracassado completamente. Mas Frodo foi responsável indireto pela destruição do Anel, por mais que não tenha sido essa sua intenção quando a hora chegou

Muitos amigos disseram ótimas palavras, entretanto, seria interessante que Frodo fosse a julgamento para assim acabar com esse história de que ele foi fracassado de uma vez por todas.

Claro que eu torço pelo Frodo, e inclusive, ele já é uma causa ganha. :D

Frodo fracassou mas não inteiramente. Se o Anel estivesse em qualquer outro lugar que não nas Fendas da Perdição, aí sim Frodo teria fracassado completamente. Mas Frodo foi responsável indireto pela destruição do Anel, por mais que não tenha sido essa sua intenção quando a hora chegou

O fato de o anel estar nas fendas da perdição era justamente o que o tornou muito mais poderoso, a ponto de ser 'irresistível'. Fora das montanhas negras, Frodo foi surpreendentemente resistente ao desejo de possuir o Um, não sem sofrer um cansaço e um peso que o debilitaram bastante.

Última edição:
sim e por isso eu bato palmas para o Frodo.
Ele foi extraordinariamente forte para um hobbt, um humano, elfo ou qualquer outra criatura existente em Arda.
Ohh mas ele desistiu de jogar o Um nas fendas, que peninha não?! POrtanto falhou

é, com o fato de que houve falha eu passei a concordar uns posts atrás. Fato. Quanto À fracasso, "todos esperavam que ele destruisse o Um", ou "era o dever dele"...continuo vendo como balela.

Ohh mas ele desistiu de jogar o Um nas fendas, que peninha não?! POrtanto falhou
Eu entendo seu ponto de vista. É como Isildur: apesar de ter derrotado Sauron, era visto como o início do fracasso dos Homens devido a ter se recusado a destruir o Um Anel.
Então, apesar de ser até racional dizer que Frodo fracassou, ao mesmo tempo é cruel por causa de tudo por que ele passou.

Última edição:

Não acho totalmente certo dizer que ele desistiu de jogar o Um nas Fendas... como Tolkien esclareceu, ninguém conseguiria jogar o Anel lá devido ao poder de Sauron. Assim, Frodo não teria a opção de jogar. Já que ele não tinha essa opção - pois ela era impossível -, eu ainda defendo que ele não falhou.

São palavras do próprio Frodo:

"-...Mas você se lembra das palavras de Gandalf: Até mesmo Gollum pode ter algo ainda a fazer? Se não fosse por ele, Sam, eu não poderia ter destruído o Anel. A Demanda teria sido em vão, no fim de tanta amargura. Então, vamos perdoá-lo! Pois a Demanda está terminada e com sucesso, e tudo está acabado. Estou contente por tê-lo comigo. Aqui, no fim de todas as coisas, Sam!" (SdA, O Retorno do Rei, p. 1004, JRR Tolkien)

Se o próprio Frodo admitiu a própria falha, porque nos é tão dificil admiti-la. Ele falhou sim, em não conseguir dar cabo de sua missão. Mas como bem lembrado pelo próprio personagem a Demanda saiu vitoriosa e porquê? Porque devido a um ato de bondade de Frodo, Gollum lhes serviub de guia e mesmo seus caminhos após a traição conduziram para que no fim o Um fosse destruído.

Seria até interessnte um julgamento de Frodo, mas creio que ele seria considerado inocente e seria para esse veredicto que eu torceria. Sua falha não implica que ele deva ser condenado, e um fato que pesa favoravelmente por ele é o fato de que ele não era obrigado a ir na Demanda e se foi, foi resoluto mas sem nenhuma obrigação!

Concerteza Frodo sairia livre de um julgamento e eu apoiaria tal decisão.
Ninguém que tirar o crédito dele ter enfrentao todo o poder do Um, apenas colocando que ele teve sua falha, assim como muitas personagens do mundo de Tolkien.

show esse post Bloody. That's it. Simples.

Falhas estão em todo o livro, Frodo não escapou delas. E, em parte, graças a ELAS não houve fracasso, nem de Frodo e nem da comitiva.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back