ANOS 80:
1) Blade Runner (Ridley Scott, 1982)
2) O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980)
3) Rain Man
4) Curtindo A Vida Adoidado
5) ET - O Extraterrestre (Steven Spielberg)
6) Brazil (Terry Gilliam, 1985)
7) Os Caçadores da Arca Perdida (Steven Spielberg)
8) Alies, O Resgate (James Cameron, 1986)
9) Star Wars 5
10) Os Goonies
Outros destaques: Star Wars 6, Highlander (Russey Mulcahy), Os Gritos do Silêncio (Roland Jofeé). Agora os que ainda não vi: Ran (Akira Kurosawa, 1985), O Enigma do Outro Mundo (John Carpenter, 1982), Fitcarraldo (Werner Herzog, 1982), Império do Sol (Steven Spielberg, 1987), Amadeus (Milos Forman, 1984), Scarface (Brian de Palma), Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore), Os Irmão Cara de Pau (John Landy), O Poderoso Chefão 3 (Copolla), Os Intocáveis (Brian de Palma), O Sacrifício (Andrei Tarkovsky, 1986)
Comentários: Foi uma decada até muito boa mas bem inferior a anterior e a posterior. O blockbuster foram os destaques.
ANOS 90:
1) Clube da Luta (David Fincher, 1999)
2) Pulp Fiction (Tarantino)
3) Silêncio dos Inocentes (jonathan Demme)
4) Cães de Aluguel (Tarantino)
5) Forrest Gump - O Contador de Histórias
6) Magnólia (P.T. Anderson)
7) Os Bons Companheiros (Scorsese)
8) Matrix (Wachavsky)
9) Os Suspeitos (Brian Singer)
10) Malcolm X (Spike Lee)
Outros destaques: Quero Ser John Malcovich (Spike Jonze, 1999), Malcolm X (Spike Lee), Los Angeles - Cidade Proibida (Curtis Hanson), O Mundo de Andy (Milos Forman), Tudo Sobre Minha Mãe (Pedro Almodovar), Ed Wood (Tim Burton), Os Excentricos Tennenbauns (Wes Anderson), J.F.K (Oliver Stone), Melhor é Impossível, Um sonho de Liberdade (Frank Darabont).
Comentários:
Foi um década fenomenal com vários dos filmes entre o meu TOP10 pessoal. Eu diria até que foi a melhor em termos de variedade de gêneros. Tarantino foi o grande diretor tendo sua estréia e consolidação no cinema com dois filmes excelentes.
2000/2003 (até agora):
1) O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anél (Peter Jackson, 2001)
2) Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002)
3) Amnésia (Cristopher Nolan)
4) O Pianista (Roman Polansky, 2002)
5) Os Excentricos Tennenbauns (Wes Anderson, 2001)
6) Fale Com Ela (Pedro Almodovar, 2002)
7) Senhor dos Anéis: As Duas Torres (Peter Jackson, 2002)
8) Quase Famosos (Cameron Crowe, 2000)
9) O Fabuloso Destino de Amelie Poulin (2002)
10) Assassinato em Gosford Park (Robert Altman, 2001)
Comentários:
Para um começo de década está muito bom. Se continuar nesse ritmo teremos outra década notável.