• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você está lendo? [Leia o 1º post]

  • Criador do tópico Criador do tópico Anica
  • Data de Criação Data de Criação
RE: O que você está lendo?

O Mundo de Sofia.

Mas agora com uma visão extremamente nova....com direito a momentos de epifania à la Clarice Lispector. :lol:
 
RE: O que você está lendo?

No momento estou lendo A bussola de ouro o retrato de Doria Gray, ambos são muito bons, Oscar Wilde escrevia maravilhosamente!!!
 
RE: O que você está lendo?

Lendo "Os 100 Poemas Essênciais da Língua Portuguesa"


ehhhhhhhhhhhh mtooo massa, eh mto grande rsrs!
 
RE: O que você está lendo?

O estranho caso do cachorro morto - não lembro o autor :dente:

estou gostando mt! :)
 
RE: O que você está lendo?

Estou quase terminando O Ovo Apunhalado, do Caio Fernando Abreu e
no comecinho de O Encontro Marcado, do Fernando Sabino. Estou gostando
bastante de ambos (:
 
RE: O que você está lendo?

Retornarei amanhã à Odisséia - tinha interrompido a leitura por causa deste livro sobre o qual explanarei agora. Pela primeira vez na minha vida atravancada de diversas incursões literárias, um livro me venceu. E este livro foi nenhum menos que Grande Sertão: Veredas, do mestre mineiro João Guimarães Rosa. Ele não é só um de nossos mais hábeis escritores, considerado pela maioria dos críticos como o maior do séc. XX na literatura brasileira - alguns críticos e leitores até o rivalizam em grandeza ao Machadinho, e isso eu não admito -, mas também um verdadeiro estilista da nossa língua "brasileira", especificamente sertaneja. Através da vida, conhecimentos e interrogações do personagem Riobaldo, um ex-jagunço, Rosa nos transpõe a um universo para muitos desconhecido, o Sertão, exímia simbolização do mundo todo. Riobaldo desvela todas as suas experiências e questionamentos, de todas as ordens e naturezas, incluindo as de cunho moral, metafísico e existencial (a natureza humana e suas intrínsecas manifestações; a existência ou não de Deus e do Diabo, com sentidos até metáforicos; como essas possíveis existências influenciam o homem; outras teses de caráter espiritual, como a reencarnação; etc). A forma como Rosa desdobra uma visão grandiloquente e densa de mundo através de um "simples" sertanejo, exibindo a complexidade de pensamentos e sentimentos que pode estar presente na alma de qualquer ser humano, é monumental. E o que torna a presente obra-prima mais monumental ainda é a linguagem "criada" pelo autor, um desdobramento da nossa língua formado por neologismos construídos a partir da combinação de arcaísmos, vocábulos modernos, estrangeiros e até oriundos dos idiomas clássicos - grego e latim -, gírias e, obviamente, de palavras próprias do vocabulário sertanejo; e ainda por cima com construções sintáticas extremamente "desarranjadas", ordenadas de forma nada convencional. Não é só uma tentativa de captar o palavreado do homem sertanejo da região do norte mineiro - ninguém se expressa dessa maneira -, mas também de edificar o mundo de maneira totalmente inovadora, sem a "ditadura" gramatical ou qualquer outra regra linguística preestabelecida. Um romance autenticamente revolucionário. É justamente isto que complica a leitura do livro, pois é uma linguagem complicadíssima, algumas coisas me foram apreensíveis, outras não. Nunca li algo tão "monstruoso" e diferente na minha vida. Não consegui passar da página 30, e mesmo assim com muito forcejar.

A impressão que obtive do livro foi a de uma iguaria com um sabor exótico, e pode-se dizer até delicioso, mas que não atravessa sua garganta, ou então desce, mas causa logo após uma indigestão. Infelizmente, esse livro não "desceu", ou não foi capaz de ser "digerido" em boa parte pela minha mente. Prefiro voltar ao digerível Odisséia. Logo eu, leitor de Homero, Dante, Cervantes, Shakespeare, Stendhal, Flaubert, Dostoiévski, Machado, Graciliano, Clarice, dentre outros maioriais da literatura, vencido por Guimarães Rosa. O que faz subir mais ainda no meu conceito esse grande escritor, e, claro, a nossa literatura. Mas um dia, antes da doação do meu cadáver a uma faculdade de Medicina, eu ainda hei de ler este livro, nem que eu tenha de trair meus princípios literários, partindo para uma improdutiva leitura dinâmica.
 
RE: O que você está lendo?

Começando o "O universo numa casca de noz" - Stephen Hawking.... e com a turma aqui do "O Processo".....curtindo ambos..xD
 
RE: O que você está lendo?

Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector. :grinlove:

Se não me engano foi o primeiro romance que ela publicou. Muito bom, como sempre.
 
RE: O que você está lendo?

Estou lendo Eu sou a Lenda! Bem legal, eu ainda não vi o filme, pretendo assitir apenas depois que eu terminar o livro, mas estou gostndo bastante!
 
RE: O que você está lendo?

Alyninha disse:
Estou lendo Eu sou a Lenda! Bem legal, eu ainda não vi o filme, pretendo assitir apenas depois que eu terminar o livro, mas estou gostndo bastante!

eu ainda não lí, mas ví o filme, teve gente aqui do fórum que ficou puto com o filme após ler o livro, mas de qq jeito posta sua opinião depois.

Eu tô começando a ler a menina que roubava livros.
 
RE: O que você está lendo?

Cabal disse:
Alyninha disse:
Estou lendo Eu sou a Lenda! Bem legal, eu ainda não vi o filme, pretendo assitir apenas depois que eu terminar o livro, mas estou gostndo bastante!

eu ainda não lí, mas ví o filme, teve gente aqui do fórum que ficou puto com o filme após ler o livro, mas de qq jeito posta sua opinião depois.

Eu tô começando a ler a menina que roubava livros.

Pode deixar assim que eu terminar eu comento por aqui!! Já falaram p mim que o filme é bem indferior e que mudaram algumas coisas mesmo, mas geralmente os livros são melhores que os filmes....
Falando em A menina que roubava livros... to louca p ler!! Até agora só ouvi críticas boas e de pessoas díficeis de agradar! Deve ser bom!
 
RE: O que você está lendo?

Estou lendo O jardineiro fiel, um ótimo livro! Pena que tem um milhão de páginas e eu estou tão sem tempo! ¬¬
 
RE: O que você está lendo?

Eu estou lendo - e já considerando como uma das melhores aquisições literárias do ano - A Alma Encantadora das Ruas, do João do Rio. Fan-tás-ti-co! Eu já nem gosto do Rio de Janeiro, e já nem gosto de sair andando a toa pela cidade, então só o começo do livro onde ele fala o "Eu amo a rua" e sobre flanar já me deixou louca pr aterminar de ler... :grinlove:
 
RE: O que você está lendo?

Carol disse:
Estou lendo O jardineiro fiel, um ótimo livro! Pena que tem um milhão de páginas e eu estou tão sem tempo! ¬¬

Carol, é do filme Jardineiro Fiel ?
Ou estou viajando :lol:

Estou lendo O Ateneu-Raul Pompéia, não estou gostando :uhum:
 
RE: O que você está lendo?

Pepper disse:
Eu estou lendo - e já considerando como uma das melhores aquisições literárias do ano - A Alma Encantadora das Ruas, do João do Rio. Fan-tás-ti-co! Eu já nem gosto do Rio de Janeiro, e já nem gosto de sair andando a toa pela cidade, então só o começo do livro onde ele fala o "Eu amo a rua" e sobre flanar já me deixou louca pr aterminar de ler... :grinlove:

ANDO SÓ, POIS SÓ! EU SEI ANDAR, SEM SABER ATÉ QUANDO!!!
 
RE: O que você está lendo?

**Maniaca do Miojo** disse:
Carol disse:
Estou lendo O jardineiro fiel, um ótimo livro! Pena que tem um milhão de páginas e eu estou tão sem tempo! ¬¬

Carol, é do filme Jardineiro Fiel ?
Ou estou viajando :lol:

É sim! Mas eu não cheguei ao fim dele. :taco:

Bom, estou lendo Doze Contos Peregrinos do Gabo. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo