Mercúcio
Usuário
Cinco livros da Telles!! Overdose de um mesmo autor? Tenta variar isto aí. É um conselho, não uma repreensão. Esgotar o, digamos, "ineditismo" de um autor, por melhor que ele seja, tão apressadamente, é uma das experiências mais melancólicas de um leitor.
Agradeço o conselho, Cid, mas - e também falando numa boa - não concordo.
Entendo que há perfis de leitores os mais diversos. E a maneira como experienciam a literatura também é diversa. O que funciona pra um de repente não funciona pra outro.
Também não me vejo com pressa para esgotar a obra de Lygia. Ela está aí, tão presente, porque eu gosto do que ela escreveu. Li 5 livros dela em 2019, li 3 dela em 2020. E nesse mesmo período, reli alguns contos dela de que gostei especialmente. Os livros da Lygia, em geral, são curtos. Acho bem ok ler 13 livros dela em 3 anos, como terei lido se cumprir essa lista que coloquei acima. E se não ler todos os 5 que estão aí listados em 2021, está tudo certo também.
[Mais hardcore ainda será a leitura da Hilda Hilst. Esse box que coloquei reúne a prosa completa da escritora. São diversos livros condensados em 2 volumes. ]
Mas não vejo motivo para "economizar" um autor de que goste, que me estimule. Até porque nunca sabemos o dia de amanhã e sempre haverá mais literatura a explorar do que seremos capazes de fazê-lo ao longo de uma vida.
E com certeza vai haver mais diversidade nas minhas leituras do que o que mostrei. O Clube de Leitura, que comentei, com toda certeza deve cumprir esse papel de introduzir alguma diversificação, fora que - como eu também comentei - é bastante improvável que eu siga à risca a lista acima. Sempre saboto essas listas. Sou um leitor muito volúvel.
Última edição: