• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Silmarillion: AINULINDALË

Pentogu

Eu sou um neném
Terminei de ler esse capítulo, não entendi nada. Minto, entendi um pouco, mas os nomes não colaboraram, uma coisa é ouvir nomes tão incomuns nos filmes, pois você associa com o ator, agora nos livres, fica tudo embaralhado e você não consegue conectar.

Para quem estiver curioso, estou lendo a versão traduzida por Reinaldo José Lopes.

Pelo prefácio, entendi que essa obra deveria ser "confusa", pois o filho do autor pegou o manuscrito, os organizou da melhor maneira possível para ser publicável.

Não preciso dizer que pulei a carta do J. R R. para Waldman. Mas estou curioso com uma coisa, caso eu esteja enganado, por favor, me corrigam. Tolkien (autor) quis públicar esse livro em anexo com o senhor dos anéis, mas como poderia se não estava completo?

Agora sobre esse capítulo do título, como disse, fiquei bastante confuso e tenho algumas dúvidas, podem me dar spoiler, não me importo: o importante para mim é como aconteceu, não o que aconteceu.

Os Valar são humanos? Pelo que eu entendi, eles foram as primeiras "pessoas" na terra. Eu não sei se os humanos são descedentes deles, ou eles criaram os humanos.

Quem é Melkor? Eu quando soube que ele era o vilão, estou curioso para saber mais dele, eu queria reler, mas não consigo, esses nomes deixa tudo confuso, e o jeito que está escrito, usando tantas alegórias...

Meu personagem preferido é o Sauron, acho que essa obra irá explorar sobre ele. Adoro vilões e sempre torço por eles, afinal, sempre perdem.

Os Valar são humanos? Pelo que eu entendi, eles foram as primeiras "pessoas" na terra. Eu não sei se os humanos são descedentes deles, ou eles criaram os humanos.
Não, os Valar não são humanos, são uma espécie diferente. São como "anjos". Os humanos não foram criados por eles nem são seus descendentes. Os humanos foram criados por Eru, assim como os elfos e os Valar.
Quem é Melkor? Eu quando soube que ele era o vilão, estou curioso para saber mais dele, eu queria reler, mas não consigo, esses nomes deixa tudo confuso, e o jeito que está escrito, usando tantas alegórias..
Melkor é o mais poderoso dos Valar

Não, os Valar não são humanos, são uma espécie diferente. São como "anjos". Os humanos não foram criados por eles nem são seus descendentes. Os humanos foram criados por Eru, assim como os elfos e os Valar.

Melkor é o mais poderoso dos Valar

Muito obrigado por responder, achei que ninguém responderia.

Agora entendi esse capítulo, obrigadão mesmo!

O Melker séria o Lúcifer, não é atoa que no prefácio o tradutor disse que o autor tinha uma influência na bíblia.

Agora estou animado!

Eu estou aqui há pouco tempo, mas notei que o @Meneldur deve ter PHD em Tolkien rsrs.

Na verdade o Silmarillion são três livros, Ainulindalë, Valaquenta e Quenta Silmarillion.

Eu li a carta e acho muito instrutiva pois mostra um pouco o jeito de pensar do Tolkien. Pra resumir o que eu entendi, ele queria escrever o Senhor dos Anéis mas via um problema grave em como estórias desse tipo eram criadas: Parecia tudo muito artificial porque já se imaginava um mundo pronto, aí as diversas características, como mitos, linguísticas, nomenclaturas etc. não eram criados de acordo com uma estrutura coerente. Logo ele cria um universo desde o "início".

O Ainulindalë é justamente a cosmogonia desse universo. Ele explica como uma inteligência superior criou tudo. Eu não estudei a fundo, o pessoal de letras deve poder elaborar melhor, mas, de acordo com minha interpretação, me parece que a canção é um "guia" para a construção de Eä (universo), sendo que os conflitos que ocorreram durante a canção foram os conflitos que ocorreram posteriormente em Arda (terra). Nessa canção, de alguma forma Ilúvatar trazia as coisas de volta ao trilhos e, acho, que essa "forma" é a "força de vontade" que desceu e motivou os seres que lutavam contra as forças das trevas.

O Valaquenta vai falar especificamente sobre a construção de Arda e o Quenta Simarillion vai falar a história das Simarils, que na prática vai ser toda a história do princípio de Arda.

Por fim, reforço aqui, tem pessoas que "estudaram" e podem falar com muito mais propriedade do que eu sobre o livro.

Eu particularmente não começaria lendo o Silmarillion, por mais que eu goste do livro, seria minha última leitura, pois Senhor dos Anéis, O Hobbit e os contos são muito mais divertidos. O Silmarillion coroa tudo isso para fechar com chave de ouro, na minha opinião.

Eu particularmente não começaria lendo o Silmarillion, por mais que eu goste do livro, seria minha última leitura, pois Senhor dos Anéis, O Hobbit e os contos são muito mais divertidos. O Silmarillion coroa tudo isso para fechar com chave de ouro, na minha opinião.

Eu lendo o livro sinto que ele não deveria ser publicado, não é um livro para um leitor, mas sim, para os fãs das obras que você comentou. Devia ter um anúncio enorme explicando sobre isso, pois os desavisados como eu, ou uma pessoa normal, podem levar-se ao engano — acredito que muitos que não leem livros, buscaram ler pelos filmes, séria um pessímo contato.

Mas irei até o final, irei ler um capítulo por domingo. Esse livro é tão pesado, diferente dos bons que você não para de ler para ver o que vai acontecer, o desenrolar da coisa.

O começo foi confuso pelos nomes, ele levantando a "mão direita" e a "esquerda"... esse capítulo não envolve o leitor, não gostei.

Espero que os seguintes sejam melhorzinhos, o filho do Talkien, com todo respeito, mas não faltando com a verdade, fez um trabalho de merda.

Paga-se um escritor bom e desses os manuscritos, acho que faria algo muito melhor, ao invés de querer manter esses rascunhos "intáctos".

Espero que tenha entedido o que quero dizer, mesmo que lança-se uma edição crua, direcionado para os fãs mais dedicados da obra de Talkien.

Rapaz, vou te contar que eu desisti de ler a carta, porque eu realmente achei muito difícil a maneira com que o professor escrevia pros seus editores. Misericórdia.

Minha esperança é que, depois de ler o livro, eu consiga extrair mais daquela carta.

Mas o livro é de uma natureza diferente, Pentogu; é como se fosse um relato bem resumido de eventos que tomaram às vezes centenas de anos, então a narrativa não é como a do Tolkien em Senhor dos Anéis, por exemplo.

Alinha sua expectativa, senão vai ter um certo problema. Mas é legal mesmo assim ver de onde tudo veio.

Isso mesmo, eu acho o livro ótimo, mas com essas ressalvas. Para quem tá começando com Tolkien acho um pouco indigesto, mas não por ser ruim!!

Sim, é interessante. As dúvidas que eu tive e que foram sanadas por você e o primeiro colega que respondeu, foram muito boas, deram um gás em mim.

Rapaz, pro primeiro contato com o Tolkien eu acharia melhor O Hobbit ou O Senhor dos Anéis. Aí você já tem uma experiência maior com a mitologia pra aguentar O Silmarillion.

@Béla van Tesma , mas pra quem busca as obras mais pelo fator fantástico do que por estilo, fica mais pesado, eu acho.
Pode ser. Mas o barato do Silma é justamente que ele tem uma pegada mais bíblica do que épica. Eu curto assim. E não tem aquele defeito tão comentado por alguns em outras obras do Tolkien: parágrafos e mais parágrafos descrevendo a grama e o escambau. :lol:

Pode ser. Mas o barato do Silma é justamente que ele tem uma pegada mais bíblica do que épica.

Olha, eu já li um pouco da bíblia, e ela é muito mais bem escrita do que o Silmarillion.

Eu curto assim. E não tem aquele defeito tão comentado por alguns em outras obras do Tolkien: parágrafos e mais parágrafos descrevendo a grama e o escambau. :lol:

Eu etendo esse seu comentário, não especificamente sobre as obras de Talkien que ainda não li, mas no geral.

Mas esse estilo de escritor é só para jogar de nível alto, você deve estar ainda na base :p

Eu lendo o livro sinto que ele não deveria ser publicado, não é um livro para um leitor, mas sim, para os fãs das obras que você comentou. Devia ter um anúncio enorme explicando sobre isso, pois os desavisados como eu, ou uma pessoa normal, podem levar-se ao engano — acredito que muitos que não leem livros, buscaram ler pelos filmes, séria um pessímo contato.
Espero que os seguintes sejam melhorzinhos, o filho do Talkien, com todo respeito, mas não faltando com a verdade, fez um trabalho de merda.
Olha, eu já li um pouco da bíblia, e ela é muito mais bem escrita do que o Silmarillion.

Então, aí eu vou dar conselhos não solicitados, que, portanto, podem ser ignorados.

O filme do Senhor dos Anéis é baseado no livro do Senhor dos Anéis. Se alguém chega no Silmarillion através do Senhor dos Anéis é porque pesquisou um pouco. Mas se começou a ler o Silmarillion sem saber do que se trata, é porque provavelmente não pesquisou o suficiente.

Apesar que as vezes acontece de a gente esperar uma coisa e receber outra. Sabendo disso, você não precisa ler algo que não está gostando. Aproveite bem o seu tempo! Ele não volta. Caso tenha comprado, é pior desperdiçar tempo do que dinheiro, e leia as outras obras, pode ser que você volte no Silmarillion depois e acabe gostando.

Na minha opinião - o que talvez não queira dizer nada - você está criticando demais um livro que não leu.

Primeiro, um livro pode ser bom e você não gostar mesmo assim, ou seja, não é porque você não gostou que é ruim. Depois, a gente nem sempre precisar criticar algo ou ter uma opinião, ou ficar com esse opinião para sempre.

Eu achei muito forte também ter falado que o Christopher fez um trabalho ruim. Ele foi lá e leu vários baús de textos prontos e não prontos que o pai deixou. Organizou tudo isso de uma forma coerente e ao mesmo tempo respeitou muito a obra do pai deixando o mais próximo do original. Por mais motivos que as pessoas tenham de criticá-lo negativamente, acho que o trabalho dele não deveria ser julgado tão pesadamente, pelo menos não por quem não terminou de ler o livro.

Aí acho que deu uma pesada no clima por criticar o livro - talvez - mais importante do Tolkien num fórum de pessoas que o admiram rsrs. Mas é só minha opinião.

Escrevo isso com a melhor das intenções e espero que seja uma crítica construtiva.

Sim, sou noob em literatura. Recém-alfabetizado.

Então, aí eu vou dar conselhos não solicitados, que, portanto, podem ser ignorados.

O filme do Senhor dos Anéis é baseado no livro do Senhor dos Anéis. Se alguém chega no Silmarillion através do Senhor dos Anéis é porque pesquisou um pouco. Mas se começou a ler o Silmarillion sem saber do que se trata, é porque provavelmente não pesquisou o suficiente.

Apesar que as vezes acontece de a gente esperar uma coisa e receber outra. Sabendo disso, você não precisa ler algo que não está gostando. Aproveite bem o seu tempo! Ele não volta. Caso tenha comprado, é pior desperdiçar tempo do que dinheiro, e leia as outras obras, pode ser que você volte no Silmarillion depois e acabe gostando.

Na minha opinião - o que talvez não queira dizer nada - você está criticando demais um livro que não leu.

Primeiro, um livro pode ser bom e você não gostar mesmo assim, ou seja, não é porque você não gostou que é ruim. Depois, a gente nem sempre precisar criticar algo ou ter uma opinião, ou ficar com esse opinião para sempre.

Eu achei muito forte também ter falado que o Christopher fez um trabalho ruim. Ele foi lá e leu vários baús de textos prontos e não prontos que o pai deixou. Organizou tudo isso de uma forma coerente e ao mesmo tempo respeitou muito a obra do pai deixando o mais próximo do original. Por mais motivos que as pessoas tenham de criticá-lo negativamente, acho que o trabalho dele não deveria ser julgado tão pesadamente, pelo menos não por quem não terminou de ler o livro.

Aí acho que deu uma pesada no clima por criticar o livro - talvez - mais importante do Tolkien num fórum de pessoas que o admiram rsrs. Mas é só minha opinião.

Escrevo isso com a melhor das intenções e espero que seja uma crítica construtiva.

Irei dormir feliz com essa sua mensagem, realmente, me fez refletir. Eu não me sinto arrependido de dar uma opinião precipitada que o filho do Talkien fez um trabalho de merda, talvez eu mude de opinião, e caso eu mude, irei relatar aqui.

Só porque gostamos de alguém, não quer dizer que não podemos críticar esse alguém. Eu mesmo não ligo para a pessoa, só liga para obra, do contrário, deixaria de assistir e ler tanta coisa que eu gosto, pois o criador era um filho da puta.

Eu depois dessa mensagem, pensei em parar e ir para o senhor dos anéis, mas sabe, irei ir até o fim, nada me impede. Também, não estou lendo tanto esses últimos dias, e tirar uma parte do meu domingo para ler esse livro, não irá me matar, vai que eu queima minha língua — apesar desse capítulo ser uma bosta.

Esse négocio de filho viver dos ouros do pai é uma merda! Ainda acho que ele deveria ter contrato um escritor, mesmo que fosse fantasma, e ganhasse todo os créditos.

O mundo é uma merda, ninguém liga para o esforço, para o trabalho, o tempo dedicado, mas sim o resultado, isso que vale no final, isso que fica!

Mas irei levar comigo seu comentário da maneira que você criou: gentil e amigável.

Mas a escrita do Silmarillion é do Tolkien mesmo, se não tá gostando, não adianta por a culpa no Christopher não. O material que ele usou pra compilar o Silmarillion tá praticamente todo publicado, e é como tá no livro mesmo, basicamente.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.764,79
Termina em:
Back