Antivírus hoje em dia é piada. O ComboFix é uma ótima pedida e eu sugiro que você siga essa sugestão.
Contudo, na minha experiência, duas coisas podem ser as maiores responsáveis da lentidão:
1.
Excesso de processos e serviços obrigatórios — só o fato de instalar o iTunes te força goela abaixo ter de rodar o Bonjour e o Apple Mobile Device Service. É assim com vários programas que, com o tempo, vão se tornando obrigatórios. O fato de que eles ficam checando por coisas novas constantemente (seja atualizações, ou se o teu iPhone está conectado por USB) te dá uma queda de performance da qual não dá para escapar de forma segura, exceto por eliminar coisas do teu computador. Eu sugiro desinstalar o máximo possível de programas, mesmo aqueles que tu só usa uma vez a cada 6 meses, porque eles podem ter instalado serviços no Windows para fazer coisas automaticamente sem que tu veja, mas que consomem teus recursos.
2.
Queda de performance do HDD — HDDs são que nem CDs ou discos de vinil: você só tem uma chance a cada tantos milissegundos para ler o que está escrito em uma parte dele. Quanto mais para a parte interna do disco a informação estiver, mais rápido ela vai ser acessada. Desfragmentar o disco força o Windows a organizar as informações de uma maneira mais lógica e mais inteligente dentro do HDD. Além disso, HDDs são tão sensíveis, devido à densidade de informações em um disco tão pequeno, que
você pode causar distúrbios nas operações de leitura/escrita apenas por gritar perto deles. Tente usar o laptop sobre uma superfície plana, com o mínimo de vibração, porque isso faz a “agulha” de leitura errar menos vezes. Se o computador estiver quente e a ventoinha do
cooler ligar, essa ventoinha também gera vibração, o que é ruim. Por fim, setores defeituosos no HDD podem reduzir a velocidade de leitura: tente o programa Spinrite, e passe uma varredura de nível 2 no teu computador, para varrer o teu HDD e encontrar setores defeituosos.