Ana Lovejoy
Administrador
Momento "livro do ódio", especial literatura.
Odeio ver que a Amazon, assim como o Submarino e a Saraiva, tem sempre os mesmos livros babacas em oferta.
E são sempre ofertas de até 50% (ou 70%) que nem são tãããão ofertas assim pois vêm no "estilo Saraiva de ser".,
Por "estilo Saraiva" entenda a loja que tema cara de pauo hábito feio de colocar um livro do gênero Chick-Lit com preço normal de R$ 60,00 pra dizer que 30,00 é "desconto de 50%".
Vão se catar, livrarias.
tem que ver que muito preço praticado por livraria é o preço sugerido pela editora. exemplo:
no site da record a menina sem qualidades tem como preço sugerido 65 reais. se você busca pelo livro no buscapé, os preços variam de 45,50 até 65, que é justamente o preço sugerido.
garota exemplar no site da intrínseca tem como preço sugerido 39,90 e no buscapé os valores vão de 23 até 39,90.
toda poesia no site da companhia tem como preço sugerido 46,00 (o loco, que abuso, quem vê pensa que é padrão cosac naify), no buscapé o preço varia de 28,07 até 46.
então em teoria as lojas não jogam o valor lá pro alto - elas só cobram o valor que a editora mesmo sugere. e tem editora que tem a cara de pau de cobrar 60 por chick-lit, até porque não é o gênero que define o preço do livro, mas outros fatores como o material usado ou a tiragem. pode procurar, será bem raro encontrar loja cobrando mais do que o valor sugerido pela editora (e se cobrar, esse "a mais" não passará da casa dos 5 reais). eu não sei como lojas conseguem dar tanto desconto sem ter prejuízo, mas acabamos ficando com uma noção um pouco distorcida do preço dos livros (pelo menos em relação ao que as editoras veem como ideal) por causa do monte de promoção do submarino.
a sacanagem, na minha opinião, é quando a loja já costuma vender o livro por um valor mais baixo e aí na promoção aumenta o valor do livro. acho que comentei aqui no tópico, tem o exemplo do coisas frágeis do gaiman que o submarino já vendeu por 9,90 e aí numa dessas promoções de desconto progressivo começou a cobrar 16 reais pelo livro (acabou a promoção, livro tá agora 10 e uns quebrados).