Os principais elementos que entram na composição do cálculo do preço de capa são:
1) Custos fixos, os que não dependem da tiragem, são todos os custos de pré-impressão (digitação, revisão, diagramação, uso de imagens, fotolito, provas). Nestes custos também são computados os custos administrativos da editora que gerencia o projeto. Custos variáveis são os que dependem da tiragem, como papel, impressão, acabamento. Tanto os custos fixos quanto os variáveis não aparecem em forma de percentual, mas de moeda corrente. Todos os demais itens que compõem o cálculo são expressos em percentuais relativos ao preço final fixado. [Com certeza, alguns desses itens poderiam ser desmembrados e melhor estudados por profissionais da área financeira (como os custos administrativos que devem ser computados)].
2) Direitos autorais são regulados por um contrato entre editora e autor, são fixados em percentual e giram em média entre 8% e 10% (dependendo do cacife do autor).
3) Estoque e embalagem é um item que, numa editora, precisaria ser bem analisado, estudando-se o tempo que se imagina manter em estoque até toda venda ser efetuada, a influência do frete etc. etc. Como referência, o peso desse item na composição do preço de capa gira na média de 2%.
4) Divulgação é um valor destinado a gastos com promoção do livro, seja através de eventos, mala-direta, cartazes, exemplares enviados gratuitamente. Gira entre 2% e 5%.
5) Cenário de venda representa o quanto de desconto será concedido a um distribuidor ou a um cliente que compre diretamente. As empresas de distribuição e as grandes redes livreiras negociam com a editora um desconto de 50%. Para um cliente particular, as editoras não costumam oferecer mais do que 30%. É preciso imaginar como vão se comportar as vendas para estabelecer esse cenário de vendas. Se o cenário for metade das vendas via distribuidor e metade via venda direta, o percentual do cenário de venda representará 40%; se for 1/3 via distribuidor e 2/3 via venda direta, vai girar em torno de 32,5%. Esse cenário precisa ser bem estudado caso a venda do livro aconteça basicamente por e-commerce e impressão sob demanda, que é uma alternativa que vem crescendo muito nesses últimos anos.
6) Margem de lucro é a estabelecida pela editora e gira, em média, em torno de 20%
Com isso, a gente teria uma fórmula que poderia ser definida como:
[C]Custos (fixos e variáveis) + [DA] Direitos Autorais + [E] Estoque e embalagem + [D] Divulgação + [V] Cenário de Venda (distribuidor e venda direta) + [L] Margem de Lucro = 100%
ou
C + DA + E + Dv + V + L = 100%
Vamos aplicar, a título de exemplo, os valores percentuais de cada um dos itens que não são expressos em moeda corrente:
DA=8%, E=2%, Dv=5%, V=40%, L=20%
Então
C + 8 + 2 + 5 + 40 + 20 = 100 => C + 75 = 100 => C = 100 – 75 => C = 25%
ou seja
para um livro cujo custo unitário tivesse sido R$ 10,00, o preço de capa deveria ser estipulado, dentro dessa variação de Direitos Autorais, Margem de Lucro e Cenário de Venda, em R$ 40,00.