• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Promoções, ofertas, descontos... enfim, livros baratos!

não sei se a tabela de preços de editora varia assim com promoções, feanor. uma coisa é o preço do livro nas lojas (e aí tem todo um conjunto de negociação baseado no preço de tabela), outra completamente diferente é o preço do livro para a editora. se eu aumento o preço da tabela para depois fazer parecer que na loja x o valor está mais baixo, eu crio problema para negociar o livro com outras lojas, já que a negociação será com aquele preço mais alto, e provavelmente as outras lojas não aceitarão o preço de tabela mais alto. é meio que um tiro no pé: só para o submarino fingir que deu desconto eu vou complicar negociação com outras 'n' lojas que existem? meu produto vai ficar disponível só na loja da minha editora e no submarino? não sei, me parece estranho.

Mas o preço do site da MF = preço de tabela da empresa?

Eu acho que na hora de negociar com as empresas que revendem são outros quinhentos.

tabela atual da martins fontes, silmarillon 49,80. o que provavelmente rolou foi um reajuste dos 70 e pouco do ano passado para os 50 de agora. é sacanagem o submarino colocar preço anterior ao reajuste se tá vendendo livro com promoção sobre o valor reajustado? pode ser, se o submarino estiver negociando estoque de depois do reajuste. mas vai saber se eles não estão desovando livro de antes do reajuste? aí o preço era esse mesmo. vai depender do esquema de negociação da editora com a loja.

tl,nr: a gente não pode sair dizendo que x tá sacaneando se a gente não faz ideia de como foi a negociação entre loja e editora. :yep:

tabela atual da martins fontes, silmarillon 49,80. o que provavelmente rolou foi um reajuste dos 70 e pouco do ano passado para os 50 de agora. é sacanagem o submarino colocar preço anterior ao reajuste se tá vendendo livro com promoção sobre o valor reajustado? pode ser, se o submarino estiver negociando estoque de depois do reajuste. mas vai saber se eles não estão desovando livro de antes do reajuste? aí o preço era esse mesmo. vai depender do esquema de negociação da editora com a loja.

tl,nr: a gente não pode sair dizendo que x tá sacaneando se a gente não faz ideia de como foi a negociação entre loja e editora. :yep:

Mas aí entra a questão preço sugerido para venda x preço que foi vendido para a empresa. Essa tabela da MF é o preço sugerido para venda, e certamente oscila mais do que o preço que ela vende para o submarino, por exemplo. O preço que o submarino paga por unidade do produto não deve ter sofrido grandes alterações ao longo dos últimos meses. E com certeza foi um preço de custo que permite que eles sigam a oscilação do preço sugerido pela MF (até pq eles estão vendendo BEM abaixo desse preço). Mas aí também pode ter rolado um atraso na informação de alteração do preço de revenda. Aí teria que saber há quanto tempo ocorreu a alteração pra saber se esse atraso é justificável ou não.

O Submarino também tá negociando boa parte do catálogo da Companhia sem o reajuste deste ano (ou seja, mais barato que o preço atual de tabela). Então pode ser a questão do estoque, como a Anica falou. Ou pode ser só lerdeza.

Mas aí entra a questão preço sugerido para venda x preço que foi vendido para a empresa. Essa tabela da MF é o preço sugerido para venda, e certamente oscila mais do que o preço que ela vende para o submarino, por exemplo. O preço que o submarino paga por unidade do produto não deve ter sofrido grandes alterações ao longo dos últimos meses. E com certeza foi um preço de custo que permite que eles sigam a oscilação do preço sugerido pela MF (até pq eles estão vendendo BEM abaixo desse preço). Mas aí também pode ter rolado um atraso na informação de alteração do preço de revenda. Aí teria que saber há quanto tempo ocorreu a alteração pra saber se esse atraso é justificável ou não.

não, fea, a tabela não pode oscilar muito porque o custo para fazer o livro (e consequentemente o lucro da editora) são calculados a partir dela. é o tal do "preço de capa", que no caso é o preço máximo que pode ser cobrado pelo livro. editoras e lojas podem entrar em acordo e com isso conseguir uma redução no preço repassado para o cliente (normalmente tem a ver com o número de exemplares), mas a editora não pode ficar mudando aleatoriamente os valores da tabela porque há todo um cálculo por trás disso, ainda mais por causa de uma única loja, porque não é só a fase final (loja = comprador) que está contida no cálculo. aqui, uma explicação do que é esse preço de capa (repare no item 5):

Os principais elementos que entram na composição do cálculo do preço de capa são:

1) Custos fixos, os que não dependem da tiragem, são todos os custos de pré-impressão (digitação, revisão, diagramação, uso de imagens, fotolito, provas). Nestes custos também são computados os custos administrativos da editora que gerencia o projeto. Custos variáveis são os que dependem da tiragem, como papel, impressão, acabamento. Tanto os custos fixos quanto os variáveis não aparecem em forma de percentual, mas de moeda corrente. Todos os demais itens que compõem o cálculo são expressos em percentuais relativos ao preço final fixado. [Com certeza, alguns desses itens poderiam ser desmembrados e melhor estudados por profissionais da área financeira (como os custos administrativos que devem ser computados)].

2) Direitos autorais são regulados por um contrato entre editora e autor, são fixados em percentual e giram em média entre 8% e 10% (dependendo do cacife do autor).

3) Estoque e embalagem é um item que, numa editora, precisaria ser bem analisado, estudando-se o tempo que se imagina manter em estoque até toda venda ser efetuada, a influência do frete etc. etc. Como referência, o peso desse item na composição do preço de capa gira na média de 2%.

4) Divulgação é um valor destinado a gastos com promoção do livro, seja através de eventos, mala-direta, cartazes, exemplares enviados gratuitamente. Gira entre 2% e 5%.

5) Cenário de venda representa o quanto de desconto será concedido a um distribuidor ou a um cliente que compre diretamente. As empresas de distribuição e as grandes redes livreiras negociam com a editora um desconto de 50%. Para um cliente particular, as editoras não costumam oferecer mais do que 30%. É preciso imaginar como vão se comportar as vendas para estabelecer esse cenário de vendas. Se o cenário for metade das vendas via distribuidor e metade via venda direta, o percentual do cenário de venda representará 40%; se for 1/3 via distribuidor e 2/3 via venda direta, vai girar em torno de 32,5%. Esse cenário precisa ser bem estudado caso a venda do livro aconteça basicamente por e-commerce e impressão sob demanda, que é uma alternativa que vem crescendo muito nesses últimos anos.

6) Margem de lucro é a estabelecida pela editora e gira, em média, em torno de 20%

Com isso, a gente teria uma fórmula que poderia ser definida como:

[C]Custos (fixos e variáveis) + [DA] Direitos Autorais + [E] Estoque e embalagem + [D] Divulgação + [V] Cenário de Venda (distribuidor e venda direta) + [L] Margem de Lucro = 100%

ou

C + DA + E + Dv + V + L = 100%

Vamos aplicar, a título de exemplo, os valores percentuais de cada um dos itens que não são expressos em moeda corrente:

DA=8%, E=2%, Dv=5%, V=40%, L=20%

Então

C + 8 + 2 + 5 + 40 + 20 = 100 => C + 75 = 100 => C = 100 – 75 => C = 25%

ou seja

para um livro cujo custo unitário tivesse sido R$ 10,00, o preço de capa deveria ser estipulado, dentro dessa variação de Direitos Autorais, Margem de Lucro e Cenário de Venda, em R$ 40,00.

o que acontece é que às vezes o custo fixo diminui e aí há a oportunidade para um reajuste, que deve ter acontecido agora no começo do ano com alguns livros da mf. aliás, como bem lembrado pelo @Jacques Austerlitz a companhia recentemente também andou reajustando preços - e olha, foram aí uns 3 anos até o prometido reajuste acontecer.

o que quero dizer com tudo isso é que PODE (assim, bem grandão, porque estamos só especulando) ter acontecido de os livros que estão no estoque do submarino no momento ainda serem de negociação com a editora do ano passado (anterior ao reajuste), e aí o preço de 70 reais como preço "original". PODE ser cara de pau também, para parecer que o desconto é maior do que realmente é, mas de qualquer forma, 19,90 para um livro cujo preço de capa é 49,90 tem ainda assim um bom desconto, então acho que eles não precisariam fazer esse tipo de manobra.

não, fea, a tabela não pode oscilar muito porque o custo para fazer o livro (e consequentemente o lucro da editora) são calculados a partir dela. é o tal do "preço de capa", que no caso é o preço máximo que pode ser cobrado pelo livro.

Você não quis dizer que o custo é que influencia o preço de capa, ao invés do contrário? Inclusive é o que tá no link que vc postou.

Em suma, o que eu quis dizer é que o preço de mercado costuma variar mais (em função de lógicas de oferta e demanda) do que a estrutura de custos (por exemplo, acho improvável que a MF tenha reduzido os custos de produção do Silma em cerca de um terço - razão aproximadamente equivalente à redução do preço de 72,50 para 49,80)

Você não quis dizer que o custo é que influencia o preço de capa, ao invés do contrário? Inclusive é o que tá no link que vc postou.

Em suma, o que eu quis dizer é que o preço de mercado costuma variar mais (em função de lógicas de oferta e demanda) do que a estrutura de custos (por exemplo, acho improvável que a MF tenha reduzido os custos de produção do Silma em cerca de um terço - razão aproximadamente equivalente à redução do preço de 72,50 para 49,80)

vários livros da companhia também saíram da casa dos 70, 80 reais para 50, 40 reais. provavelmente houve alguma diminuição em custos (provavelmente gráfica, que é algo que influencia bastante o preço) e daí a mudança grande em duas editoras diferentes. o fato é que, o que sabemos é isso: o preço de capa caiu de 2013 para 2014. o que está em discussão aqui não é isso - mas o fato de o submarino usar o preço de tabela do ano passado para anunciar o preço, se há má fé ou não do submarino nisso.

vários livros da companhia também saíram da casa dos 70, 80 reais para 50, 40 reais. provavelmente houve alguma diminuição em custos (provavelmente gráfica, que é algo que influencia bastante o preço) e daí a mudança grande em duas editoras diferentes. o fato é que, o que sabemos é isso: o preço de capa caiu de 2013 para 2014. o que está em discussão aqui não é isso - mas o fato de o submarino usar o preço de tabela do ano passado para anunciar o preço, se há má fé ou não do submarino nisso.

Eu nem entro no mérito de má fé: a empresa tem o direito de cobrar o que quiser pelo livro. Ninguém é obrigado a comprar, e todo mundo é livre para pesquisar os preços em outros sites.

Só acho que o Submarino teria condições de já ter reduzido esse preço - salvo por motivo de lerdeza em acompanhar o reajuste - uma vez que ele não afeta os lucros da empresa (o que se verifica pelo mero fato de venderem produto ao preço de 19,90). Daí eu ter considerado que se tratava de mera questão mercadológica (novamente, a não ser que eles foram lerdos).

Enfim, né? =P

Só lembrando que a Companhia revisou os preços pra baixo no ano passado, mas esse ano já fez alguns reajustes pra cima. O arco-íris da gravidade, por exemplo, passou de R$ 102,00 pra R$ 72,00 ano passado, e este ano subiu pra R$ 77,00. Acho que a queda ano passado foi pra chegar a um preço de mercado mais adequado, e seria "carregada" pelos novos selos mais populares e também pelo maior volume de vendas online (menos custos). E esse ano eles perceberam que baixaram demais.

Só me interessou o "2001"... Mas 11,88 reais de frete é dose. :/

Ainda sai mai barato comprar no Sebo Fina Estampa, por 40 reais e frete grátis.
Livro novo lacrado.

Só me interessou o "2001"... Mas 11,88 reais de frete é dose. :/

Ainda sai mai barato comprar no Sebo Fina Estampa, por 40 reais e frete grátis.
Livro novo lacrado.

Pra mim é bom porque trabalho a cinco minutos da livraria, mas sim, o frete é uma m**** mesmo.

BTW, alguém me recomenda a edição especial do "Laranja Mecânica"? A que eu tenho é a mais simples.

Olha, recomendar até recomendo. Mas a que preço?
rsrsrs

E agora meu pai fechou a loja dele e entregou o ponto.
Vou ter que arranjar outro endereço para entrega de livros :(

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back