Mas não deixa de ser verdade. José Serra era muito mais político que Aécio, que tem em seu histórico uma carreira (lol) bem mais fraca do que o paulista. Aécio é só um falastrão de sobrenome forte. Isso até quem votou nele sabe.
Nesse sentido a Dilma também não tinha uma carreira pra lá de bagdá quando foi eleita em 2010.
Eu votei na Dilma e acho que votaria de novo mesmo tendo me decepcionado com muitas das promessas feitas e que hoje estão sendo feitas ao contrário.
Não posso falar de coisas fora do meu conhecimento, então fico retido apenas à área de pesquisa e ciências.
O corte de verba em 8 meses que a pesquisa teve foi uma vergonha. Mas o que mais me desagrada é a prática (não exclusiva do PT) de mascarar dados ao continuarem lançando editais de projetos pra poderem depois postar que o investimento na área continua em vento e popa com não-sei-quantos editais já lançados para concorrência equivalendo a sei-lá-quantos milhões de dinheiro.
Só não contam que aparentemente o carinha que escreve editais parece não conversar com o carinha que libera a grana pra quem ganhou os editais. O meu grupo e o de quase todo mundo estão com 2, 3, 4, 5 editais teoricamente ganhos, com grana supostamente tendo que ter entrado há meses, mas só 1 centavo pingado aqui e ali entrou pra pesquisa. Deve ser um escritório esquizofrênico em que o carinha que escreve editais trabalha freneticamente "Editais! Editais! EDITAIIIIISSS!!" enquanto que o carinha da grana dorme no sofá.
E recentemente a CAPES anuncia que 75% do investimento que ela teria pra fazer no ano será renegociado. O que no caso prejudicaria mais os alunos que se utilizam das bolsas.
Mas por que continuaria votando no PT em vez do PSDB?
Por que mesmo que esteja horroroso hoje em dia a situação, era pior ainda na época FHC em que literalmente nenhum centavo pingado entrava em pesquisa. Pois teoricamente para a ideologia dele, a pesquisa tem que ser oriunda necessariamente de investimentos privados como é nos estados unidos. Só esquecem de falar que isso funciona nos EUA e EUA apenas. Nos demais países só casos isolados de grandes empresas locais investindo em pesquisa específica para a sua área de atuação. No caso do Brasil até tem bastante investimento privado em pesquisa. Pra áreas tipo farmacêutica, agropecuária, etc.
A privatização da telecomunicação melhorou os serviços? Claro. MUITO! Mas também matou toda uma área de pesquisa em telecomunicações que existia com a Telebrás. Afinal, empresa nenhuma espanhola, italiana, etc, vai querer investir em pesquisa no Brasil, ainda mais em conhecimentos que na verdade eles já dominam. Eles dominam, mas o Brasil não, vive como um dependente tecnológico. Todo um parque gigantesco de pesquisa da Telebrás morreu nos anos 90, uma tragédia.
Mas é questão de prioridades. Vendemos nossa soberania pelos serviços mais bem feitos. E depois reclamamos que nossas comunicações são tão facilmente espionadas mundo afora.
Mas também dizer que não tem nada e que a "crise" é uma invenção como leio no facebook. Aí também não, né?
Pelo menos pra quem trabalha na área de ciências no Brasil, a coisa tá BEM preta.
Enfim.
Por isso acho que não iria nessas passeatas.
Acho que apanharia do povo delas independente de qual eu fosse.