Armitage, eu nunca falei que Ptolus é original, muito pelo contrário. Eu sempre apontei as inspirações. E eu acho engraçado tu pegar tanto no pé da falta de originalidade do Ptolus enquanto tá todo apaixonado pelo Unknown Armies...
* ninguém alfineta meu bebê assim e sai impune!*
Sky, meu chapa, que péssima escolha para alfinetar - um jogo tão original como Unknown Armies! (da próxima vez alfinete GURPS rs).
Você já tinha visto algum RPG explorar o lado psicológico do personagem? (não só sua Sanidade, como em Cthulhu e Kult ). Basta olhar para planilha de personagem de UA que você vai ver "atributos" nunca vistos em outro jogo - Obsessão, Fear Stimulus, Rage Stimulus, Noble Stimulus, Virtue, Flaw, fora os eixos de sanidade (Violence, Selfelssness, Unnatural, Ego, etc. ). Todas caraterísticas psicológicas, que interagem entre si e com o jogador.
Isso sem contar que o cenario encaixa como uma luva nesse sistema - notoriamente conhecido como a fusão perfeita sistema-cenário.
Ah, ia me esquecendo que os personagens não começam sabendo quase nada do oculto e nem forma alguma de interagir com este, e só depois de irem se aprofundando é que vão descobrindo como fazer coisas sobrenaturais de formas especificamente ligadas à natureza do personagem (seu atributo Obsessão ), ou seja: Você já tinha visto algum jogo de magia/ocultismo em que os jogadores não começam sabendo fazer magia? e nem que tipo de mago/ocultista serão? De acordo com a natureza, a personalidade do personagem, isso dita quais serão suas formas de interagir com o oculto - por exemplo, um alcoólatra irá descobrir que, quando fica bêbado consegue mexer com a realidade e com o teor das bebidas à sua volta; Um tarado/ninfomaniaco vai descobrir que, quando fica com tesão, consegue brincar com a libido das pessoas ao redor; alguem mentiroso e cínico irá descobrir que consegue "vestir uma máscara" tão bem que engana mais fácil as pessoas; etc.)
Unknown Armies foi lançado em 2002. Possui fortes influencias de várias fontes (Illuminattus Trilogy!, Call of Cthulhu RPG , Mage, etc. ) mas ainda assim criou algo novo e inédito até então. Um jogo sobre decisões e consequências. Um jogo no qual o preço por poder incessante é a transformação do personagem em algo bizarro, sociopático, inumano. É conhecido como "Cthulhu de Quentin Tarantino". Quem aí disse que não sai mais nada de original hoje em dia heim?
* pronto meu bebê, papai Armitage já botou o monstro mau pra correr *