• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a sua Mitologia favorita?

• Criador do tópico Criador do tópico Quisito
  • Data de Criação Data de Criação

Qual a sua Mitologia Favorita?

• Total de votantes
    1.473
A que dogmas tu se refere Silenius? :eh:

Cara, lendo esse meu post agora eu vi que me expressei mal. O que quis dizer foi o seguinte:

A Mitologia Nórdica, até onde eu sei (e por favor, alguém me corriga se eu disser alguma bobagem), não dá um ponto em muitos dos deus contos acerca dela mesma. Nas partes a respeito do Ragnarök e de seus precedentes imediatos, por exemplo, existem muitos pontos bastante pertinentes que ficam simplesmente inexplicados, ficando a cargo do leitor (entusiasta, estudioso, etc).

Na Mitologia Grega eu acho isso muito mais dogmático (daí que veio meu termo), as explicações são mais claras e concisas. Deve ser por isso que não atrai meu interesse.

É isso. :yep:

Das ocidentais minha favorita é a Celta, já das orientais é a Chinesa.

eu acho muito difícil escolher uma mitologia apenas, eu gosto muito de todas elas, se pudesse votar em duas pelo menos eu votaria também na mitologia celta.:yep:
Mas pela mitologia nórdica eu tenho uma paixão especial, conheci por conta, e me lembrou muitos livros que eu lia desde pequena, gosto muito das histórias européias, como os irmãos grimm, e outros escritores que eu conheci quando pequena, acho que é por isso que gosto tanto da nórdica e da celta.:grinlove::grinlove::grinlove:
O engraçado é que eu nunca vivi na europa, e sim no brasil, e quase não conheço nada da mitologia brasileira.:think:

A Mitologia Nórdica, até onde eu sei (e por favor, alguém me corriga se eu disser alguma bobagem), não dá um ponto em muitos dos deus contos acerca dela mesma. Nas partes a respeito do Ragnarök e de seus precedentes imediatos, por exemplo, existem muitos pontos bastante pertinentes que ficam simplesmente inexplicados, ficando a cargo do leitor (entusiasta, estudioso, etc).

Na Mitologia Grega eu acho isso muito mais dogmático (daí que veio meu termo), as explicações são mais claras e concisas. Deve ser por isso que não atrai meu interesse.

Quer dizer que a mitologia germânica te atrai mais pela descontinuidade do Ragnarok? Porque, essa é a única diferença em termos de "conclusão mitológica" entre as duas. Assim como os mitos gregos, os nórdicos também tem início, meio e fim.

Não acho que as explicações mitológicas gregas sejam claras. Até mesmo no papel (supostamente dogmatizante) há essa característica. Basta ver as obras de Homero e Hesíodo por exemplo, que se contradizem com freqüência.

Das ocidentais minha favorita é a Celta, já das orientais é a Chinesa.

Legal, mais um apreciador de mitologia chinesa, hein?! Qual é seu personagem mitológico favorito? E quanto a literatura chinesa, te agrada? Eu gosto muito do Romance dos Três Reinos... Guan-Yu, Lu-Bu, Cao-Cao, e claro, Liu-Bei...
Na mitologia, eu acho legais vários personagens, como Shen-Nong, e Huang-Di... E as curiosas lendas a respeito de Qin-Shi-Huang, e de Fu-Xi, (Fuji, em japonês), são muito boas... :think:

Legal, mais um apreciador de mitologia chinesa, hein?! Qual é seu personagem mitológico favorito? E quanto a literatura chinesa, te agrada? Eu gosto muito do Romance dos Três Reinos... Guan-Yu, Lu-Bu, Cao-Cao, e claro, Liu-Bei...
Na mitologia, eu acho legais vários personagens, como Shen-Nong, e Huang-Di... E as curiosas lendas a respeito de Qin-Shi-Huang, e de Fu-Xi, (Fuji, em japonês), são muito boas... :think:
Na verdade eu ainda conheço muito pouco, me tornei fã por causa dos filmes, e basicamente o que conheço é o que já vi neles :oops:
Mas eu vou me aprofundar, procurar ler mesmo, pra poder comentar melhor a respeito.

Legal. Eu não conheço muito sobre, mas se você quiser perguntar qualquer coisa, se eu souber, ficarei feliz em compartilhar o que souber a respeito. Abraços.

ai que pergunta difícil... a egipcia é mto chique, mas gosto mto da nórdica e da celta... eu não votei em ninguém pq gosto mto de mtas =0)

Cara, lendo esse meu post agora eu vi que me expressei mal. O que quis dizer foi o seguinte:

É isso. :yep:

A mitologia grega foi escrita muito mais extensamente do que a a Nórdica, é difícil de comparar. Na Grécia houve a criação de escolas de pensamento e do olhar acadêmico muito mais cedo também, o que lhe dá um caráter mais 'adulto' e menos 'viajado' do que no caso dos povos germânicos... de qualquer forma, não acho que a mitologia nórdica torna-se preterida em relação à grega... se querem outra mitologia totalmente 'viajada', procurem pela fino-ugriana...

Na Grécia houve a criação de escolas de pensamento e do olhar acadêmico muito mais cedo também, o que lhe dá um caráter mais 'adulto' e menos 'viajado' do que no caso dos povos germânicos...

Por ser inspiração de tantas obras literárias, filosóficas, psicológicas e o escambau, a mitologia grega escrita realmente adquiriu um conceito menos feérica em relação a outras, mas olhando pelo lado da religiosidade pastoril principalmente, mas também das representações artísticas nem tão famosas (ânforas por exemplo) ou os Mistérios (órficos ou de Elêusis), percebe-se uma conotação tão mágica quanto qualquer outra mitologia.

Mitologia Egípcia sem duvida alguma, não é a toa que eu tenho tatuado nas costas um hieroglifo da chave do rio nilo, conhecido como Ankh, que traz a vida eterna. :lol:

Adoro as histórias, as divindades e a forma como eles respeitavam os mortos.

Legal. Eu não conheço muito sobre, mas se você quiser perguntar qualquer coisa, se eu souber, ficarei feliz em compartilhar o que souber a respeito. Abraços.
Ok, valeu, fico muito grato :joinha:
Deixa só eu ler um pouquinho sobre essa mitologia e aí poderemos conversar mais produtivamente sobre isso, hehe

Pergunta difícil. Eu prefiro a mitologia egpícia. Sou fascinado não só pela mitologia, como também por toda a civilização. Seu modo de vida, arquitetura, avanços nas diversas áreas das ciências. Quanto a mitologia, gosto de todas! As particularidades de cada uma as fazem especiais, e exercem grande fascínio sobre mim, mesmo não tendo lido muito sobre as mitologias nórdica e celta.

Prefiro a mitologia nórdica =] (culpa do Kainof que compra bons livros de mitologia nórdica!)
É uma mitologia muito... como eu diria... mitológica!

Ermehon,
Fã de mitologia nórdica.

Por ser inspiração de tantas obras literárias, filosóficas, psicológicas e o escambau, a mitologia grega escrita realmente adquiriu um conceito menos feérica em relação a outras, mas olhando pelo lado da religiosidade pastoril principalmente, mas também das representações artísticas nem tão famosas (ânforas por exemplo) ou os Mistérios (órficos ou de Elêusis), percebe-se uma conotação tão mágica quanto qualquer outra mitologia.

Exatamente. Mas o certo é que pelo menos nos escritos a mitologia grega é realmente mais aterrisada do que a Nórdica. A Egípcia também tem uma conotação mais mística e menos 'feérica', como você diz. Mas talvez também porque estivesse intrinsecamente infiltrada no sistema social deles.

Todas as mitologias exercem um grande facinio sobre mim
as histórias, lendas, a forma como tudo foi infundido na mente das pessoas
e fora que histórias de Deuses mais parecidos com os homens, com emoçoes humanas...
Mas a mitologia nórdica e celta me deixam mais facinada

Exatamente. Mas o certo é que pelo menos nos escritos a mitologia grega é realmente mais aterrisada do que a Nórdica. A Egípcia também tem uma conotação mais mística e menos 'feérica', como você diz. Mas talvez também porque estivesse intrinsecamente infiltrada no sistema social deles.

É preciso não confundir a "institucionalização" (ufa...) da religião com a crença em si. A partir do ponto em que ela se torna "material", como em representações artísticas e literárias "oficiais", ela realmente se torna mais dogmática e rígida. Entretanto, no imaginário popular, ela permanece tão misteriosa e maleável quanto antes. Correndo o risco de sermos anacrônicos, podemos relacionar os escritos bíblicos com as manifestações de culto hoje.

Prefiro a mitologia nórdica =] (culpa do Kainof que compra bons livros de mitologia nórdica!)

:cool: :mrgreen:

Pela complexibilidade, e vastidão acho a melhor mitologia a Grega, apesar de gostar muito da Nórdica que serviu de inspiração para Tolkien

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back