• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a sua Mitologia favorita?

• Criador do tópico Criador do tópico Quisito
  • Data de Criação Data de Criação

Qual a sua Mitologia Favorita?

• Total de votantes
    1.473
eu gosto da mitologia nórdica, a história do anel dos nibelungos é muito linda!!! os deuses nódicos me fascinam!! acho que se eu fosse uma viking seria a Brünhilde :lol:

Mitologia Greco-Romana. É legal as histórias viajadas que eles fizeram racionalmente.
Mas a nórdica e a Egipcia também são interessantes.

Estou terminando de ler dois livros ótimos que eu recomendo:

Lendas e Mitos dos Celtas
Mitologia Nórdica

Leitura fácil e dinâmica. Para o pessoal que não gosta de ficar com sono com os livros de história.

Ah, sou igual a Mada. A minha praia fica lá na Noruega, junto com Erick o vinking!

Droga...

as chances de encontrar alguem que goste de O Anel do Nibelungos diminui consideravelmente...

Bom se tiver alguma que ame Carmina Burana ja ta de bom tamanho...

Estou terminando de ler dois livros ótimos que eu recomendo:

Lendas e Mitos dos Celtas
Mitologia Nórdica

Esse Lendas e Mitos Celtas seria o Mitos e Lendas Celtas - Irlanda da Angelica Varandas? Eu pergunto pq o nome é facil de ser confundido. Se for, eu achei um ótimo livro, uma tradução bem feita e a maioria dos livros que ela pegou para traduzir, apesar de ser do inglês, são fontes confiáveis e indicadas por vários academicos. Tenho muito do que ela indicou em casa e fiquei feliz de ver uma boa tradução para o Português (mesmo sendo o de Portugal).

AMO mitologia céltica, pra mim é a melhor de longe. No momento estou lendo Ancient Irish Tales - Cross and Slover, e estou extremamente fascinada, cada dia mais e mais.

Esse de mitologia nórdica, quem escreveu? É uma boa tradução? Eu tenho interesse em ler, apesar de não me fascinar muito.

Apesar de adorar muito a grega...a Nordica eh a melhor...

e meu nome eh baseado em um viking =P entao HAIL!

É muito complicado...
Aqui é questão de gosto mesmo!

Afinal, todas as mitologias citadas e as culturas que as vivenciavam foram muito importante para a formação cultural atual.

Nórdica!

Mas a celta também me fascina muito.

Quando ainda não existia nem a Terra nem o mar e nem o ar, quando só existia a escuridão, já estava lá o "Pai"... Ao começar a criação, mesmo no centro do espaço abria-se Ginnunga ou Ginnungagap - terrível abismo sem fundo e sem luz, circundado por uma massa de vapor. Ao norte estava a Terra de Niflhein - o mundo de água e escuridão que se abria ao redor da eterna fonte de Hvergelmir...
Dessa fonte nasciam os 12 rios do Elivagar, as doze correntes que corriam até a borda do seu mundo, antes de encontrar-se com o muro de frio que gelava as suas águas, fazendo-o também cair no abismo central com um estrondo ensurdecedor, as águas escoavam abismo adentro, para muito longe de sua origem, onde em alguns pontos a água congelou, formando assim camadas sobrepostas de gelo que foram pouco a pouco preenchendo o abismo...
Ao sul deste caos estava a doce terra de Muspells ou Muspelsheim - país do fogo, o cálido lar do fogo elementar, cuja custódia estava encomendada ao gigante Surt ou Surtur - gigante do fogo que lá vivia. Este gigante era quem lançava nuvens de centelhas ao brandir a sua espada chamejante, enchendo do seu fogo o céu, mas este fogo quase não conseguia fundir o gelo do abismo e o frio venceria de novo, fazendo com que se elevasse uma coluna de vapor que também não podia fugir do abismo, dado que, ao encontrar-se com o mundo do gelo, condensavam-se as grandes colunas de umidade, enchendo de nuvens o espaço central...
Deste lugar surgiu o Gigante Ymir, a personificação do oceano gelado, e nasceu com fome voraz, que só pode saciar com outra criatura nascida ao mesmo tempo que ele... A mistura continuou e dos pedaços de gelo nasceu a gigante Vaca Audumla (símbolo da fecundidade), de cujas tetas brotavam quatro rios de leite...
Audumla, procurando avidamente o seu alimento, lambeu um bloco de gelo e fundiu-o com a sua língua, fez aparecer o bom deus Buri enterrado muito tempo antes nos gelos perpétuos (em outra versão nasceu do leite que caiu das tetas da vaca)...
Mas enquanto Ymir adormecido placidamente, pariu sem reparar, com o suor de sua axila, Thrudgelmir, o gigante das seis cabeças, e este fez depois nascer o seu companheiro Bergelmir, e dos dois saiu a estirpe de todos os gigantes malvados do gelo...

(Versão Germânica)

Eu pensei por um bom tempo, porque sempre gostei muito de todas.
Mas a romana é uma cópia da grega ou vice versa. E a grega foi influênciada pela mitologia celta, quando os romanos atacaram as suas regiões.
Acabou que o voto foi para a mitologia egípcia.

Eu pensei por um bom tempo, porque sempre gostei muito de todas.
Mas a romana é uma cópia da grega ou vice versa. E a grega foi influênciada pela mitologia celta, quando os romanos atacaram as suas regiões.
Acabou que o voto foi para a mitologia egípcia.

Como assim a grega foi influênciada pela mitologia Celta?:think: Essa eu na saquei gata.

'Os celtas da Europa continental não deixaram registo escrito, mas conhecemos seus deuses através dos conquistadores romanos, que estabeleceram elos entre muitas dessas divindades e seus próprios deuses. Por exemplo, o deus do trovão Taranis era o equivalente do Júpiter romano, e várias outras divindades locais eram equiparadas a Marte, Mercúrio e Apolo. Os povos do País de Gales e da Irlanda também deixaram uma mitologia muito rica e muitas de suas lendas foram escritas durante a Idade Média.' :D

Epa! Escalrecimentos.
A mitologia romana se apropriou de muitos aspectos da mitologia grega, mas não é exatamente uma cópia. Diversas divindades, lendas e heróis são exclusivamente romanos, como Jano, Flora, Rômulo e por aí vai. Os próprios nomes dos principais deuses romanos são originais e representavam divindades pré-helênicas (antes da conquista da Grécia por Roma), que só depois sofreram alterações se assemelhando aos principais deuses gregos.

E de onde tu tirou essa de que a mitologia celta influenciou a grega? São povos totalmente diferentes, com cultos diferentes. Por volta do século III a.C. os celtas invadiram o território grego e saquearam a cidade de Delfos, talvez esse seja o único contato não econômico e mais relevante entre as duas culturas, mas não se pode falar em interculturação propriamente dita, pelo menos não tão forte para deixar seqüelas no processo de culto desses povos.

Kainof brilhante como sempre, mas eu gostaria de fazer uma ressalva. Havia uma correspondente Grega da Deusa Romana Flora, só não me recordo o nome (se eu não me engano é Clóris). Mas essa Deusa era casada com o Deus Zéfiro, personificação Grega do Vento Oeste, considerado o mais agradavel e suave dos ventos. Esses dois deuses gregos eram pais de Divindades chamadas Brisas, ventos suaves e agradáveis. A irmã de Flora era a deusa Fauna, responsável pelos animais. Não adianta, para mim a mitologia grega continuará sendo sempre a melhor.

Última edição:
Havia uma correspondente Grega da Deusa Romana Flora, só não me recordo o nome (se eu não me engano é Clóris).

É verdade. Clóris sim. Eu não conhecia essa divindade grega, achei mesmo que fosse criação romana. Mas olhando aqui na wikipédia, dá pra ver que ela tem relativa importância: diz que era uma ninfa, casada com Zéfiro e mãe do deus dos frutos, Carpo.

Entretanto, a deusa romana Flora era casada com o deus dos campos, Fauno. Que apesar de semelhanças de atribuições com Pã, não era um sátiro. Mas mesmo assim é confundido.

Talvez a própria Flora seja uma divindade pré-helênica que mais tarde foi assimilada e assemelhada com a Clóris grega.

É claro que ela não é totalmente copiada, meu caro, Kainof.
Acontece que os romanos reformavam o panteão de cada povo que eles invadiam, identificando os Deuses dos povos dominados com as divindades que eles mesmos cultuavam. Mas na Grécia foi diferente: o panteão romano que foi alterado pelo panteão grego. Apesar de muitos Deuses romanos terem características e mitos idênticos ao dos Deuses gregos, apenas com nomes diferentes, haviam divindades e mitos únicos, como Flora, Fauna, Janus e outros Deuses que eram cultuados apenas em Roma.

Foi mais ou menos que aconteceu com a mitologia celta.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back