Não li o tópico inteiro pois está corrido aqui, então não sei se já comentaram o seguinte: em uma das famosas cartas, o professor Tolkien diz que embora Tom Bombadil não desempenhe um papel importante e crucial na estória, ele está ali para ser justamente um enigma insolúvel; ou seja, não há resposta para a pergunta "quem é Tom Bombadil?".
Na estória, tanto no Conselho de Elrond quando na viagem de volta pela estrada que ia ao Condado, Gandalf dá a entender que sabe perfeitamente quem e o que é Tom Bombadil, mas em nenhum momento isso serve para tornar o assunto mais claro; pelo contrário, faz com que o ponto de interrogação cresça ainda mais.
Agora, "quem Tom Bombadil
não é?" já é uma pergunta que ao menos tem uma resposta oficial do próprio Tolkien, como já disseram: ele não é Eru; e creio que poderia ser afirmado, também, que ele não é nenhum dos Ainur, visto que no Conselho de Elrond é dito explicitamente por Gandalf que Tom não toma partido em lado algum e não está nem aí para guerras, anéis de poder ou qualquer coisa do tipo. No meu ver isso passa longe do modo de agir e pensar de qualquer Ainur, seja Valar, Maiar ou qualquer outra categoria que poderia existir.
Se tivesse de simplesmente chutar uma resposta, eu diria que talvez Tom seja como aqueles seres que, segundo Gandalf, habitam os lugares mais profundos da Terra, os quais nem mesmo Sauron conhece, pois seriam mais antigos do que ele; e Bombadil afirma de si mesmo que
"Eldest, that's what I am. (...) Tom remembers the first raindrop and the first acorn. (...) He knew the dark under the stars when it was fearless – before the Dark Lord came from Outside."
Mas ainda assim isto não diz nada em absoluto, pois se poderia começar a levantar inúmeras questões: como e quando esses seres surgiram?; quem são eles?; qual seu papel na creação (com "e", mesmo) de Eru?; etc. No final volta-se ao que Tolkien disse: Tom é um enigma indecifrável.
Eu iria colocar aqui, também, o trecho da carta onde Tolkien fala isso, mas não estou com o livro em mãos. Um excelente artigo sobre a natureza de Bombadil pode ser encontrado
neste link do Tolkien Gateway.
[]'s!