• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG realista

• Criador do tópico Criador do tópico Red
  • Data de Criação Data de Criação
Valeu galera!
Desculpe não responder antes. Estava off-line.
Já joguei GURPS e D&D, porque então fiz este tópico?
GURPS é bem realista porém aquele esquema de vantagem e desvantagem, tira ponto ali, põe aqui,.... Se eu sei criar uma boa ficha já saio na frente...
Não sei como ficou na quarta edição, tomara que tenham mudado algumas coisas por ali. Acho que a "realidade" do GURPS acaba na ficha.

Agora D&D, a ficha é muito bacana. Só que a jogabilidade... primeiro que "não há valor na vida do personagem", o cara morre e ressuscita, morre e ressuscita, morre e .... Nem me preocupa quase numa batalha se vou terminar no chão, no dia seguinte estou de pé.

Alguém conhece alguma coisa que possa combiná-los?

Quem sabe um esquema de montar sistema de vantagens e desvantagens para D&D não ficaria legal? Até que poderia sair algo interessanteb se o grupo planejasse muito bem.

o cara morre e ressuscita, morre e ressuscita, morre e .... Nem me preocupa quase numa batalha se vou terminar no chão, no dia seguinte estou de pé.

:ahhh: :wall:
Parece-me que todos vós seguis as regras dos jogos à risca....
Ora! Como dito no Piratas do Caribe, "o Código é mais para orientação"...
Quem tem que decidir isso são os jogadores e o mestre!

Já joguei muitas vezes ressucitando, mas em várias campanhas quem morria estava fora até o final.

De acordo com as regras pode-se rolar dados para encontrar uma besta pesada de repetição com cordas e tudo o mais em um deserto? Pode!:blah: Mas espera-se que haja um mínimo de bom senso por parte dos aventureiros e do mestre!

Ao meu ver, PRG não pode ser uma coisa "pronta", mas cada partida tem que ser diferente e o mais dinâmica possível!

Uma boa conversa com o mestre e demais aventureiros antes do início da aventura.:joy:

- - - - - - - - - - -​

Quem sabe um esquema de montar sistema de vantagens e desvantagens para D&D não ficaria legal? Até que poderia sair algo interessanteb se o grupo planejasse muito bem.
É disso que estou falando! :cerva: Usar a imaginação! As estórias surgem como, senão daí?:yep:

o cara morre e ressuscita, morre e ressuscita, morre e .... Nem me preocupa quase numa batalha se vou terminar no chão, no dia seguinte estou de pé.

Essa noção é tão errada... quem disse que um clérigo ressucitaria qualquer um, desde que pagassem o ouro da magia? Isso sem falar que não é qualquer clérigozinho que tem true resurrection por aí... vou dar o exemplo do Ptolus, o meu cenário favorito. Nele só existem 3 clérigos capazes de lançar essa magia, e cada um tem uma listinha de requisitos a serem cumpridos pra fazer jus à ela.

É claro que colocar em cada vila um clérigo com true resurrection acaba banalizando o jogo, mas isso é totalmente incoerente...

Essa noção é tão errada... quem disse que um clérigo ressucitaria qualquer um, desde que pagassem o ouro da magia? Isso sem falar que não é qualquer clérigozinho que tem true resurrection por aí... vou dar o exemplo do Ptolus, o meu cenário favorito. Nele só existem 3 clérigos capazes de lançar essa magia, e cada um tem uma listinha de requisitos a serem cumpridos pra fazer jus à ela.

É claro que colocar em cada vila um clérigo com true resurrection acaba banalizando o jogo, mas isso é totalmente incoerente...

Mas têm várias outras magias que podem ressucitar o cara dependendo das condições sem ser essa, sem contar que ele pode estar confundindo o sistema, e pensar que com 0, -1, -2, etc. morre, sendo que só morre mesmo no -10, etc.
Mas mesmo assim não é essa festa aí não...

O esquema eh aumentar a penalidade para a criatura que será ressuscitada! Tirar Constituiçao eh o mais divertido! hahaha
"Morreu?! Vai perder um Nivel e 1 de constituiçao!" dai, voces verao os guerreiros indo com muita cautela pro meio da pancadaria!

Não seria o caso tbm de proibir o clérigo aprender esse tipo de magia? No meu cenário somente sumo-sacerdotes de certos deuses conseguem ressucitar alguém. Tudo depende de como vc prefere, as regras estão lá se vc quiser usar.

Já falei, Riddle of Steel pode ser exatamente o que você procura.

É fantasia medieval, ou melhor tá mais pra um Dark-Fantasy medieval, é muito realista, com alta letalidade porém sem ser mecânico e lento como GURPS - é bem mais dinâmico. Cada combate que você entra, você sabe que pode não voltar , MESMO. E não é balela de role-playing, o sistema em si garante isto. :hanhan:

Veja o que alguns cabeçudos da indústria falam:

http://www.theriddleofsteel.net/whatis/reviews.htm

Última edição:

Isso deveria ser tão lógico: quanto mais alto o nível de alguém exponencialmente mais difícil encontrá-lo (ou mesmo ele existir). Se existirem 1.000.000 de pessoas no seu mundo medieval não mais do que umas 10.000 (um chute razoável) teriam 5o. nível, quem dirá nível suficiente pra true ressurection. E ainda mais quem nível épico.

É o mesmo erro de Vampiro: colocar um vampiro de quinta geração em cada esquina.

Isso deveria ser tão lógico: quanto mais alto o nível de alguém exponencialmente mais difícil encontrá-lo (ou mesmo ele existir). Se existirem 1.000.000 de pessoas no seu mundo medieval não mais do que umas 10.000 (um chute razoável) teriam 5o. nível, quem dirá nível suficiente pra true ressurection. E ainda mais quem nível épico.

Existe um programinha chamado Populator (ele é pra AD&D, mas ajuda muito a popular cidades, ainda hoje e serve pra ilustrar o que o Deriel disse) que mostra bem esse tipo de coisa.

Nesse caso de um mundo de 1.000.000 pessoas, existiriam 625 clérigos de 5º nível e no máximo 1 (sim, UM) clérigo de nível 14.

To anexando ele aqui. É bem útil.

Anexos

Existe um programinha chamado Populator (ele é pra AD&D, mas ajuda muito a popular cidades, ainda hoje e serve pra ilustrar o que o Deriel disse) que mostra bem esse tipo de coisa.

Nesse caso de um mundo de 1.000.000 pessoas, existiriam 625 clérigos de 5º nível e no máximo 1 (sim, UM) clérigo de nível 14.

To anexando ele aqui. É bem útil.

Que pena, não se adequa ao Forgotten Realms :think:
Lá cada reino tem em média uns 5 milhões de seres civilizados

Apesar disso os própios clérigos de kelemvor procuram manter todos os mortos nos seus planos de destino :lol:

E eu adoro usar isso para deter os Pjs, a aceitação da morte como final de tudo :devil:

Não não. Seriem 5 clérigos de 14 nível por reino. Meros 5, deve dar um baita trabalho chegar até eles, e mais trabalho ainda conseguir que eles te ajudem. Isso se eles aceitarem ou quiserem te ajudar.

É o equivalente a você pedir um emprego para um deputado federal do Acre, por exemplo :think:

Não não. Seriem 5 clérigos de 14 nível por reino. Meros 5, deve dar um baita trabalho chegar até eles, e mais trabalho ainda conseguir que eles te ajudem. Isso se eles aceitarem ou quiserem te ajudar.

É o equivalente a você pedir um emprego para um deputado federal do Acre, por exemplo :think:

Entendo, eu errei minhas suposições. Ainda mais que um clérigo de 14º nível exposto seria de extremo perigo. Já que existe muitas "cobras" caminhando pelos reinos em busca de poder absoluto

É o mesmo erro de Vampiro: colocar um vampiro de quinta geração em cada esquina.

É o erro de narradores inexperientes. O cenário tem suas falhas, mas não com tanto descuido assim. Mas tem muito narrador jeca, isso tem.

Não seria o caso tbm de proibir o clérigo aprender esse tipo de magia? No meu cenário somente sumo-sacerdotes de certos deuses conseguem ressucitar alguém.

Considerando o nível necessário pra se atingir pra poder lançar true resurrection, só sumos sacerdotes mesmo conseguem ressucitar pessoas.

Diga isso pros loucos que colocam um Necromante Ressucitador Profissional a cada vilarejo com mais de 50 habitantes XD

Hihihihi... a guerrinha GURPS X D&D de sempre. :hihihi:

Eu tenho muito respeito por GURPS. Joguei-o por muitos anos. De vez em quando foleio-o. Mas hoje meu coração é D&D. Mesmo assim, não ouso depreciar GURPS, meu sistema predileto aos 12 anos de idade.

Mas tem umas coisas legais no realismo. O cenário "default" do D&D, por exemplo, dificulta muito algumas coisas que são ótimas na vida real, de ser transportado pro RPG. O sistema é ótimo ao que ele se propõe, "fantasia medieval", mas tem fatores que o sistema não abrange.
Interessante. Detalhe os "fatores que o sistema não abrange".

Um combate realista.

Uma aprendizagem realista.

Uma emulação de ofícios e habilidades realista.

Uma emulação de moral e ética realista. (por favor, não cite os Alignments como realistas. Nem tente. )

Personagens multidimensionais, humanos - realistas.
Detalhe você também!

Não é implicância, e sim curiosidade a respeito da visão alheia.

E já responderam corretamente a questão da ressurreição. E isso também vale para itens mágicos, personagens poderosos, etc. Você só banaliza o poder de d&D se você quiser.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back