• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Satanismo

• Criador do tópico Criador do tópico Litzhel
  • Data de Criação Data de Criação
V disse:
Só acho o seguinte. O termo "satânico" já está ligado de uma forma ou de outra ao mal.

Se não pregam o mal, deviam mudar o nome da religião. Não adianta querer mudar um conceito que já está estabelecido há séculos. Não adianta querer desassociar o mal do termo "satanista". Pra isso teriam que mudar o conceito que todas as pessoas têm sobre o termo, teriam que mudar todos os dicionários, etc.

Isso é ridículo.

É que nem Wicca. Olha só, bruxa é quem faz bruxaria, certo? Ora, bruxaria é magia. Esse conceito já existe há séculos. Se não faz magia, não faz bruxaria. Se não faz bruxaria, não é bruxa.

Esse é o problema dessas religiões modernas. Eles escolhem os termos que atribuem a si próprios baseados no "charme" desses termos, e querem mudar o conceito que as pessoas atribuem a eles há séculos.

Não seria muito mais fácil escolher outros termos ao invés de "satanista" e "bruxa"?

A impressão que dá é que isso é feito de propósito, justamente pra que se tenha motivos pra reclamar. Bem coisa de adolescente mesmo.

De qualquer forma, eu considero todas as religiões perda de tempo.
Concordo com o que vc disse.
De fato uma escolha melhor dos termos comprometeria muito menos, além de ajudar um pouco na compreensão.

Mas pelo menos eu não to colocando por esse lado da discussão.
O que eu to falando é mais sobre o preconceito existente em si, como eu vi várias vezes aqui no tópico mesmo.
Gente falando simplesmente "é ruim e é coisa do mal" só pelo nome e por mais que fosse explicado o sentido da coisa, ainda assim continuava esse preconceito.
Saca aquele lance de "jiló é ruim" "mas vc nunca provou, então como é ruim?"... é nesse ponto que eu to querendo discutir.

[off-topic] Fugindo um pouco da treta do tópico, eu sou ateu, não me acho rebelde, não uso só roupas pretas ou ouço muito Marilyn Manson, mas ainda assim me identifiquei com alguns conceitos do Satanismo que vi aqui.[/off-topic]

Li as msgs do tópico e me surgiu uma dúvida, o Satanismo é uma religião?
porque pelo o que li, parece ser mais um conjunto de ideias...

Rodoxe disse:
Li as msgs do tópico e me surgiu uma dúvida, o Satanismo é uma religião?
porque pelo o que li, parece ser mais um conjunto de ideias...
No meu caso, eu vejo como um conjunto de idéias, mas como já foi dito antes, tem muita gente que leva como religião.

postando so pra mostrar minha indiganção
contra todo tipo de religião
todas foram criadas a partir de uma ignorancia dos homens em relação a algo desconhecido

"Deus e a solidão dos homens "

Respeito a opinião de vcs, mas crer em coisas do tipo pra mim e ignorancia e ate medo.... temos q admitir,naum iremos ter uma relva gostosa para aproveitarmos a eternidade(hum..generalizaçao tosca)
se alguem naum concorda,se expresse...estamos aqui pra discutir

depois tento me expressar melhor(hj ta meio complicado)....

V disse:
Só acho o seguinte. O termo "satânico" já está ligado de uma forma ou de outra ao mal.

Se não pregam o mal, deviam mudar o nome da religião. Não adianta querer mudar um conceito que já está estabelecido há séculos. Não adianta querer desassociar o mal do termo "satanista". Pra isso teriam que mudar o conceito que todas as pessoas têm sobre o termo, teriam que mudar todos os dicionários, etc.

Isso é ridículo.

É que nem Wicca. Olha só, bruxa é quem faz bruxaria, certo? Ora, bruxaria é magia. Esse conceito já existe há séculos. Se não faz magia, não faz bruxaria. Se não faz bruxaria, não é bruxa.

Esse é o problema dessas religiões modernas. Eles escolhem os termos que atribuem a si próprios baseados no "charme" desses termos, e querem mudar o conceito que as pessoas atribuem a eles há séculos.

Não seria muito mais fácil escolher outros termos ao invés de "satanista" e "bruxa"?

A impressão que dá é que isso é feito de propósito, justamente pra que se tenha motivos pra reclamar. Bem coisa de adolescente mesmo.

Discordo pelos seguintes motivos:
rever conceitos não machuca;
wicca era religião antes do catolicismo associá-lo ao mal, e bruxas eram pessoas de bem, antes da Igreja dizer o contrário;
charme é a base para a propagação de uma idéia e não deve ser considerado um aspecto meramente leviano;,
se religião é perda de tempo, vá dizer isso ao Dalai Lama, ou Gandhi, ou Nelson Mandela e uns outros 30 bilhões de marcos históricos em forma de gente.

V disse:

Wicca é provavelmente umas 10 milhões de vezes melhor/mais importante do que o Cristianismo; celebra a Natureza, e a conexão espiritual entre Homem e Natureza. As idéias que Wicca traz são muito mais interessantes e valiosas que as do Cristianismo, e mesmo não interpretando toda a mitologia por trás como realidade (não deve, realmente), ainda contém ensinamentos importantes para qualquer um, principalmente nos dias de hoje.

V disse:

Eu não diria com tanta certeza. Os monges budistas vivem pela religião e são mais felizes que a maioria das pessoas. Isso foi comprovado após testes que mediam a atividade cerebral nas áreas correspondentes ao sentimento de alegria: os monges ficam num estado quase constante de alegria.

Folco Gamgee disse:
Wicca é provavelmente umas 10 milhões de vezes melhor/mais importante do que o Cristianismo (...)

Não, peraí... pode ser mais importante pra uma pessoa ou outra, em específico, mas não tem como comparar a importância do cristianismo na humanidade com a da wicca.

Balbo disse:
Não, peraí... pode ser mais importante pra uma pessoa ou outra, em específico, mas não tem como comparar a importância do cristianismo na humanidade com a da wicca.

Eu não digo "mais importante" no sentido histórico. Ela é mais importante para a humanidade pois os seus valores são mais abertos e benéficos, como o seu suporte a preservação da Natureza (um problema atual super importante).

É claro que o Cristianismo marcou/influenciou muito mais a humanidade, infelizmente.

Folco Gamgee disse:
Eu não digo "mais importante" no sentido histórico. Ela é mais importante para a humanidade pois os seus valores são mais abertos e benéficos, como o seu suporte a preservação da Natureza (um problema atual super importante).

É claro que o Cristianismo marcou/influenciou muito mais a humanidade, infelizmente.

Entendi. Você acha que a wicca pode trazer mais benefícios do que o cristianismo.

Se bem que a questão é um pouco complicada. O cristianismo abriu muitas portas. Por exemplo, no âmbito musical. Toda essa música clássica teve sempre uma "inspiração" religiosa e um quase sustento pela Igreja.

Não só nessa área, mas não dá pra imaginar como seria o mundo, nem se seria melhor ou pior sem essa ifluência.

Além do mais, esse tipo de conhecimento é uma faca de dois gumes; vide cristianismo novamente. Tem o problema da interpretação e o problema da deturpação (na interpretação e para fins divergentes do que deveriam ser). Se você acha que o cristianismo causou algum mal, a wicca também poderia ter causado igualmente (devidamente manipulada, como o outro caso).

Balbo disse:
Não só nessa área, mas não dá pra imaginar como seria o mundo, nem se seria melhor ou pior sem essa ifluência.

Talvez não fosse tão fácil provar o contrário a mil anos atrás, mas o Homem já chegou em um ponto em que essa crença alienada nas religiões (Cristianismo, principalmente) já não é mais uma necessidade. Pelo contrário, está nos atrasando, fechando algumas portas da ciência, reforçando valores ultrapassados, etc. A Bíblia teve um certo valor social e político (batido pro mundo moderno), mas onde haviam metáforas o povo enxergava milagres; isso já devia ter sido mudado. Essa visão.

Sem essa visão, Wicca, ou qualquer outra religião, poderia ser vista com mais clareza e poderíamos apontar o há de certo e o que há de errado. O que vai beneficiar e o que vai nos ferrar, etc. E Wicca tem muito mais a nos beneficiar.

Folco Gamgee disse:
A Bíblia teve um certo valor social e político (batido pro mundo moderno), mas onde haviam metáforas o povo enxergava milagres; isso já devia ter sido mudado. Essa visão.

Então o problema da má interpretação é culpa do cristianismo?

Você não acha que o mesmo problema recairia com outras religiões se tornando mais populares, e que a religião se adapta ao nível mental das pessoas, e não o contrário?

Balbo disse:
Então o problema da má interpretação é culpa do cristianismo?

Não necessariamente ou totalmente. Mas a má interpretação do Cristianismo causou várias cagadas da humanidade; a caçada das Bruxas (relacionando ao Wicca) foi uma delas, não? Uma das menores, mas foi. Outras religiões podem ter também trazido algum tipo de mal devido a essa visão alienada que pessoas tinham no passado (e ainda tem, porém, sem motivos), mas nada nas mesmas proporções.

Balbo disse:
Você não acha que o mesmo problema recairia com outras religiões se tornando mais populares, e que a religião se adapta ao nível mental das pessoas, e não o contrário?

Sim, provavelmente a popularidade de Wicca (ou algo do tipo) também causaria certos problemas, se vista da mesma forma que o Cristianismo é visto hoje em dia. Mas é aí que está: não devia ser. Nenhuma religião. O nível mental da humanidade já não chegou num nível em que a razão e ciência devia ter superado essa visão e crença? Devia... 2000 anos... é muita coisa. Não foi essa popularidade do Cristianismo e a sua interpretação equivocada sendo martelada na cabeça das pessoas durante esse tempo todo que reforçou ainda mais essa visão, ao invés de diminuir com o ganho do conhecimento?

Folco Gamgee disse:
Não necessariamente ou totalmente. Mas a má interpretação do Cristianismo causou várias cagadas da humanidade; a caçada das Bruxas (relacionando ao Wicca) foi uma delas, não?

Pois então, a má interpretação é culpa de quem interpreta. A questão é que o fruto da intepretação seria o mais ou menos mesmo para qualquer religião, porque o que determinou as crenças naquela época era a mentalidade atrasada das pessoas. Não era muito comum a sensibilidade pra entender o significado real de uma metáfora. O cristianismo (como idéia, e não como foi "aplicado") não teve culpa disso.

Folco Gamgee disse:
Sim, provavelmente a popularidade de Wicca (ou algo do tipo) também causaria certos problemas, se vista da mesma forma que o Cristianismo é visto hoje em dia. Mas é aí que está: não devia ser. Nenhuma religião. O nível mental da humanidade já não chegou num nível em que a razão e ciência devia ter superado essa visão e crença? Devia... 2000 anos... é muita coisa.

Não totalmente, as coisas não acontecem tão rápido assim. Mas hoje em dia já é possível notar uma clara sobreposição da vontade individual sobre o medo de ser condenado, as coisas vão se afrouxando cada vez mais (antes eram proibidos instrumentos musicais nas igrejas) e se tornando racionais, e também vamos tomando um papel cada vez mais ativo e questionador (não estou falando de negar, estou falando de analisar e formular hipóteses) sobre os ensinamentos e moral que nos são passados. As coisas tem melhorado muito.

Folco Gamgee disse:
Não foi essa popularidade do Cristianismo e a sua interpretação equivocada sendo martelada na cabeça das pessoas durante esse tempo todo que reforçou ainda mais essa visão, ao invés de diminuir com o ganho do conhecimento?

Isso só perdura enquanto houverem pessoas que sirvam de alvo pra essas coisas. Isso também está acabando, em comparação ao que era há alguns séculos.

Folco Gamgee disse:
Wicca é provavelmente umas 10 milhões de vezes melhor/mais importante do que o Cristianismo; celebra a Natureza, e a conexão espiritual entre Homem e Natureza. As idéias que Wicca traz são muito mais interessantes e valiosas que as do Cristianismo, e mesmo não interpretando toda a mitologia por trás como realidade (não deve, realmente), ainda contém ensinamentos importantes para qualquer um, principalmente nos dias de hoje.
Você está pisando em areia movediça aqui moça; aposto dez pratas contigo que se o wicca fosse colocado no lugar do cristianismo, traria tantos benefícios e malefícios à humanidade quanto qualquer religião. Nem o budismo tem um passado limpo. E valores culturais são algo difícil de se medir.
Uma das bases do cristianismo é o amor incondicional pelo próximo; difícil achar um trem mais universal que esse.

Folco Gamgee disse:
me desculpa quem pratica wicca... mas wicca eh uma série de misturas de culturas, misticimos, principalmente o celta.

Muot-Hart disse:
Você está pisando em areia movediça aqui moça; aposto dez pratas contigo que se o wicca fosse colocado no lugar do cristianismo, traria tantos benefícios e malefícios à humanidade quanto qualquer religião. Nem o budismo tem um passado limpo. E valores culturais são algo difícil de se medir.
Uma das bases do cristianismo é o amor incondicional pelo próximo; difícil achar um trem mais universal que esse.
eu prefiro o budismo q prega o amor do homem por tudo q a natureza faz do q o cristianismo e o amor ao proximo apenas.

naum gosto de discutir religiosidade, principalmente pq sou quase ateu.
acredita quem quer. eu naum acredito em nada q me dizem...tenho as minhas crenças, apenas. não vou acreditar num livro editado a mais de 500 anos, e q direto eh editado para remoção de livros importantes (vide o livro de Marduk, o 1º mortal a virar anjo.)

Eu concordo com o Balbo no sentido de que as coisas estão melhorando comparado há, sei lá, 1000 anos atrás. Mas ainda sim acho que no ponto que a humanidade chegou hoje, com tanta tecnologia, conhecimento, explicações científicas, a interpretação errada que tivemos no passado já poderia ter acabado. Se for para continuar nesse rítmo, ainda não vamos ver uma melhora total nesse aspecto mesmo daqui a 500 anos.

Muot-Hart disse:
aposto dez pratas contigo que se o wicca fosse colocado no lugar do cristianismo, traria tantos benefícios e malefícios à humanidade quanto qualquer religião. Nem o budismo tem um passado limpo. E valores culturais são algo difícil de se medir.

"Se você levar a Bíblia Cristã e a colocá-la lá fora, na chuva e no vento, logo o papel em que essas palavras estão impressas vão desintegrar e as palavras vão desaparecer. Nossa Bíblia É a chuva e o vento."
(contado a Botânica Carol McGrath por uma mulher Nativo-Americana)

Omykron disse:
me desculpa quem pratica wicca... mas wicca eh uma série de misturas de culturas, misticimos, principalmente o celta.

Sim, Wicca é uma mistura. A maioria das religiões é uma mistura de religiões do passado. O próprio Cristianismo é cópia de outras religiões antigas. É mitologia. O que diferencia uma da outra são a alteração de idéias, valores diferentes, e algumas realmente são mais "evoluídas" que outras, ou mais "aceitáveis".

Bom, li o topico desde o começo, e de td que vi, oq me chamou mais a atenção(tirando a parte em q falaram q punk não escova os dentes :doido: ) foi quando disseram alguma coisa relacionando o satanismo com o pentagrama; pentagrama é o simbolo de magia, hexagrama é o do satanismo, certo??

Pra mim o satanismo é uma religião como tantas outras, o problema é que as pessoas veem isso como culto a destruição do mundo, pensam q os satanistas estão rezando para que o apocalipse chegue logo.... :lol: :lol: :lol:

Rotten Generation disse:
Bom, li o topico desde o começo, e de td que vi, oq me chamou mais a atenção(tirando a parte em q falaram q punk não escova os dentes ) foi quando disseram alguma coisa relacionando o satanismo com o pentagrama; pentagrama é o simbolo de magia, hexagrama é o do satanismo, certo??

Não, tanto o simbolo do Wicca quanto o do Satanismo são um pentagrama, mas há porém uma leve diferença...

Satanismo:
pentagram.gif

Wicca:
candle-block-pentagram.jpg

A ponta do Wicca fica virada para cima, que significa elevação espiritual (ou algo assim), enquanto a do Satanismo fica virada para baixo.

Folco Gamgee disse:
"Se você levar a Bíblia Cristã e a colocá-la lá fora, na chuva e no vento, logo o papel em que essas palavras estão impressas vão desintegrar e as palavras vão desaparecer. Nossa Bíblia É a chuva e o vento."
Normalmente eu pago pau para índios norte-americanos, devido à, ahem, certos aspectos da minha educação (que talvez compartilharei no futuro). Mas por mais que chuvas destruam livros, elas não fazem o mesmo com verdades. Ou mentiras.

Muot-Hart disse:
Folco Gamgee disse:
Normalmente eu pago pau para índios norte-americanos, devido à, ahem, certos aspectos da minha educação (que talvez compartilharei no futuro). Mas por mais que chuvas destruam livros, elas não fazem o mesmo com verdades. Ou mentiras.

Ela não estava criticando as verdades/mentiras de palavras/livros em si, mas falando de como a Bíblia Cristã, devido à regras ilógicas e batidas, superficialidade e volatilidade, não tem poder contra as forças da Natureza. Ou melhor, não enxerga a verdadeira importância da Natureza.

Natureza > Bíblia Cristã = Natureza > Deus Cristão.

É isso que ela quis dizer, IMO.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back