Lady_Eowyn disse:
Não sei se alguém já citou, mas também tem a semelhança entre os dementadores e os Nazgûl... ambos, cada um do seu jeito, suga toda a alegria, transmite pânico e talz...
Bom, não sei quase nada sobre os Nazgûl, mas sei que a JK criou os dementadores quando ela estava em depressão.
Os dementadores esgotam a paz, a esperança e a felicidade em suas vítimas.
Não se deixam enganar por disfarces, truques e nem capas da invisibilidade. Até os trouxas sentem sua presença, embora eles não os vejam.
Os Nazgûl transmitem pânico, como você disse, só que os dementadores causam uma depressão profunda
na vítima.
Os Nazgûl foram homens, não?
Os dementadores não. Eles são os guardas da prisão Azkaban. Para formar outro dementador, é preciso ser realizado o 'beijo do dementador' que não mata, mas tira a alma da pessoa.
Os Nazgûl tem que usar armas para fazer isso.
Um jeito que existe para deter os dementadores é conjurando Patrono, que é um espécie de anti-dementador, age como um escudo entre você e o dementador.
Segundo o Prof. Lupin “O Patrono é um tipo de energia positiva, uma projeção da coisa de que o dementador se alimenta: esperança, felicidade, desejo de sobrevivência, mas ele não consegue sentir desesperança, como um ser humano real, por isso o dementador não pode afetá-lo”. Ou seja, os dementadores se alimentam de emoções das pessoas que eles chegam perto.
Do livro "O Mundo Mágico de Harry Potter":
Em uma entrevista, Rowling confirmou que os dementadores representam a doença mental conhecida como depressão:
"É exatamente o que eles são. Foi uma coisa inteiramente consciente e totalmente tirada da minha experiência. A depressão foi a coisa mais desagradável que vivenciei.É uma impossibilidade de imaginar que você algum dia será uma pessoa alegre novamente. A ausência da esperança.Um sentimento de apatia muito diferente da tristeza. A tristeza machuca, mas é um sentimento saudável, uma coisa necessária. Depressão é outra história".
Os Nazgûl e os dementadores tem similaridades sim, mas ao mesmo tempo eles são diferentes.
Agora sobre Voldemort:
I am Gandalf disse:
pag 706, Senhor dos Áneis; edição completa.
Faramir conversando com Frodo sobre Gandalf;
"...a Grande Batalha que foi travada em Dagolard nos primórdios de Gondor, na qual aquele que não nomeamos foi derrotado...."
E depois Faramir faz várias referências a Sauron como o q ñ-deve-ser-nomeado, assim como Voldemort.
Ainda hoje em dia, tem muita gente que tem medo de dizer 'Satanás' por achar que vai acontecer alguma coisa ruim com ela, ou que depois de dizer o nome ele irá aparecer.
Essa é quase a mesma razão pela qual os bruxos falam Você-Sabe-Quem, já que o Voldie matou muitas pessoas quando ele estava no auge de seu poder.
É só uma supertição.
A JK poderia ter se inspirado nisso...