• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SERÁ J.K.ROWLING FÃ DE TOLKIEN????

• Criador do tópico Criador do tópico Gil_Gaer
  • Data de Criação Data de Criação
No RdR tinha um bando de gente dizendo: Que bando de imitão...

Não sei como consegui me controlar e meter a mão no rosto daqueles idiotas... Mas também, não valia a pena ser expulso do cinema...

É uma rixa idiota, pra nós SdA é o melhor (e sempre será!!!), e pra eles HP é o melhor. Mas não vale só gostar mais do livro, tem de atacar o autor, sem conhecer nem ao menos a história de livro. SdA vai fazer bem uns 30 ou mais anos de criação, enquanto HP não fez nem 10... Sou fã de HP, tem gente aqui que é fã de HP, mas que não é cego pras outras coisas (ou melhor, maravilhas :mrgreen: ) do mundo (Tolkien, pra mim, melhor que Rowling [embora tb adore o trabalho dela {só que bem menos que o de Tolkien, em comparação])...

Lu-thien disse:
Lady_Eowyn disse:
Eu já falei, cada um é bom pro estilo que escreve... gosto mto de HP e de SdA e consigo conciliar os dois numa boa...
Só não consigo entender pq tanta neura em cima disso... o que teria de problema se a Rowling realmente se inspirasse no Tolkien? *já que negam que não, ok... afinal, eles podem apenas terem se baseado na mesma coisa, claro!*

Sim.. tipo, sem problemas da rowling ter se inspirado nele ou não! Eui só disse que existem coisas pareceudas entre os dois e isso é fato! Eu não disse que ninguém copiou ninguém! Até porque a idéia dos dois livros são totalmente diferentes!

Beijos
Lu
Não, não! Não disse de vc! Mas tem mto fã de HP que entende como insulto dizer que a Rowling se inspirou no Tolkien...

Olha,eu não vou entrar no mérito de quem é melhor,eu vou responder ao tópico.

Quem leu a biografia da Rowling sabe que ela leu o SdA num momento muito difícil da vida dela,por isso,o livro a marcou muito.Ela já disse que é fã de tolkien,sim,mas,considerar Hp plágio de SdA é burrice.
O que tem em comum é o seguinte:

Personagem principal com ligação direta ao antagonista.

HP SdA

Pers.P. Harry Potter Frodo

Ant. L. Voldemort Sauron

Elo Cicatriz Anel

é uma inspiração estrutural,só isso :mrgreen:

Lady_Eowyn disse:
Não, não! Não disse de vc! Mas tem mto fã de HP que entende como insulto dizer que a Rowling se inspirou no Tolkien...

Bem, claro que tem esse tipo de pessoa. Mas se alguns fãs de Harry Potter são ignorantes ao ponto de negar algo que a própria autora admite, então essa gente nem merece o crédito de discutir algo. É melhor relevar... Não dá pra discutir com pessoas que não se dão conta da verdade nem quando estão diante dela.

Lord Meneltar disse:
Olha,eu não vou entrar no mérito de quem é melhor,eu vou responder ao tópico.

Quem leu a biografia da Rowling sabe que ela leu o SdA num momento muito difícil da vida dela,por isso,o livro a marcou muito.Ela já disse que é fã de tolkien,sim,mas,considerar Hp plágio de SdA é burrice.
O que tem em comum é o seguinte:

Personagem principal com ligação direta ao antagonista.

HP SdA

Pers.P. Harry Potter Frodo

Ant. L. Voldemort Sauron

Elo Cicatriz Anel

é uma inspiração estrutural,só isso :mrgreen:

Correto!!! Ela própria disse que leu o SDA e que era fã do autor. Mas o que tem em comum? A inspiração! Onde eles viviam quando escreveram seus livros? Na Inglaterra, no Reino Unido! Então é óbvio que iam ficar algumas coisas parecidas, já que eles se baseiam em MITOS! Claro, Tolkien pode até ter inspirado Rowling um pouco, mas quem também não foi inspirado por outro autor? Dizer que HP é plágio de SDA é idiotice, realmente. E daí se tem uma ou outra semelhança? O que é que tem demais?

Eles tem um gosto, e nós temos outro. Mas é errado atacarmos a Rowling, como é errado eles atacarem o Tolkien.

Nandorë disse:
Bem, claro que tem esse tipo de pessoa. Mas se alguns fãs de Harry Potter são ignorantes ao ponto de negar algo que a própria autora admite, então essa gente nem merece o crédito de discutir algo. É melhor relevar... Não dá pra discutir com pessoas que não se dão conta da verdade nem quando estão diante dela.

Olha, eu só estou baseando nas entrevistas que estão na internet, como:

J.K. Rowling's AOL Chat - May 4, 2000
UKMC:
Kissa371 asks...Your Harry Potter books remind me of JRR Tolkien's Hobbit and Lord of the Rings triology. (My niece is borrowing my Tolkien books to keep her busy until your next book.) Are you a Tolkien fan? Did his work influence the Harry Potter series?

JKR:
Well, I love the Hobbit, but I think, if you set aside the fact that the books overlap in terms of dragons & wands & wizards, the Harry Potter books are very different, especially in tone. Tolkien created a whole mythology, I don't think anyone could claim that I have done that. On the other hand...he didn't have Dudley ;o)

Não vejo nada demais nisso. O problema é que há pessoas muito extremistas que acham que o fato de haver qualquer semelhança entre as obras é uma ofensa. Tem gente que acha que dizer que a Rowling se inspirou em Tolkien é menosprezar o trabalho dela. Isso é uma besteira muito grande. Quanta gente até hoje não se inspirou nos trabalhos do Tolkien? Não só na literatura, mas também no cinema. Até George Lucas admite ser fã do Tolkien. Isso daí tira a grandeza do trabalho de alguém? Claro que não!
Muitos fãs de HP não enxergam um palmo da frente do nariz... Claro que não estou generalizando e não pretendo ofender ninguém, mesmo porque eu mesma tenho todos os livros de HP, mas não dá pra comparar. São coisas totalmente distintas com um ou outro fato em comum...

E, DarkRider, achei uma coisa de que você não se lembrou... O Salgueiro Velho e o Salgueiro Lutador :grinlove:

Nandorë disse:
Não vejo nada demais nisso. O problema é que há pessoas muito extremistas que acham que o fato de haver qualquer semelhança entre as obras é uma ofensa. Tem gente que acha que dizer que a Rowling se inspirou em Tolkien é menosprezar o trabalho dela. Isso é uma besteira muito grande. Quanta gente até hoje não se inspirou nos trabalhos do Tolkien? Não só na literatura, mas também no cinema. Até George Lucas admite ser fã do Tolkien. Isso daí tira a grandeza do trabalho de alguém? Claro que não!
Muitos fãs de HP não enxergam um palmo da frente do nariz... Claro que não estou generalizando e não pretendo ofender ninguém, mesmo porque eu mesma tenho todos os livros de HP, mas não dá pra comparar. São coisas totalmente distintas com um ou outro fato em comum...

E, DarkRider, achei uma coisa de que você não se lembrou... O Salgueiro Velho e o Salgueiro Lutador :grinlove:

Pois é... Eu própri tento escrever um livro sobre fantasia, minha inspiração cai no Tolkien... Mas isso não quer dizer que eu vá escrever sobre um objeto maligno que corrompe todo mundo e que tem de ser destruído...

Pra alguns, a Rowling se inspirar no Tolkien é uma ofensa, como menosprezar o trabalho dela, então usam várias desculpas, pra supervalorizá-la, entre essas, vão algumas mais conhecidas: Tolkien é um chato, Tolkien é imitão, e tal... Pode até ter uma semelhançazinha, mas e daí? Pra muita gente, inspiração quer dizer plágio, o que não é! Se Rowling se inspirou em Tolkien, e daí? Isso não vai menosprezar o trabalho dela, e nem supervalorizá-lo! Senhor dos Anéis é Senhor dos Anéis e Harry Potter é Harry Potter! São obras completamente diferentes! Tudo bem, podem ser inspirados em alguma coisa, mas isso não vai fazer diferença! Diferença alguma!

Pronto! E aquele que continuar dizendo que HP é imitação de SDA ou o contrário, leva uma lâmina de Morgul no corpo!

Lady_Eowyn disse:

Sim... Eu conheço vparios... infelizmente.. mas, fazer o q?

Beijos
Lu

ps: Eu também não lebrava dessa do salgueiro lutarod/salgueir homem!
ISSÓ ´e muuuuuuita semelhança.. escolher a MESMA árvore... ^^'

Mas essa do Salgueiro eu jah tinha escutado umas lendas hehe, eu tenho um livro de Gnomos e nele falam sobre os Salgueiros e tal e tem umas lendas de pessoas que foram salvas pelos Gnomos após terem ficado presas em Salgueiros hehe

o elfo da rowling eh o elfo "original", q aparecia na mitologia européia antigamente. jah os elfos de tolkien sao uma raça à parte q ele criou e quis chamar de "elfos".

*Lórien* disse:
É???!!!
Bem de qq forma os de Tolkien são bem melhores!!!Maravilhosos... :grinlove:
Com certeza! Se os elfos de Tolkien parececem com os elfos da Rowling o tópico Como conseguiram colocar tanto homem bonito no filme perderia a metade da graça... sem falar do filme :roll: :mrgreen:

Com certeza...
Poxa elfo me aparenta uma raça tão clássica e graciosa... pra de repente saber q é um bichinho feio,baixinho...horroroso... :(

Pippin JR disse:
Imadofus disse:
Pippin JR disse:
Naum curto essa JK, ela eh satanista assumida. :disgusti:
Satanista???? 8O :x :twisted: :evil: :hellboy:

SIM, quem a ajudou a escrever os livros foi o demu, ela mesmo disse isso a um jornal canadense.

:? Satanista???... Eu não acredito nisso! É muito estranho que ela tenha falado uma coisa como essa e só tenha saído em um lugar. Aqui no Brasil eu vi um monte de publicações religiosas com essa mesma teoria da conspiração só pq JK escreve a estória de um menino que é bruxo. Se aqui no Brasil eu já li loucuras, posso imaginar o q deve ter saído lá fora.
Repito, como ela ficou famosa com os livros se essa informação fosse verdadeira, teria saído em muiiiitos jornais.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back