Lórien Leaf
Usuário
O Legolas ainda não tinha sido inventado quando O Hobbit foi lançado pela primeira vez, em mil novecentos e trita e tais, pelo que é normal que não seja mencionado. Mas, com o que sabemos hoje em dia - que ele é filho de Thranduil, com certeza já tinha nascido, e muito provavelmente vivia com o pai - facilmente se deduz que ele participou na batalha.
Além disso tal coisa estaria em concordância com a obra, já que é de esperar que Legolas tivesse uma experiência considerável em lutas para ser escolhido para a Sociedade do Anel, o que ele comprova em várias situações, e a Batalha dos Cinco Exércitos foi o maior evento bélico que ocorreu perto do palácio de Thranduil durante o seu período de vida.
Eu acho que aqui o 10º tocou em um ponto interessante sobre essa e todas as outras questões mais 'puristas' levantadas sobre o filme de O Hobbit. Quando escreveu O Hobbit, a história de O Senhor dos Anéis ainda não estava escrita - tanto que podemos observar uma mudança de 'tom' de um livro para o outro, além da inclusão de personagens.
O que eu vejo, em questões como essa, é que o filme só teria a ganhar com as "escapadelas" baseadas nas outras obras. Não estou dizendo 'pirar na batatinha para justificar a aparição do garotão da meninada', mas usar as obras posteriores para enriquecer a história mesmo.
Entrar em umas de 'se não estava em O Hobbit' não tem porque aparecer é bobagem, até porque, como já foi comentado em várias entrevistas, parece que só o primeiro filme será O Hobbit, o outro estabelecerá uma ligação entre o primeiro e a trilogia. Nesse caso, usar elementos das outras obras é até óbvio e, o que é mais importante (já que a idéia é 'ligar' os cinco filmes entre si), evita uma variação muito grande entre uma história e outra.
Parabéns!
Ambos falaram tudo para todos. As obras devem ter conecções para facilitar a compreensão e o desenrolar da história do anel.