Não acho que a história dos midi-chlorians era caô do Palpatne não. Tanto que eu acho que ele só consegue se manter vivo daquele jeito decrépito até o Episódio VI por causa disso.
-----
Com relação ao filme, ainda não dei meu parecer. Preciso muito assistir de novo, mas adianto que não achei isso tudo.
Não gostei:
- O ritmo, apesar de estar BEM melhor nesse filme, ainda não fluiu suficientemente bem. Em alguns momentos, bocejos involuntários surgiram;
- A trilha sonora, apesar de esar bem editada e ter novos temas interessantes, não chegou aos pés das trilhas anteriores, nem mesmo aos pés das dos Ep. I e II. Faltou emoção.
- Utapau e Kashyyyk são planetas que não fariam falta alguma à história. Serviram, sim, pra mostrar parte da ação acontecendo em outros cantos da Galáxia, mas principalmente no caso do segundo planeta, não fez falta alguma. Aliás, a participação do Chewbacca é totamente inútil.
- Atuações.... ah, as atuações. Me incomodaram demais. É incrível como um ator mal dirigido em um fundo azul rende pouco. Dali só se salvaram realmente o Sam Jackson e o Ian McDiarmid. O resto....lamentável. Não dá nem pre reclamar mais do Mark Hammill e da Carrie Fisher. Elesdão um banho nesses novos.
- A luta Obi-Wan vs. Anakin, que é anunciada desde 1983, e não passou de maaais um duelo de sabres, com raros momentos de brilhantismo. Onde estava o duelo psicológico tão bem usado no Império e no Retorno? Por que raios o Obi-Wan larga a Padmé caída num canto e vai tentar MATAR seu pupilo, em vez de sair correndo pra salva-la? Por que raios ele cede à raiva e tenta matar seu pupilo em vez de tentar salvá-lo? É, tio Obi-Wan não é tão nobre assim... nem o duelo.
- Odiei aquela iguana turbinada que serve de montaria pro Obi-Wan. Pqp, que irritante.
- O romance dos dois me dava ânsias de vômito. Muito chato.
- A ida do Anakin pro Lado Sombrio e o fim da Ordem Jedi. Tudo muito corrido, muito rápido... acontecimentos que mereciam mais tempo de filme, pois representam o núcleo dessa saga.
Gostei:
- Grievous. Incrível, mas eu gostei dele. Achei um vilãozinho tosco, divertido, caricato, bem diferente do que eu imaginava. Foi um toque mais leve em um filme tão pesado.
- Anakin vs. Mace Windu vs. Palpatine. Ótima luta, ótima resolução da cena. Rápida e bastante chocante.
- Palpatine. Ele e o Yoda SÃO o filme. Ian McDiarmid teve de longe a melhor atuação, e soube ser engraçado, cínico e vilanesco na medida certa.
- A seqüência onde os jedi são mortos. Linda, certamente uma das melhores da saga. E mostrou que a equipe do filme está aprendendo a editar.
- Toda a seqüência final.... funeral da Padmé, nascimento dos gêmeos, nascimento do Vader. Poucos minutos que possuem uma carga emocional muito mais forte que os três filmes novos juntos.
- Yoda vs. Palpatine. Muito melhor que Anakin vs. Obi-Wan. Mais impactante, mais ágil...
- A cena inicial. Me deu uma sensação de profundidade que eu nunca tive no cinema. O cruzador vai deixando o primeiro plano, a batalha se descortina lá atrás, e parece que vamos cair em Coruscant. Apesar da batalha em si não ser nada demais, alguns momentos são belos.
Devo ter gostado de mais coisa, mas não lembro agora...
Ah sim, TARKIN! TARKIN! Aos 47 do segundo tempo, mas ele estava lá.
Tenho muito a falar ainda sobre essa saga, mas digo depois...