jrmalta
Usuário
Do ponto de vista técnico o filme é impecável. Mas analisando o roteiro, acho falho e sinto que ele desvirtua o legado da trilogia clássica e de O Despertar da Força.
- Sobre Poe Dameron e o seu motim. Quando ele fica sabendo que a general Holdo e a alta cúpula da Resistência estavam organizando uma retirada, fica indignado e inicia um motim, minha interpretação (como espectador que procura interpretar as coisas do jeito menos idiota possível) era de que a retirada só era possível para um pequeno número de pessoas, que a alta cúpula estava querendo se salvar e abandonar todo o restante. Poe Dameron, procurando outra alternativa, inicia o motim e envia Finn em uma jornada...
Mais tarde, porém, fica estabelecido que o motim foi totalmente sem propósito, praticamente todo mundo poderia ter sido salvo, e tanto a general Holdo poderia ter se explicado melhor, quanto Poe Dameron se mostrou ignorante sobre a possibilidade de todos poderem fugir, julgando mal as intenções da alta cúpula (ignorância que eu como espectador posso ter, mas ele como membro daquele universo, não). E mais: esse motim causou que Finn, em sua jornada, acabasse nas mãos da Primeira Ordem, e com isso a Primeira Ordem fica ciente das fuga dos rebeldes, o que estraga seu plano de se esconderem na base rebelde daquele planeta e, em última instância, resulta na série de batalhas e sacrifícios que se seguiram, como a morte da Holdo e do Luke. Quer dizer, boa parte dos conflitos do filme se deu por causa desse motim despropositado, não fosse isso mal teríamos filme, os rebeldes chegariam ao planeta, Luke não precisaria dar as caras tão cedo, Finn sequer teria toda aquela aventura, etc...
- Luke, na trilogia clássica, era capaz de ver o bem em Darth Vader, um dos maiores vilões da história... Motivado por isso se entrega ao Império e encara o próprio Vader e o imperador... Mais tarde se recusa a matar Vader e como consequência por pouco não chega a morrer... Tudo isso para, anos depois, conjecturar matar o próprio aprendiz, o próprio sobrinho, na calada na noite e de maneira covarde, meramente porque sentiu o lado negro nele...? Francamente, pra mim não colou... Mesmo que depois seja dito que ele no último momento desistiu da ideia...
- A história forçada do item acima é praticamente a única questão que o filme aborda com respeito ao passado (à transição da trilogia clássica para essa nova trilogia), terreno que O Desperar da Força mal explorou e que eu esperava que fosse explorado nesse filme. Tenho a sensação que The Last Jedi pouco estava ligando em dar resposta às questões que aquele primeiro filme colocou e em dar continuidade à sua trama. Por exemplo, O Despertar da Força pedia uma explicação sobre o Snoke, quem ele era, porque era tão poderoso, como fez surgir a Primeira Ordem, como conheceu e seduziu Kylo Ren... Tudo isso é jogado pra debaixo do tapete, e o personagem é simplesmente descartado*. O Despertar da Força também pedia uma explicação sobre o passado da Rey... estabelecer que ela mal tenha passado parece uma resposta acochambrada - poderia ter funcionado no primeiro filme, mas segurar essa questão para o segundo filme e só então resolver dessa forma, sei lá, para mim denota uma trilogia pouco interconectada, pouco pensada em seu todo, como se o segundo roteirista não quisesse seguir o que o primeiro vinha estabelecendo...
*Aliás, se ele era tão poderoso a ponto de enxergar o estado mental de Kylon Ren (e até mesmo implantar dúvidas, sentimentos!), e estava convicto de que ele tinha abraçado o lado negro da força, por que não previu a traição, não previu que o próprio Snoke era o inimigo a ser morto? Em O Retorno de Jedi isso é mais compreensível, porque Vader virou a casaca de uma forma um tanto quanto inesperada (a não ser pelos instintos bondosos e filiais de Luke) , e o imperador não era tão clarividente como Snoke...
- Fora outros problemas menores... Por exemplo, pra que diabos uma pessoa tem que ficar na nave, enquanto toda tripulação a abandona? Não poderiam deixar droides, ou meramente programar a nave, ou controlá-la a distância? Fato forçado só pra estabelecer o sacrifício da Holdo... Aliás, se o general da Primeira Ordem está ciente da fuga da tripulação de rebeldes, ele como militar experiente deveria ter previsto que a nave rebelde poderia ter sido usada daquele jeito contra a nave da Primeira Ordem...
- O fato do Luke estar presente na batalha meramente como um "holograma" eu gostei bastante, especialmente porque, pelo que entendo do personagem, ele não é grande espadachim, ganhou do Vader em um surto de raiva, em um surto de lado negro, surto que surpreendeu Vader. Vader que, aliás, era outro que estava acabado e por isso também não era (naquele momento) grande espadachim - e, mais importante: como o próprio Luke apontou, não desejava matar o Luke, não estava lutando pra valer... Enfim, mas isso levanta a questão: pra que Luke ficou presente na batalha daquela forma (o que resultou em sua morte)?? Poe Dameron levanta a hipótese de que Luke teria chegado ali por alguma entrada, e sabendo dessa entrada desejava que todos saíssem enquanto ele distraia a Primeira Ordem... Mas depois fica estabelecido que Luke não estava ali fisicamente, o raciocínio de Poe estava errado. Então, pô, Luke à distância explorou o local, sabia que havia uma saída? Forçado né? E se for isso, por que não mencionou quando teve a oportunidade, ao invés de deixar que o raciocínio errado de Poe Dameron levassem os rebeldes a apostar nisso? E de qualquer forma, e se Rey não aparecesse para levantar as pedras, tudo seria em vão?
Enfim, estou pouquíssimo curioso para saber como essa trilogia vai terminar, muito longe daquela vibe que o primeiro filme causou....
Concordo com muito do que disse, sobretudo na parte do Snoke, que pra mim foi a pior parte. Além de nem sequer terem explicado nada sobre ele, ele ainda "morre" de forma estúpida, pra um aprendiz supostamente ainda em formação... O roteiro pode ter sugerido que, como Kylo conseguiu enganar o todo poderoso Snoke, ele já estaria pronto, acabado e é de fato um dos mais fortes Lord Sith que já houve. Entretanto, isso não ficou demonstrado no filme e ficamos sem qualquer expectativa para um novo filme. Não há um lado negro forte, misterioso e quase imbatível, apenas um Kylo, cheio de conflitos, por vezes dominado por Rey, inclusive mentalmente, que tem cara de menino chorão.
Pra terminar, respeitando todas as opiniões, sem esse enredo da força, sem a dicotomia, sem os acasos não acasos, a saga perde toda a sua natureza. Torna-se, na verdade, uma outra coisa, e não o bom e velho Star Wars. Sem dúvida teremos que nos adaptar para a nova realidade. A não ser que o XIX revele coisas (como por ex. mudar a realidade sobre os pais de Rey; esclarecer o passado de Rey, já que pelo o que que me pareceu no VII é que ela estava na cena do massacre da academia do Luke; a origem e o real destino de Snoke etc) que por fim pelo menos mantenha aquela pegada Star Wars original. Mas, por fim, apesar de ter sentido que o Star Wars raiz acabou totalmente, esquecendo que se trata de um Star Wars tradicional, gostei do filme, gostei da aparição do Yoda, gostei do modo com que Luke se encorporou na força, tal como Yoda, gostei da "nova" faceta da força (a projeção de seu corpo através da força na luta de Luke com Kylo, gostei da cena da Rey procurando suas respostas...
Pra terminar, respeitando todas as opiniões, sem esse enredo da força, sem a dicotomia, sem os acasos não acasos, a saga perde toda a sua natureza. Torna-se, na verdade, uma outra coisa, e não o bom e velho Star Wars. Sem dúvida teremos que nos adaptar para a nova realidade. A não ser que o XIX revele coisas (como por ex. mudar a realidade sobre os pais de Rey; esclarecer o passado de Rey, já que pelo o que que me pareceu no VII é que ela estava na cena do massacre da academia do Luke; a origem e o real destino de Snoke etc) que por fim pelo menos mantenha aquela pegada Star Wars original. Mas, por fim, apesar de ter sentido que o Star Wars raiz acabou totalmente, esquecendo que se trata de um Star Wars tradicional, gostei do filme, gostei da aparição do Yoda, gostei do modo com que Luke se encorporou na força, tal como Yoda, gostei da "nova" faceta da força (a projeção de seu corpo através da força na luta de Luke com Kylo, gostei da cena da Rey procurando suas respostas...