Bom, posso estar cometendo um equívoco, mas até onde sei a amizade de biografias e de um documentario sobre a vida de lewis que assisti, onde é tratado esse tema, Tolkien para com C.S. Lewis era algo muito além das histórias que escreviam.
Lewis teve uma vida dificil que piorou com a perda da mãe e o envio do mesmo para uma escola do tipo internato. Ele sempre foi um católico fervoroso, mas após a morte da mãe, ele passou a questionar a religião e por fim virar ateu.
Foi na faculdade que Lewis conheceu Tolkien, que insistia no cristianismo e na existencia de Deus, praticamente em todas as vezes que se encontravam. Em um momento Lewis disse ter percebido um "SINAL" o que devolveu a tona sua crença católica. Os dois acabaram por se tornar muito amigos e frequentavam um tipo de "clube do livro/escritor" onde expunham suas histórias.
Lewis era muito mais ouvinte do que escritor inicialmente, e sempre admirou as obras de tolkien, mas de qualquer forma, também questionava alguns de seus personagens ou contos.
Tolkien realmente não gostou da obra de Lewis, mas o segundo sempre disse entender os motivos dele, e de outros, e que suas obras não eram para adultos e isso justificava ainda mais que fossem repelidas.
Logo a amizade entre os dois não foi abalada por isso, tinham apenas, opiniões diferentes.
O afastamento foi causado por outros motivos, maiores, que foram expostos em outros comentários aqui no tópico.
Abraços,
Ciryatan