Saindo na frente da New Line Cinema, a Warner Bros. fechou acordo com a IMAX Corporation para exibir Matrix Reloaded e Matrix Revolutions nos cinemas IMAX juntamente com a exibição nas salas convencionais.
A New Line negociava um acordo semelhante com a empresa para o lançamento de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei no sistema IMAX já em dezembro, quando o filme será lançado. No entanto, a Warner é que terá o privilégio de realizar o primeiro lançamento simultâneo de um filme nas salas tradicionais e nas salas equipadas com as gigantescas telas IMAX.
A vantagem de se assistir a um filme no formato IMAX é o tamanho da tela em que ele é projetado. Enquanto o formato de exibição nos cinemas convencionais é de 35mm, no IMAX o tamanho da película é de 70mm, ou seja, o dobro do espaço de tela. Além disso, as continuações de Matrix contarão com inédito processo de remasterização digital (chamado DMR) na transferência do formato padrão para o expandido, permitindo, assim, que a qualidade da imagem seja mantida.
“Através do processo de conversão IMAX DMR, tomamos um cuidado meticuloso para manter a integridade técnica dos filmes. A experiência IMAX de Matrix Reloaded e Matrix Revolutions vai acrescentar uma nova dimensão à ação visual inovadora dos filmes e promover a visão dos irmãos Wachowski em contar a história da trilogia em múltiplos formatos”, declarou o produtor Joel Silver.
“As versões remasterizadas de Matrix Reloaded e Matrix Revolutions fornecem ao nosso público uma forma totalmente nova de experienciar os dois filmes, que é até mesmo mais imersiva e mais excitante”, disse o presidente de distribuição da Warner, Dan Fellman. “Estamos muito contentes em trazer esses dois filmes para os fãs de Matrix e os novos espectadores nos cinemas IMAX, além de de participar do que acreditamos ser parte do futuro do cinema”.
Matrix Reloaded estréia nos Estados Unidos em 15 de maio. Pouco tempo depois, o filme entrará em cartaz nos cinemas IMAX do país. Já Matrix Revolutions estreará nos dois sistemas no mesmo dia, 5 de novembro.
A propósito: A Warner Bros. do Brasil divulgou em seu site oficial uma lista com as salas onde o curta O Vôo Final de Osiris está sendo exibido. Para conferir (e não passar raiva no cinema), clique
aqui!
Acrescentamos que o Cineplex Del Rey e o Cine Jardim, em Belo Horizonte, também estão exibindo o curta.
Fonte: Cinema em Cena
p.s. iuruu... ei teremos cinemas IMAX aqui no brasil, alguem sabe ???