• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Usinas Nucleares/Radioatividade

Você é a favor da existência de usinas nucleares em nosso país?


  • Total de votantes
    39

Desculpe minha ignorância (se há alguma piada nisso), mas porquê só com Enéias?

Cara, vocês não tem senso de humor mesmo, né? :think:

Na verdade não tem piada...

Pra quem não conhece, na plataforma de governo do Enéas, caso ele fosse eleito, uma das prioridades era do Brasil fabricar a bomba atômica, não com intuíto de atacar outros países, mas pra poder falar de igual pra igual com eles e ao inves de baixar a cabeça e temer eles... e eu concordo plenamente, e tenho a mesma opinião no caso das Usinas Nucleares, mas nenhum dos nossos atuais governantes tem visão, ou na verdade, intenção e decência de prevenir ou fazer o país crescer.
 
Na verdade não tem piada...

Pra quem não conhece, na plataforma de governo do Enéas, caso ele fosse eleito, uma das prioridades era do Brasil fabricar a bomba atômica, não com intuíto de atacar outros países, mas pra poder falar de igual pra igual com eles e ao inves de baixar a cabeça e temer eles... e eu concordo plenamente, e tenho a mesma opinião no caso das Usinas Nucleares, mas nenhum dos nossos atuais governantes tem visão, ou na verdade, intenção e decência de prevenir ou fazer o país crescer.

Ah, tá, eu não sabia disso, eu também concordo com todo mundo poder ter armas nucleares, ou ninguém tem ou todo mundo tem!
 
Se está com duvidas, vá a feira Painel Energia Eólica que acontecerá dia 7 de Abril em Fortaleza. Alías o Ceará está de parabéns por ser um dos estados que mais investem nesse tipo de energia

http://www.portal-energia.com/painel-energia-eolica-2011-no-brasil-fortaleza/

Eu fui em 2009 e todo ano sempre há melhorias, gradualmente o rendimento e desempenho dos geradores eólicos vem melhorando pra melhor.
Melhorar sempre melhora.
Células solares também estão aí. Tentando ser baseadas em coisas além de silicio.

Mas qual a área que teria que ser desperdiçada pra iluminar são paulo?
 
Eu espero que o terremoto no Japão tenha botado pânico suficiente pra desistimular e esfriar mais investimentos nisso.

Uma coisa independe da outra. Não vivemos numa área de interseção de QUATRO placas tectônicas. Nesse sentido - e em muitos outros - fomos abençoados, então achei meio nada a ver tua esperança de uma coisa influenciar outra.

Se você não quer morar perto de presídio, vai fazer o que no Interior Paulista? :lol:

Falou aquele que mora em Alphaville, né. :lol:
 
Falou aquele que mora em Alphaville, né. :lol:

:gotinha:

São Bernardo coloca Alphaville no chinelo.:mrgreen:

Mas a piada sobre os presídios é só pelo fato da região de Pres. Prudente, Presidente Bernardes e outros presidentes ter algumas (nem sei quantas) cadeias de segurança máxima. Fugir de sampa para ir morar lá, é morar perto de presídios, oras.
 
O Brasil é um dos poucos paises do mundo que se pode dar ao luxo de nunca depender dessa tecnologia perigosa. Investir nisso é jogar muito dinheiro fora. Angra I e II até hoje ainda nem deram o devido retorno do que foi investido. Itaipu deu de 1 milhão a zero em matéria de custo x beneficio!

1 milhão a zero? Você tem números?

Sabe para quando está previsto o início do retorno econômico de Itaipu? 2023. Lembrando que as obras começaram em 1974.

Há também outros aspectos da obra, que comprometeram toda uma diversidade biológica, e destruíram uma das maiores - senão a maior - belezas naturais que o país já teve: as Sete Quedas.
 
Uma coisa independe da outra. Não vivemos numa área de interseção de QUATRO placas tectônicas. Nesse sentido - e em muitos outros - fomos abençoados, então achei meio nada a ver tua esperança de uma coisa influenciar outra.

E não foi preciso nem meio ponto na escala Richter pra derrubar o que era considerado até então uma sólida, segura, inabalável e muito bem construida plataforma P-36 da Petrobras e nisso 350 milhões de dólares investidos foram pra lata do lixo. E que cara ficaram depois os engenheiros que falavam que aquilo era totalmente seguro?

Repito: não confio na capacidade brasileira em administrar certas tecnologias perigosas que ainda não tem total domínio.

E lixo nuclear não é brincadeira. Se fosse fácil recicla-lo igual fazemos com derivados de petróleo eu seria o maior defensor dessa tecnologia.
 
:gotinha:

São Bernardo coloca Alphaville no chinelo.:mrgreen:

Mimimimimimimi, tu tá a 150km de Tremembé, a galera de lá mata o pessoal e enterra no teu quintal. :nana:

Repito: não confio na capacidade brasileira em administrar certas tecnologias perigosas que ainda não tem total domínio.

E lixo nuclear não é brincadeira. Se fosse fácil recicla-lo igual fazemos com derivados de petróleo eu seria o maior defensor dessa tecnologia.

Pra dominar basta capacitar. Para reciclar lixo nuclear basta ter o hábito e algum planejamento com os capacitados da frase atrás.
 
Última edição:
1 milhão a zero? Você tem números?

Sabe para quando está previsto o início do retorno econômico de Itaipu? 2023. Lembrando que as obras começaram em 1974.

Isso é besteira. Quem divulgou essa noticia está viajando longe e olha que eu conheci lá dentro "in loco".

Pegue tudo o que país já produziu consumindo a energia gerada nela ao longo desses anos? Já dava pra ter feito outra.

Isso sem falar nos impostos que nós consumidores residenciais e industriais pagamos.
 
Última edição:
Repito: não confio na capacidade brasileira em administrar certas tecnologias perigosas que ainda não tem total domínio.

Você não confiar não significa nada. O Brasil tem em mãos duas usinas nucleares. Me fala, quantos acidentes tivemos?

E lixo nuclear não é brincadeira. Se fosse fácil recicla-lo igual fazemos com derivados de petróleo eu seria o maior defensor dessa tecnologia.

Pra isso existe o Paraguai. :mrgreen:

Mimimimimimimi, tu tá a 150km de Tremembé, a galera de lá mata o pessoal e enterra no teu quintal. :nana:

Eu moro em apê, não tenho quinta-al.:nana:
 
Você não confiar não significa nada. O Brasil tem em mãos duas usinas nucleares. Me fala, quantos acidentes tivemos?

O fato do numero hoje ser zero não diz absolutamente nada.

No menor relaxo interno lá dentro um dia acontece e afinal quem diria que um dia teríamos acidente em plataforma de Petrobrás que era motivo de orgulho como essa merda de Angra que você tanto paga pau e acidente na base aeroespacial em Alcântara-MA?
 
Acidente aeroespacial é uma novidade brasileira, realmente :yep:. A NASA não tem nenhum acidente espacial, em toda a sua história. Só no Brasil mesmo para acontecer acidentes com algo tão banal quanto tecnologia aeroespacial.
 
A NASA não tem nenhum acidente espacial, em toda a sua história.

NASA não tem acidente? Eu vi a Challenger explodir ao vivo pela TV e ser o assunto principal no Jornal Nacional em 86.

Ahhh esqueci que nesse ano você nem estava nos planos dos seus pais!

 
Última edição por um moderador:
Última edição por um moderador:
Isso é besteira. Quem divulgou essa noticia está viajando longe e olha que eu conheci lá dentro "in loco".

Não, não é besteira, e não é "notícia divulgada". Eu moro em município que teve área alagada pela barragem da usina, e já tive contato com diversos trabalhos e números relacionados.

Por exemplo, desde 1985, a Itaipu já pagou cerca de 4 bilhões de dólares somente em royalties. Isso para o Brasil, desconsiderando os valores pagos ao Paraguai. E esses royalties continuarão a serem pagos até 2023, justamente por se basear em cálculos de retorno de investimento, que levaram em conta o prejuízo causado aos municípios que tiveram áreas alagadas.

Já os danos ambientais reais são incalculáveis.

Pegue tudo o que país já produziu consumindo a energia gerada nela ao longo desses anos? Já dava pra ter feito outra.

"Tudo o que o país produziu" gera valores que devem amortizar inúmeras outras coisas além de energia elétrica. Rodovias, estruturas de telecomunicaçãoes, portos, aeroportos etc. Isso só para ficar em itens em sua maioria públicos. Ainda é preciso considerar todos os outros custos diretos e indiretos de produção.
Não dá pra pensar (hipotéticamente) "ah, o país produziu 100 bilhões em 2010, e como 50% da energia utilizada vem da Itaipu, então a Itaipu gerou 50 bilhões". Não faz sentido nenhum.

E você ainda teria de considerar os custos de oportunidade. Com o dinheiro gasto para construir e manter a Itaipu ao longo de todos esses anos, o que poderia ser feito? Provavelmente muita coisa melhor em termos econômicos, sociais e ecológicos.
 
É claro que se você analisa o custo além da usina (cidades impactadas, prejuizo ecologico no entorno) isso é um outro universo muito maior

Mas em relação a obra de concreto armado (somente a usina em si que eu estou me referindo) a qual tomei conhecimento quando visitei ela numa excursão do Senai em 90, por tudo o que foi produzido naquela época já consideravam ela paga.

Mas aqui é o Brasil onde se rouba muito e desvia muito dinheiro e se esse "pagamento" adicional ainda acontece pode ter certeza que isso se deve a outras consequências.

Ainda assim a quantidade de energia que ela gera é algo muito grande e se o Brasil pode avançar muito no seu crescimento industrial nas ultimas décadas deve muito isso a Itaipu com todos os prós e contras que ela tem.
 
É claro que se você analisa o custo além da usina (cidades impactadas, prejuizo ecologico no entorno) isso é um outro universo muito maior

Sim. Uma análise econômica completa e significante deve levar tudo isso em consideração, e ignorar esses fatores é um erro.
 
NASA não tem acidente? Eu vi a Challenger explodir ao vivo pela TV e ser o assunto principal no Jornal Nacional em 86.

Ahhh esqueci que nesse ano você nem estava nos planos dos seus pais!


Este acidente da Challenger me lembro muito bem. Se eu não estiver enganado o lançamento estava sendo transmitido ao vivo pelo SBT ou Bandeirantes na época. Neste missão que falhou a NASA tinha selecionado uma professora do ensino fundamental do EUA para ir ao espaço com os astronautas, além do primeiro astronauta negro.

tripulacao_challenger.jpg
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo