Que agradável tirinha, Cuequinha! Muito muito boa mesmo!
Sortudo fez juz ao seu nome (putz que sorte pedir tudo que o barman tiver, hehehe)
Realmente qualquer um que saiba fazer interpretação de textos consegue. Só tem um problema que já detectei em pelo menos 80% das pessoas do fórum. Não conseguem.
Por que? Desculpe, pessoal... já insisti isso milhares de vezes e até abri um tópico sobre isso no literatura.
Porque não são capazes de ler coisas desagradáveis.
É fácil ler coisas agradáveis. É quase como massagem no ego, vendo um autor (um autor! não é qualquer um não! um autor!) concordar conosco, saber como nos agradar até o amâgo de nosso ser. É como se ele soubesse exatamente tudo o que estamos sentindo, um amigo que nos compreende sem nunca ter nos visto, que sabe dos nossos problemas e vai nos oferecer uma palavra amiga. E ficamos na espectativa que também nos dê uma solução para o problema.
Porque acham que livros de auto-ajuda vendem tanto
Mas esses autores são espertos... eles não leram apenas coisas agradáveis como o pessoal que compra seus livros. Eles leram de tudo, exatamente para saber o que o Seu Zé da venda de frutas sente, a Maria-Chipa que dá pra todo mundo sente. Eles leram livros chatos como o Cortiço, Lusíadas, para ver todos os problemas de todo mundo, saber exatamente como cada pessoa sente-se aqui e agora, e no passado, e talvez quem sabe no futuro?
Eu sei exatamente como cada um de vocês se sente, sei os argumentos que usarão para não ler. Sei as barras de casa de vocês, a pressão dos pais, a raiva que dá quando os pais dão o livro de Harry Potter para seus primos mais novos, mas reclama quando você quer comprar os volumes de HoME. Sei que vocês não querem dar presente de dia dos Pais por vingança por essas injustiças, que vão ficar de bico e não vão conversar com eles por isso ou por qualquer outra coisa. E que provavelmente quando tiverem de conversar, não será bem uma conversa, mas sim você "dizendo umas verdades para eles!".
E ao saber disso, posso escrever como um de vocês... usando as mesmas forçações de barra nos textos que escrevo, as mesmas coisas idiotas que fazem mas que na hora não pareciam tão idiotas assim.
Isso porque eu li as coisas desagradáveis... e tentei entender essas coisas desagradáveis. Seja o depoimento de um critico literário chato ou de um pré-adolescente histérico porque o pai não quer dar um carro se passar no vestiba.
E ao entender, minha capacidade de argumentação aumenta. Mesmo discordando, a minha indignação, minhas emoções não serão capazes de interferir com o processo lógico de argumentar, com o processo de dissertar sobre o tema.
Coisa que 80% das pessoas daqui não conseguem... é só dizer "respeito sua opinião, mas não concordo" que o mundo desaba para muitas pessoas em um fórum. Em qualquer fórum, diga-se de passagem.
"Pois não pode-se pedir por tolerância sem compreensão"
Mas quem realmente QUER compreender o próximo?