• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR!!!!!!!

Re: Vestibular: eu TENHO QUE PASSAR !!!!!!!!!!!

Ahhh!! Minha namorada faz química (bacharelado) aqui, pelo amor de Deus! Como alguém pode prestar química????????? hahaha

Ainda bem que alguém presta química...

Tenho um amigo que pensou seriamente em ser astrônomo. Estava indo muito bem na USP, mas acabou abandonando o curso de física. Agradeço aos que ficaram, sem os físicos e possíveis astrônomos eu não entenderia um pouco melhor nosso curioso universo. Sem os químicos eu não teria tantas, mas tantas facilidades no meu dia a dia.

Sem mim não haveria diferenciação dos produtos no mercado. Viva a publicidade e a indução à compra e consumo.

---

Passei a fase do vestibular, quase três anos atrás, com o relativo nervosismo da maioria. Diferente do pessoal da minha idade eu estava indeciso quanto a estudar um ano e entrar na pública (tinha acabado de sair do terceiro colegial e não passei em publicidade na USP), onde eu teria aulas à tarde e não poderia trabalhar ou entrar na particular (nas quais eu "passei" aos montes[ "que surpresa"]) onde muitos não estão tão interessados mas onde eu poderia entrar direto no mercado, trabalhar.

Foi uma difícil decisão e quase desisti do meu curso no final do primeiro ano, pensando em jogar tudo pro alto e lutar pela pública, já que vários amigos meus estavam entrando e parecia ser uma coisa de outro mundo, além de relativamente fácil. Mas hoje não sinto nenhuma for por estar em uma universidade paga e até por trabalhar e estudar.

Quer dizer, atualmente mesmo me demiti, com uma folguinha (em outras palavras, economias) pra mofar uns meses, mas logo eu volto a trabalhar, coisa que adoro, e aplicar o que estou aprendendo, coisa que eu não mais vivo sem. Acabei percebendo que começou a acontecer comigo mais ou menos o que eu sentia no colégio... eu ia "esquecendo" o que eu aprendia ao longo dos anos, o que é natural. Descobri que não tenho doença alguma e fiquei feliz em perceber que aplicando logo o que eu aprendo na faculdade estou "solidificando" muito mais o que vejo na teoria em sala de aula. Já a maior parte daqueles conceitos do colégio... PUFF.

Acredito também estar preparado para enfrentar os que vão chegar daqui a um ano e meio no mercado, com pouca experiência prática e com um diploma de universidade pública na mão. Não quero me justificar quanto a estar na particular, pois acho que seria ótimo estar em uma universidade pública, especialmente se eu pudesse trabalhar e estudar. Ainda mais por não ter que pagar nada! (convenhamos, esse é o maior atrativo). Mas, bem, nunca achei impossível trabalhar e estudar, especialmente com finais de semana livres pra mandar bala nos trabalhos e estudo pras provas. E sinceramente não me arrependo de ter decidido entrado em uma particular. Aliás, me parece sensato pensar na quantidade ínfima de bons profissionais no mercado que vieram das públicas, em comparação aos que estudaram em particulares ou nem cursaram universidade. Uma vantagem agradável não é uma garantia nem atestado de sucesso, muito mesmo dá ao profissional direito único de alcançar seus objetivos.

Mas é aquela eterna discussão, quem está na particular diz que nas públicas o pessoal demora pra entrar no mercado, que quem aprende é o aluno, que os professores muitas vezes são os mesmos (em grande parte é verdade) e que o verdadeiro desafio é o mercado (aliás quando se está no vestibular dizem que o desafio é a faculdade, na faculdade dizem que difícil mesmo é a concorrência no mercado e os mais bem sucedidos no mercado admitem e relatam que gostariam é de ter aproveitado mais suas vidas e suas famílias e não ter trabalhado e estudado tanto) e quem está na pública e geralmente não trabalha (por ter aulas à tade) sente bastante orgulho de estar tendo uma provável melhor formação (pelo menos assim acreditamos), ainda mais quando comparam com a "universidade particular" (que infelizmente muitas vezes identificam como um símbolo único, como se universidade particular uma crosta de algo essencialmente "ruim") e que não raramente ficam um pouco decepcionado com a falta de magia do diplomada univesidade pública depois que chegam no mercado, já que ele não é uma garantia de sucesso profissional.

Enfim... vestibular é uma fase tão pequena da vida. É difícil falar, mas acho desnecessário ser paranóico. É mais uma fase de transição e não vai definir necessariamente se a pessoa vai ser feliz ou infeliz pelo resto da vida, até porque até onde sei somos extremamente adaptáveis. Difícil é lidar com os pais que cobram e com amigos da mesma idade que te induzem a essa paranóia. Se eu não fosse calmo teria tudo para estar enforcado. Meu pai me cobra e muito quanto a estudos e meus amigos quase todos estudam na USP. E eles têm tanto ou mais problemas do que eu, inclusive para conseguir os melhores empregos.

Sem mais, abraços

Última edição:

(aliás quando se está no vestibular dizem que o desafio é a faculdade, na faculdade dizem que difícil mesmo é a concorrência no mercado e os mais bem sucedidos no mercado admitem e relatam que gostariam é de ter aproveitado mais suas vidas e suas famílias e não ter trabalhado e estudado tanto)
concordo com vc!
se bem que, pra mim, o mercado não vai ser tão competitivo, já que faltam estatísticos :mrgreen:
anyway, uma vez dentro da falculdade, vc percebe o quanto o vestibular é fácil :roll:

bom, eu só prestei vestibular para universidades públicas e passei em todas :joy:

Nhai...
Eu não vou prestar UNESP.. 3 razões: preguiça, faculdade longe DEMAIS (muito fim do mundo) e o mais importante: não é tão bem conceituada...
Mas USP, USFCar e UNICAMP eu prestarei..
Química e Farmácia são as primeiras opções... se couber mais uma, Eng. Química, mas só pra falar pra minha mãe que eu prestei sabe?

AH... é Bacharelado, não Licenciatura :P

BANZAI para todos nós vestibulandos 2007!!

Só POR FAVOR, não preste Química e Eng. Química achando que são cursos semelhantes... Não são :disgusti:

Engenheiros não aprendem quase nada de Química :roll:

Ah, sim... se passar na Unicamp... :soevil: :mwaha:

Nhai...
Eu não vou prestar UNESP.. 3 razões: preguiça, faculdade longe DEMAIS (muito fim do mundo) e o mais importante: não é tão bem conceituada...
Mas USP, USFCar e UNICAMP eu prestarei..
Química e Farmácia são as primeiras opções... se couber mais uma, Eng. Química, mas só pra falar pra minha mãe que eu prestei sabe?

AH... é Bacharelado, não Licenciatura :P

BANZAI para todos nós vestibulandos 2007!!

Só POR FAVOR, não preste Química e Eng. Química achando que são cursos semelhantes... Não são :disgusti:

E nao confuda ambas as Químicas com Farmácia!! :lol:

Eu tinha a mesma idéia que vc tem qndo fui fazer vestibular: Química, Engenharia Química ou Farmácia. Optei finalmente pela Farmácia e não me arrependi: tem uma quantidade boa de Química (são 7 químicas diferentes ao todo), além de associar com muita biologia.

Estou no 6° Período (3° ano) hoje e gosto mto do curso. Vi também que são cursos bastante diferentes, pois na farmácia você obrigatoriamente precisa lidar com pessoas, em qlqr área que deseje seguir, enquanto na Química e na Engenharia Química essa obrigatoriedade é qse nula!!

Se quer um conselho, vai para a Farmácia!! É um curso f***!! E Boa Sorte! :cerva:

Ahhh!! Minha namorada faz química (bacharelado) aqui, pelo amor de Deus! Como alguém pode prestar química????????? hahaha

Hey eu prestei pra química hehehe, e eu te digo que é bem simples é só gostar de quimica :beam:

Como disse a maioria química, farmácia e eng. química são coisas bemmmm diferentes...

Um conselho pra fazer química nao adianta apenas gostar de química, vai ter que aturar bastante física e matemática tambem, mais do que eu gostaria hehehe

Acho q esse ano eu faço.... comunicação. Será q já abriram as inscrições na UFRJ?

aff... tá chegando a hora.

Acho que vou prestar UFMG, UFU, UNICAMP.

A melhor coisa que aconteceu no curso de Física na UFRJ nos ultimos anos foi a abertura da Física Médica. Mesmo eu fazendo bacharelado e ODIAR qlq coisa com biomedicina.

O índice de garotas deu um boom tão grande que já dá até pra usar as 2 mãos pra contar o número delas.

Alguém pensando em entrar pra Física na UFRJ?

Você já não tinha passado na UFU, escrevendo sobre Marx e Lênin?

Peraí, ou será que eu li isso no tópico dos sonhos? :mrgreen:

Ei, eu não concluí ensino médio ainda, não tem como eu ter passado. Tratava-se, de fato do programa seriado, cujas provas são realizadas no fim do primeiro, segundo, e terceiro ano. Ou seja, falta uma.

obs: Não sei de onde desenterrou isso, mas tinha a questão sobre a não-existência do suposto mensalão também.

Faltou citar o curso =P

Medicina ou algum curso de Humanas (Filosofia ,Ciências Sociais ou História).

Última edição por um moderador:

Eu fiz vestibular esse mês e ainda tô vendo se consigo passar... <lágrima> a prova tava fácil mas eu fiz pontuação baixa... <burra, burra, burra>, nem estudei!!!! Semana que vem sai o resultado... nem sei de nada!!!
E olha que é pra engenharia.....na hora que eu fiz a minha prova lembrei da minha amiga... " essa passa pra medicina brincando", que desespero, queria me enfiar em um buraco e não pensar nunca mais nesse maldito vestibular de meio e nem de final de ano.... principalmente porque o povo fica perguntando " quantos pontos tu fez " que vontade de bater na cara de um...
Ahhhhhhhh maldito vestibular!!!!

E nao confuda ambas as Químicas com Farmácia!! :lol:

Eu tinha a mesma idéia que vc tem qndo fui fazer vestibular: Química, Engenharia Química ou Farmácia. Optei finalmente pela Farmácia e não me arrependi: tem uma quantidade boa de Química (são 7 químicas diferentes ao todo), além de associar com muita biologia.

Estou no 6° Período (3° ano) hoje e gosto mto do curso. Vi também que são cursos bastante diferentes, pois na farmácia você obrigatoriamente precisa lidar com pessoas, em qlqr área que deseje seguir, enquanto na Química e na Engenharia Química essa obrigatoriedade é qse nula!!

Se quer um conselho, vai para a Farmácia!! É um curso f***!! E Boa Sorte! :cerva:

Nããão.. eu certamente não acho que os 3 são parecidos... pelo contrário, sei que são BEM diferentes e é EXATAMENTE isso que me preocupa...
Especialmente em relação à USP, onde só posso escolher um... ><
tem 34123141 cursos que me interessam T.T
Na UNICAMP só prestarei Eng. Química para rfalar pra minha mãe que prestei e entrar em outro xD afinal, ela está falando pra TODO O MUNDO que eu quero Engenharia... Se eu pelo menos prestar, ela não terá mentido tanto....

Rufgand, estou realmente considerando a possibilidade de optar por Farmácia mesmo...
Desde criança eu brinco de misturar xampu e "fazer" remédio... *criança feliz* Sempre soube que seria cientista (aiai... sonhos infnatis... se eu apenas soubesse o tamanho a Ciência... poderia ter sido mais específica xD)

Alassë.. você não faria nada de ruim com uma meiga colega de fórum possível futura bixete né? você não sabe ainda, mas me adora!

Em outras notícias... simulado hoje.. acho que fui bem (chutei só 2 ^^) apesar de morrer de fome XD
Assim que receber a nota, posto...

não assuste os bixos antes de eles passarem :tsc:

a surpresa é mais legal :hanhan:

Bixos não! Bixete é vc... Se ainda não passaram são vermes, larvas, coisas desse tipo... Até "pré-bixo" vale... Mas bixo ainda não :mrgreen:

*sentindo-se completamente desprézível por não estar na faculdade*
Nhai Alassë... Isso é jeito de falar com uma futura bixete em potencial??
>___<~~~
*torcendo para que futura veterana goste de mim*

Bixos não! Bixete é vc... Se ainda não passaram são vermes, larvas, coisas desse tipo... Até "pré-bixo" vale... Mas bixo ainda não :mrgreen:

ano que vem serei veterana :hanhan: :obiggraz:

Feanari, pode ficar traquila que eu cuido de vc :soevil:

:rofl:

Vou comentar essa lá na minha sala. O pessoal vai rir pacas...

No meu curso temos 5 TMHs (teoria e metodologia da história).. então a coisa vai até o 5º semestre, todo mundo diz que quem não terminou TMH ainda é calouro!! Imaginem ser chamado de calouro tanto tempo, chega a ser engraçado :think:

Eu era chamada de vóterana fiz bem em ter trancado o curso não ia terminar nunca eu acho :lol:
Vou prestar vestibular em dezembro pra ciências sociais, alguem aqui faz?

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back