Balbo Bolseiro disse:
Você é astrólogo? Porque essa afirmação exige muito conhecimento na área.
Bem, eu conheço astroNOMOS, e vejamos...
Os mapas astrais não foram reconfigurados para o aspecto celestial atual. Porque infelizmente a Terra sofreu um negócio chamado precessão, e atualmente qualquer pessoa está UM SIGNO defasado com o que está escrito nos céus, isso seria imprescendível.
http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto71b.asp
Considerando-se que eu estou no limiar entre escorpião e libra, o que de forma bastante fortuita faz com que os perfis de ambos os signos se encaixem em mim, só que também o perfil de um terceiro (virgem) se encaixa em mim se eu resolvo considera apenas aquilo que me agrada.
Mas eu resolvi seguir rigorosamente todos os quesitos. NENHUM deles se encaixa em meu perfil real.
Algum tempo atrás, eu fui um pouco mais a fundo e fiquei uma tarde lá na livraria Cultura a ler um livro de ANIVERSÁRIOS de todos os signos. Vi o meu dia de nascimento, e retrocedi um mês (porque conta da precessão de aprox. 26 mil anos) e li mais ou menos um intervalo de 7 dias (para frente e para trás de 23 de setembro) para verificar qual era a minha personalidade real.
Novamente, se eu fosse escolher os que mais me agradavam (e aqueles que sabia serem meus defeitos reais e não consigo negá-los para mim mesma), todos se encaixam no meu perfil (tanto o de 23 de outubro quanto os próximos de 23 de setembro).
Mas no momento que eu resolvo seguir minuciosamente tudo à risca, nenhum deles encaixou por completo no meu perfil.
Um porém surgiu em minha mente. O "ego" é um fator que influencia muito a leitura. "Eu" poderia estar atrapalhando consideravelmente a leitura dos dados. Afinal como pode o instrumento de medida (eu) medir a si mesmo (eu)?
Resolvi então fazer outra experiência: olhar os perfis de pessoas que eu conheço bem. Olhei data de aniversário, olhei um mês atrás, e novamente: se eu escolho as características, todas se encaixam nessas pessoas. Quando eu resolvo ser rigorosa, nenhum dos perfis se encaixou nesse estudo. (o mesmo para este pequeno ensaio do tópico)
No caso de minha mãe, não é possível saber qual é o signo dela: era comum registrar uma data que não tinha nada a ver com a data de nascimento no campo. Tive que ampliar consideravelmente o intervalo de leitura (registrada em maio, mas possivelmente nascida entre março e abril). Isso me deixou deveras irritada: todos encaixavam dependendo do caso, nenhum se encaixou perfeitamente no perfil de minha mãe.
O que nos apresenta um ultimo problema: antes de 1940, apenas pessoas da elite tinham certeza absoluta do dia de nascimento. A grande maioria das pessoas no passado dificilmente souberam o dia de nascimento. Se a astrologia foi edificada em termos de estudo de comportamento humano, ela o foi com base numa amostra de indivíduos muito limitada da espécie humana. (nos Egitos, Romas, Grécias antigos, etc., escravos, mulheres, etc., não contavam só para começar)
Então voltemos para a precessão. Apesar de nossos céus terem mudado, os cientistas de tal ciência não mudaram seus métodos. Nao mudar por mudar, mas mudar porque a ciência não evolui em separado de seu objeto de estudo. Se os céus de Babilônia mostravam em uma época a constelação de Libra no zênite, e hoje na mesma época mostram Libra, então toda a configuração celestial é diferente "ontem" de hoje.
E os estudos estão limitados apenas aos mapas e ao que o cliente quer/pode ouvir. (O cliente tem um certo limite de aceitação de defeitos/qualidades) Esse tipo de coisa significa que mesmo que o consultor esteja fazendo alguma estatística sobre o comportamento humano, será por demais superficial, e não tem as ferramentas de um psiquiatra/psicologo para nao se destroçar com um eventual caldo de esquizofrenias que surgir na frente.
Literalmente estão isolados totalmente de AMBOS os objetos de estudo: homem e abóboda celeste. Ambos sofreram mudanças radicais em vários aspetos.
E mesmo assim, continuamos a usar os mapas astrais da Babilônia. De quando então os praticantes eles eram realmente OBSERVADORES do céu. (ao menos... não podemos dizer sobre as observações comportamentais, que se tinham mérito deviam ser somente da elite que sabe que dia nasceu com certeza)
Atualmente não há qualquer observação do céu, em conjunto com estudos sérios de psicologia/psiquiatria/ou qualquer outra forma de estudo comportamental humano com bases estatísticas ou estudos de longa duração da vida de indivíduos, de tal forma que possamos dar algum aval a essa "ciência". Ciência alguma pode ser estática como parou no tempo a astrologia.