Claro que a descrição confere, esse é o charme da coisa. E é isso também que faz com que as pessoas acreditem em astrologia. Saca aula de matemática, aquela coisa horrorosa que chamam de análise combinatória? Bem, eu não saco, tenho só uma vaga lembrança.
Enfim, baseando-se nesse minha vaga lembrança então para continuar meu raciocínio. Você tem 12 casas no seu mapa astral e 12 astros que podem influenciar na sua vida/caráter de acordo com a combinação desses fatores. Isso que nem estamos lidando com a questão de que existem outros aspectos, como conjunção, oposição, ascendente, lua, lilith e o escambau. Agora, pensem no número infinito de 'respostas' que isso não pode gerar. E pense em como é fácil escolher apenas as que tem a ver com você.
Eu, por exemplo, sou de capricórnio. Não sou nem um pouco gananciosa, porém dizem as más línguas que tenho o "gênio ruim típico do signo". Entende? É uma coisa meio self-service, você vai escolhendo o que tem a ver com você. Tanto que eu aposto que se alguém chegasse pra mim e falasse "Ok, na verdade você nasceu em 18/12 e não 18/01" eu acabaria concordando com um monte de coisas a respeito do meu signo, ascentende, mercúrio, vênus, lua, e tudo o mais.