Com licença, deixem-me quotar algumas opiniões...
não acho que Aragorn mataria alguém que tocasse em Andúril, creio que sua frase foi mais uma maldição, por assim dizer...
Aragorn deixa a entender que ele seria capaz mesmo de matar aquele que ousasse pegar a espada...
Acredito que não! Aragorn tem o dom da sabedoria e do discernimento em entender alguém pegando a espada por curiosidade e alguém pegando com maldade.
Em sã consciencia, alguém aqui acha que ele mataria alguém por por a mão na espada? Eu acho que não. Unica exceção era Grima. Esse sim Aragorn poderia matá-lo.
Concordo no ponto da sabedoria e discernimento de Aragorn, mas apesar de Aragorn estar alí como um aliado(de certa forma, isso não é entendido pelos Rohirrin, ainda...), nessa hora ele está pisando em território inimigo.
Lembrem-se que Gandalf suspeita de alguma ação de Saruman, mas não sabe ao todo como as coisas estão. Estão nesse momento sob a mira de lanças e afins. É uma situação complicada. Tudo pode acontecer em tal circunstancia!
Eu penso que Aragorn estava apenas a amedrontar os soldados de Rohan, e talvez estive-se a invocar uma maldição.
Aragorn realmente teve a intenção de , a princípio, alertar para que, todos ali soubessem da importancia daquela espada. Ele se faz entender quando diz que espada é aquela. A mensão de sua história já era o suficiente, mas como muitos aqui sabem, a curiosidade humana é também uma maldição.
Acho q o mais provavel era eles estar simplismente assuntando os soldados ao entregar a espada, apesar da ideia de maldição tambem ser bastante asseitavel.
Imaginem-se no lugar de Aragorn, sob a situação de estar rodeado por pessoas que, tanto podem ser seus aliados como também, podem estar sobre influencia de seu inimigo.
Aragorn, como eu disse anteriormente, apesar de toda sua experiencia, apesar de ter lutado anteriormente com os Rohirrim, agora era um desconhecido naquele país. Ele estava, praticamente, apesar de se apresentar espontaneamente para cumprir com sua palavra, como um prisioneiro resgatado(digamos assim para imagem ficar melhor exemplificada).
Quando do encontro com os Rohirrim e Éomer, ele já havia causado espanto, e agora, separado da espada que por tanto tempo carregou, tendo-a agora renovada, com toda a história acerca dela, e próximo a uma nova batalha, arriscar-se a perdê-la de vista deveria ser insuportável. Imagine-a como "A Preciosa" de Aragorn.
Sendo ele um guerreiro, digamos que a espada era como se fosse sua amada. Vocês arriscariam deixar suas amadas à mercê de um monte de desconhecidos??
Além de tudo, Andúril era uma das formas de reconhecer a herança de seus antepassados, como foi feito na Senda dos Mortos. Lembram-se??