Eu parei de comer carne depois que vi o documentário "
A Carne é Fraca", do Instituto Nina Rosa (faz duas semanas hoje). Eu sabia que os animais não tinham uma vida muito boa nos abatedouros e criadouros, mas nunca tinha visto como eram as coisas por lá, e esse vídeo mostra um pouco disso. Hoje eu me considero vegetariano por dois motivos: porquê sou contra o modo como os criadores tratam seus animais e contra a morte indiscriminada desses animais para o consumo humano.
Pra falar a verdade, eu ainda não senti falta da carne. O que tenho feito desde que parei é tentar me enveredar pelo caminho das comidas vegetarianas, como o seitan, o tofu, coisas à base de soja, etc. Ontem eu fiz meu primeiro seitan, mas não ficou muito bom
(deu na minha cabeça de usar ingredientes errados na falta dos certos, aí já viu, né?).
Acredito que, racionalmente, seja errado matar pra comer. Ou seja: se podemos optar conscientemente pelo vegetarianismo, porquê temos de continuar matando para nos sustentar? Ou matando para sustentar nossos caprichos, como é o caso do
foie gras e do
baby beef, cuja produção envolve atitudes bastante cruéis com os animais.
Quando optei pelo vegetarianismo, tinha consciência de que minha opção era um ato isolado, que pouco ou nada poderia contribuir diretamente para o fim da matança ou da crueldade com que os animais são tratados em criadouros ou abatedouros. Muitas das pessoas que eu conheço vêm com aquele discursso de "ah, mas você acha que você parando de comer carne vai mudar alguma coisas pros bichos?!". Esse é o discursso que eu mais vejo ser utilizado para justificar o consumo de carne: que, mesmo um ou dois de nós parando, as empresas vão continuar matando. Mas, na verdade, isso não justifica nada. Eu particularmente parei não para frear o avanço da Sadia, Perdigão ou sei lá o que no mercado alimentício, mas sim porquê acho errado o consumo de carne.
Mas também acho errado a atitude de certos grupos ou organizações vegetarianas de quererem boicotar frigoríficos, produtos, etc. Acho que a opção de ser ou não vegetariano, como todas as outras que podemos fazer na vida, deve ser feita por cada pessoa individualmente. Por mais que eu recrimine o consumo de carne, creio que a intolerância a esse consumo deve ser ainda mais recriminada.