Putz. Que show. Valeu a pena todo o sofrimento inicial. Se valeu...
Saí de casa as 10h. Tranquilão, achando que ia estar vazio né...quarta feira, dia de colégio e tal...ainda parei na rua pra realizar uma pesquisa de opinião, com perguntas toscas como "O dia está quente hoje?"
Enfim, cheguei a Hard 'N Heavy, onde seria a tarde de autógrafos. Para minha surpresa a parada estava muuito cheia. 11h. O treco só ia começar as 15h. Mas blz, fiquei lá um tempo, peguei minha senha (131) e fui comer alguma coisa nas redondezas...
Voltei as duas e meia e fiquei esperando eles chegarem. Atrasaram uma meia hora, mas foi aquela festa qnd chegaram. O Kiko entrou pulando, felizão
Aí sofri um pouco com a desorganização e a má educação de algumas (leia-se muitas) pessoas que tentavam (algumas vezes com sucesso) furar fila. Mas enfim as coisas se organizaram e consegui entrar na loja.
Peguei o autógrafo do Kiko (ele foi até simpático comigo, tava sorrindo e tal, tinham me falado que ele era meio arrogante mas não achei não), do Edu (esse sim é muito feliz, sempre com aquela cara tosca dele
), do Rafael (acho que ele tava de mau humor. Não sorriu, apenas assinou meu encarte do dvd com cara de bunda, olhou pra minha câmera e pronto), do Felipe, Aquiles e Fábio Laguna (sim, ele estava lá). Tirei foto de todos, embora não pudesse tirar foto com eles. Mas no geral foi muito bom, saí de lá bem empolgado.
Passei em casa, deixei minha mochila e fui direto pro Canecão.
Chegando lá, enfrentei o inferno. Quando eu cheguei tinha umas 20 pessoas na minha frente. Quando abriram os portões tinha no mínimo 100. Mas enfim, é a vida. Enfrentei aquela fila em pé, durante 4h seguidas. Só dei uma pequena saída pra comer algo no Bob's, mas fora isso foi fila direto. E empurra empurra. Muito empurra empurra.
Enfim, umas 8 e 10, consegui, aos trancos e barrancos entrar na droga do Canecão. Passei voado pelos seguranças e fui me enfiar o mais próximo possível do palco. A grade já estava tomada, mas fiquei na segunda fileira.
Depois de mais ou menos uma hora de espera entrou o cara anunciando a banda de abertura, Atlantida. Achei uma boa banda, serviu seu propósito lá, divulgou seu trabalho e talz. O vocalista tem uma boa presença de palco e a banda tem um bom guitarrista. Mas eles podiam ter tocado alguma música cover famosa, eles tocaram 5 musicas, aparentemente todas deles própios, pelo menos eu não reconheci nenhuma.
O aperto continuava grande. Muito grande, quase insuportável. No final da banda de abertura eu fui muuito empurrado pra trás, fui parar na 4ª fileira. Aí entrou o carinha da Hard 'n Heavy agradecendo o grande público presente (a casa estava lotada) e falando os shows que a HnH trará nos próximos anos (Megadeth, Rhapsody, Blind Guardian, entre outros que não me lembro).
Enfim, começou a intro interminááável, já que foi a Gate XIII E a Deus Le Volt. Aí entraram os 6 (não se esqueçam do Laguna!!) mandando de cara Spread Your Fire que ficou muito boa. E eu era empurrado cada vez mais pra longe. Só que de repente, fui cavando meu lugar de volta e quando eu menos espero eu estou à uma pessoa da grade! E era uma micro pessoa, então eu dei uma pequena esmagada no pobre do mlk o show inteiro e fiquei firme e forte lá na frente.
Eu não lembro a ordem exata do set, mas foi algo assim:
Gate XIII/Deus Le Volt (Extremamente longas, só a Deus Le Volt já estaria muito bom).
Spread Your Fire (Essa detonou, ficou muito boa).
Waiting Silence (minha preferida do cd, mas não agitou muito o público).
Acid Rain (Eu não gostava muito dessa música. Mas ela tem uns riffs poderosos que levantou a galera e deu muito certo).
Nothing to Say (Essa sim, clássica, levou a galera ao delírio).
Carolina IV (Kralho. Putz. Que música foooda. Começou com a famosa batucada, os backing vocals, aí entra a guitarra arranhando e talz...essa música foi capaz de empolgar a ponto de todo o Canecão pular, de emocionar e de fazer você babar vendo os caras tocarem. Nota 10).
Angels and Demons (essa também ficou muito boa ao vivo).
Wishing Well (antes dessa música o Edu falou que eles iam tocar um música que falavam sobre sonhos e tal. Que ele sabia que tinha muita gente ali com banda e estava lutando pra arranjar um espaço. Ele dedicou essa música a todos os verdadeiros fãs do Angra. A música é muito boa, o Edu tocou violão se não me engano. Mas foi um bom momento pra relaxar e guardar energias).
Millenniun Sun (O começo dessa foi emendada com o final da Wishing Well, tipo um medley. Eu fiquei assustado com essa música. Todo mundo cantou como nunca, acho que foi a música que mais cantaram. Muito boa).
Never Understand (Essa também foi emocionante, afinal eu considero essa uma das melhores do Angra. Empolgou bastante).
Heroes of Sand (Essa é uma boa música, mas acho que poderia ter sido trocada por alguma do Fireworks. Ficou legal, todo mundo cantou bastante, mas eu particularmente fiquei guardando fôlego.)
Rebirth (Nessa música o Edu falou que queria fazer o maior karaokê da história. Aí mandou geral cantar o começo. Putz, indiscritível a emoção. Cantar aquela música junto com, sei lá, 5 mil cabeças foi fooooda!! Com certeza uma das melhores da noite).
Angels Cry ("A faixa-título do primeiro álbum do Angra, Aaaaangeels Cryyyyyyy". Essa música foi fodástica! Me empolguei muito cantando ela, assim como todos os presentes.)
Shadow Hunter (O Edu introduziu essa música falando que era a música que contava a história do personagem do novo álbum, que descobriu que tudo que ele acreditava ser verdade acabava por não ser, blá blá blá...aí anunciou "The Shadow Hunter", num murmúrio muito foda!! Essa também ficou muito legal ao vivo. Ah, o Edu cantou essa com uma capa, estilo Bruce Dickinson cantando Dance of Death).
Temple of Hate (O Edu sentou perto da bateria e perguntou se a gente tava cansado e tal, a gente parecia cansado, perguntou se a gente queria ir embora, o que, claro, geral gritou não, aí falou que iam tocar uma música pra acalmar, pra relaxar. Eu, que já sabia pelo o que falaram aqui no fórum já fiquei berrando "temple of haaaate". Essa música destruiu tudo, foi muuito foda, mesmo com o som meio embolado. Nessa música o Edu tirou a capa e ficou sem camisa).
Unfinished Allegro/Carry On (Eles tinham saído do palco. Criou-se aquele suspense. Nisso volta o Edu sozinho e manda o começo de Pégasus Fantasy
. Foi muito aplaudido. ele saiu do palco de novo. Nisso começa a clássica introduçao, Unfinished Allegro, geral já berrando Carry On e talz. Bom, o que falar dessa música? Foi sem sombra de dúvida a que a galera mais agitou, mais berrou, mais pulou. Foi emocionante).
In Excelsis/Nova Era (Eles saem de novo do palco. Passam-se uns 5 min, começa aquele suspense. Aí começa a outra clássica introdução e aparece o Aquiles na bateria com uma máscara de polvo!!! Muito foda!! Aliás a bateria dele já tinha uma escultura de um polvo em cima dos bumbos. Muito irado. Aí começa a música e, surpresa!! Cada integrante entra com uma camisa de time aqui do Rio!! O Kiko tava com a do Vasco, o Rafa com a do Fluminense, o Felipe com a do Botafogo e o Aquiles, eu só fui perceber depois, estava com outra do Flu. Aí entrou o Edu com a do Mengão
. Nova Era ficou muito boa também, cantada em unissono pela galera).
Depois dessa, que foi a última música eles ainda ficaram um bom tempo no palco, tiraram fotos, distribuiram paletas, o aquiles jogou o Laguna pro público
e depois jogaram o carinha da HnH (o mesmo que fez um discurso no começo do show). Só que acho que ele era muito pesado aí ele não conseguiu passar da grade
)
Satisfeito, consciente que tinha acabado de ver um puta show de metal, fui me arrastando lentamente até a saída, beber água e enfim ir embora.
Considerações:
1- O Edu é definitivamente um dos melhores frontmans que eu já vi. Seu carisma é altíssimo, ele consegue ser muito simpático com todos e ao mesmo tempo não fica enrolando muito. Corre de um lado pro outro que nem um maluco. Além disso ele tocou violão em várias músicas.
2- Os guitarristas e o baixista estão muito entrosados, sabem o que fazer e quando fazer, tem várias coreografias e tal.
3- O Aquiles parece um polvo!!!
4- O som do canecão é uma bosta, sempre foi e provavelmente sempre será. Tava difícil de ouvir o Edu.
5- Tirei váris fotos legais
6- Econtrei lá, do fórum, o Lonely Bard, a ex-Malva, o DragonSoul (aliás foi com ele que eu fui no show), a Yavanna Kementári e a Elwing.
7- O Angra vai voltar em Abril
8- O Set List está muito bom (tem seus defeitos, claro, mas qual set list não tem?) e eles não perderam tempo com solos, etc.
ANGRA CHUTA BUNDAS!!!!