Hum, deixa eu fazer minha lista de cds do Angra:
1.
ANGELS CRY - Crássicos atrás de crássicos
Tem na minha opinião os dois clássicos mór do Angra,
Carry On, que não tem um banger que não goste, e
Angels Cry que é uma puta duma música fudida. Além de músicas lindas como
Time, Never Understand, Stand Away, Evil Warning. Conta também com participações especialíssimas, como quase o Gamma Ray inteiro (Kai Hansen, Dirk Schlächter e Thomas Nack), e o Sascha Paeth.
2.
FIREWORKS - O álbum mais diferente do Angra. É o único que não começa com uma introdução e o único que não termina com músiquinhas clássicas bonitinhas. É Heavy Metal do começo ao fim, foda! Conta com músicas fudidas como
Metal Icarus,
Petrified Eyes,
Lisbon,
Gentle Change,
Speed.
3.
TEMPLE OF SHADOWS - Conta em minha opinião com a fase mais técnica do Angra. Todos os integrantes estão tocando absurdos. Possui letras, melodias e histórias maravilhosas. Tem músicas que dificilmente sairão dos futuros sets da banda, como
Spread You Fire e
Temple of Hate e baladas lindas, como
Wishing Well e
Late Redemption. O álbum também conta com belas participações especiais (Kai Hansen, Hansi Kürsch, Sabine, Milton Nascimento) e foi o primeiro grande flerte do Angra com o Prog Metal. Tem também a melhor do álbum,
Winds of Destination que um dia há de entrar na droga do Set List, se não eu perco as esperanças na banda
4.
HOLY LAND - Esse é um álbum bonito, muito bonito, mas que não me empolga tanto. Mesmo assim não deixa de ter músicas indispensáveis, como
Nothing To Say e
Carolina IV. O problema desse álbum na minha opinião é o excesso de regionalismos, que se por um lado deixa as músicas mais bonitas e cria um identidade pra banda, por outro destrói a empolgação das músicas. E tem muita balada:
Silence And Distance,
Holy Land,
Make Believe,
Deep Blue,
Lullaby For Lucifer. Tudo bem, alguém irá argumentar que são lindas músicas. Não nego isso. Mas 5 baladas, em um álbum com 9 músicas (não estou incluído a introduçao,
Crossing) é no mínimo um exagero. Aliás, uma de minhas favoritas desse álbum é uma que é meio negligenciada por muito, a
Z.I.T.O.. Puta musicaça, a mais direta do álbum.
5.
REBIRTH - Esse embora seja o álbum que me iniciou ao metal é o que eu menos gosto do Angra. É um belo álbum, mas peca pela falta de originalidade. Era, como não podia deixar de ser, uma fase de testes do Angra. Não era ainda a hora de arriscar, como eles fizeram no
Temple of Shadows. Podemos notar que a banda está bem contida, ainda se conhecendo e procurando fazer o básico. Ainda assim tem belas músicas, como
Nova Era,
Rebirth (embora eu não seje muito fã dessa) e
Running Alone. É importante notar como muitas músicas do
Rebirth foram baseadas em músicas do grande clássico do Angra, o
Angels Cry.
Nova Era por acaso não lembra
Carry On?
Running Alone não lembra
Evil Warning?
Visions Prelude não lembra
Lasting Child?
_____