Azazel que levou os anjos rebeldes para a Terra, como descrito em O Livro de Enoque. O Livro de Enoque, não obstante ser uma obra apócrifa (mas muito respeitada) possui citações interessantes no Livro de Daniel (Daniel 7:9-10 / Enoque 14:18-23) e no Livro de Judas (Judas 1:14-15 / Enoque 1:9). O livro, que é essencialmente uma exposição da vinda de 200 anjos do céu que chegaram à terra em um período antecessor ao Dilúvio; conta como estas poderosas figuras influenciaram e trouxeram ensinamentos que acabaram por levar a humanidade à sua derradeira queda, haja vista que a terra "herdou" todo um legado de corrupção e iniquidade, a solução ocorrera por meio de uma grande hecatombe/cataclismo: o dilúvio.
Há quem interprete que a figura de Azazel não corresponda necessariamente com o próprio Diabo, mas sim como uma entidade fiel aos desígnios do anjo líder da rebelião. Sendo assim, o seu "braço direito" poderia manifestar características similares ao mais fiel e poderoso servo de Melkor, pois qual seja: Sauron.
Nem preciso destrinchar todo o legado que Sauron trouxe à humanidade. É só lembrar da sua equivalente influência e o resultado (na 2ª e possivelmente na 4ª era) advindo de sua interação com a humanidade: