Esse livro eu puder ler mas o filme ainda não vi. Confesso que particularmente as produções da Marvel/DC de uns anos pra cá entrei num modo "detox" e não tenho data pra voltar (em especial com esses passaportes de vacina sendo cobrados nos cinemas, então é "até nunca mais, pelo visto"). E imagine que eu era do tipo que ia no guichê comprar posteres dos filmes depois que o cinema tirava de cartaz. Mas imagino aonde os arquétipos possam levar.
Seguindo o "worldbuilding" (construção de mundo) original de Tolkien Sauron teria mais chances de ter permanecido na qualidade de "refugiado em algum plano de magia" indetectável ou entocado/disfarçado em algum buraco ao invés de pegar carona em objetos astronômicos. Elementos astronômicos são muito especiais na obra de Tolkien para serem usados dessa maneira sem que sejam celebrados e mencionados.
Originalmente após uma grande derrota o "senhor do escuro" tendia a "esconder coisas de si mesmo" por um tempo esperando que a traição do coração (próprio ou dos outros) em algum momento frutificasse rendendo a semente do mal. E é um conceito diferente de um meteoro de panspermia ligado ao gênero Sci-fi.
Eles estão indo por uma versão "Tolkien-pop" ou modificação da lenda inicial igual ao que houve no século 19 quando houve influência francesa sobre as lendas originais. E em um link que você postou que achei interessante o cara da matéria falava bem animado sobre a produção querer considerar Celebrimbor como um cara vaidoso (menciona o ateliê de ferramentas dele), que na minha concepção será meio zoado fazer isso porque o elfo tomou direção oposta a do avô (Fëanor). Ele reforçou e amizade com os anões e ficou na terra média com desejo de curar as fraturas produzidas após a Guerra da Ira e daí surgem os conceitos dos 3 anéis élficos e é por esse caminho que Sauron se infiltra aos elfos, do contrário Celebrimbor não duraria 2 segundos diante de Sauron se ele percebesse que ele era só um cara vaidoso/orgulhoso. Inicialmente Sauron oferece aquilo que o coração do elfo queria que estava ligado ao objetivo dele de permanecer nas terras mortais após a Guerra da Ira.
Novamente, a construção de mundo deveria ser uma versão em menor escala da corrupção Melkoriana em Aman, numa época em que os elfos e anões viviam um período de verdadeira amizade e sucesso em tempos felizes, que precederia a grande escuridão. Tolkien trabalha com o pareamento dos elementos, nomes iguais em épocas diferentes. Se Arwen andava na sombra de Luthien... por isso Sauron andava na sombra de Melkor.
Hackeamento da obra (imagem do sistema de realidade virtual Nine Sisters do filme Avalon):
É imperativa a visão dele com relação aos significados da obra porque sendo professor de idiomas em uma universidade de referência igual a dele sabemos que se comenta que ele ficou decepcionado quando depois da guerra o governo cortou a verba para os departamentos de línguas no país depois que os códigos inimigos não eram mais importantes. Então ele realmente se importava com coisas que eles estão alterando.