PORRADA !! PORRADA !!!
Mel, vou te explicar um poko do Taekwondo:
Tae - pés Kwon - mãos Do - caminho
O DO é o caminho filosófico no qual trilhamos nossas vidas, uma maneira de desenvolver-se espiritual, física e mentalmente.
"O caminho dos pés e das mãos" busca, através de seus movimentos, a paz interior como "verdadeiro caminho" para o discípulo desta Arte Marcial.
A prática frequente do TaeKwonDo leva a pessoa a se conhecer, a descobrir o verdadeiro sentido da vida, a encontrar a amizade, a harmonia, o respeito e principalmente a disciplina.
TaeKwonDo é um esporte nacional Coreano, originário de uma Arte Marcial, que teve grande aceitação por parte do mundo ocidental.
É praticado em mais de cem países, tendo um Campeonato Mundial a cada dois anos. O TaeKwonDo participa oficialmente dos Jogos Asiáticos, dos Jogos Pan-Americanos e fez sua estréia como esporte de competição nas Olimpíadas de Sidney - Austrália no ano 2000, após ter participado como esporte de exibição nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988 e Barcelona, em1992 . O Brasil teve apenas uma representante: a atleta Carmen Carolina, do Paraná.
Serve também para o desenvolvimento da autoconfiança de seu praticante, despertando o espiríto imbatível que se deve conquistar para vencer todos os obstáculos que julgamos serem intransponíveis na vida.
ORIGEM DO TAEKWONDO
De origem Coreana, o TaeKwonDo, paixão e símbolo nacional, está para a Coréia como o futebol está para o Brasil. A Arte Marcial acompanha a história do país desde a Antiguidade, quando se promoviam combates em homenagem aos Deuses.
Os movimentos imitavam os gestos dos caçadores, que usavam os pés para se defender dos animais.
No século VII a Koreia era dividida em 3 reinos: Koguryo, Paekche e Silla, que além de ser o menor era constantemente invadido pelos outros dois.
Em 670 D.C., chefes militares adotaram o TaeKwonDo para melhorar o desempenho dos soldados nas batalhas, surgindo daí um conjunto de técnicas e regras.
Nessa época, formou-se a tropa de guerreiros de elite chamada HWARANG, adestrada, tendo como base a disciplina mental, na prática do arco e flecha, da espada e de várias formas de luta usando os pés e as mãos.
TaeKwonDo nasceu oficialmente naquele ano na cidade de Surabul com o nome de TaeKyon que significa " chute pulando ".
O TaeKyon teve sua prática proibida durante 36 anos de ocupação japonesa na Coréia. Com o Japão derrotado após a segunda guerra mundial, os Coreanos voltaram a treinar o TaeKyon com força total, pois nunca deixaram de treinar clandestinamente e, em 1955, 10 anos depois da 2º Guerra Mundial, enfim conseguiram a união de diversas escolas e estilos, adotando então o nome TaeKwonDo.
Porém, ainda em 1948 a Arte Marcial foi novamente afetada quando a Coréia ficou dividida em Norte e Sul, situação que permanece até os nossos dias. Dessa divisão surgiram duas linhas norteadoras da Arte Marcial, destacando como principal diferença a "proibição do soco no rosto" pelos praticantes do Sul.
A Coréia do Norte é subordinada à ITF - International TaeKwonDo Federation.
Na Coréia do Sul foram fundadas:
Em 1965, a Korea TaeKwonDo Association.
Em 28 de maio de 1973, a World Taekwondo Federation.
Em 1970, a KTA manda para o Brasil o Grão Mestre Sang Min Cho que iniciou a prática do TaeKwonDo neste país, estabelecendo-se em São Paulo.
Em 21 de Fevereiro de 1987 foi fundada a Associação Brasileira de TaeKwonDo (antecessora da CBTKD), filiada à World Taekwondo Federation.
Originalmente chamado de Arte Marcial, atualmente o TaeKwonDo segue uma linha muito mais esportiva, sendo um dos esportes de luta que mais cresce mundialmente devido à sua beleza plástica, resultado dos trabalhos de flexibilidade praticados nos treinamentos.
A versão Sul Coreana coordenada em todos os continentes pela WTF é a reconhecida oficialmente pelo Comitê Olímpico Internacional e por conseqüência foi a adotada nos Jogos Olímpicos do ano 2000. A maioria das academias brasileiras pratica este estilo.
Peregrin Tûk, o Rei do Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate - ®
[Clube da Insônia]