Re: Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (The Chronicles of.., 2005)
Resumidamente.... FRACO.
Walt Disney Pictures já fez coisas melhores, bem melhors.
Não li o livro, então não posso afirmar nada o que de bom aproveitaram.
Alguem falar que o filme é PERFEITO, sem sombra de dúvida, essa pessoa tem que ter pouco, ou melhor, pouquissimo senso crítico.
Não digo q o filme é ruim, eh bem fraquinho na verdade, ao ponto de ser infantil demais as vezes. Salvo algumas cenas, como a no inicio com Fauno e Lucy, onde ele diz: "Não peço desculpas pelo que eu fiz, mas peço pelo que eu estou fazendo!"... até então não sabiamos qual era suas intençoes, mas foi um ponto mais "pesadinho" prum filme infantil.
Não senti emoção direito na batalha (ja me adiantando no filme), e os atores... talvez a pior parte do filme. Estou me referindo aos 4, onde quem se salva, é claro, Lucy.
Daí faço uma pausa e pergunto... foi impressão minha ou na história Lucy tem 4 anos?... a atriz tem 10.
Continuando... Edmund era para ser tão irritante como foi no filme? (reforso, não li o livro) Ele tinha problemas mentais? Ele foi enfeitiçado pela Rainha branca q nem vi o feitiço?... talvez o tal feitiço estivesse naquele doce turco... bem... sei lah.
Bem, em vias gerias...foi impressionantemente impressionante a forma como os atores interagiam entre si, não convencendo de forma alguma que se tratava de uma familia tão desestruturada como nos foi apresentado.
Caramba... que culpa teve Peter para puxar para si o fato do irmão Edmund os ter traido? Poxa... a culpa foi toda de Edmund e ninguem o ajudou pra isso. E susan?... com aquela carinha angelical, ao dizer que a culpa era de Peter por tudo de errado que acontecia.... BLAH(kill me).
Fazer comparação com Senhor dos Anéis em algumas partes do filme tb era inevitável, mas o fato q não me prendi a isso. Alias, SdA sempre será dado como comparação com filmes onde envolver uma longa planice e uma cadeia de montanhas por perto.
Aproveitando o comentário sobre a parte da fotografia de ambiente e de arte, chegaram a ver nos créditos o nome de ALAN LEE? Sim... o mesmo que fez os desenhos de Senhor dos anéis antes mesmo do filme, e lógicamente para o filme. Lá constava como Visual Effects Concept...... acho que eh isso... ou seja, o esboço dos efeitos especiais, provavelmente dos animais e paisagens.
Agora... o final... esse eu tive vontade de colocar as duas mãos na boca e puxar uma pra cima e outra pra baixo. Adamson não foi muito feliz em colocar daquela forma tão rápida.
------ SPOILERS --------
Pqp... eles adultos, e simplesmente, ao re-entrar no armário e sair do outro lado, como crianças, no momento em que Professor Kirke abre a porta e lhes jogam a bola e todos olham como se tivessem passado alguns minutos ali dentro. Claro, para o Kirke foi isso que aconteceu, segundos, mas para os meninos, foram anos..... será que isso não foi levado em conta e a única coisa que dita foi por Peter "o sr. nem imagina"..... PORRA.
Essa é para Knolex: a tal cena mostra Lucy entrando novamente no quarto e ao começar a abrir o armário Professor Kirke se encontra encostado na parede e interrompe Lucy dizendo que era terá outra oportunidade novamente caso o destino queira... e saem da sala. Apenas aquela velha história "pode ser que tenha continuação"......... sinceramente?... só se superar, e muito, mas muito mesmo, esse filme.
---- FIM DOS SPOILERS -------
Os efeitos especiais, com foi dito anteriormente, parecem mais como defeitos especiais.... qual foi a empresa que cuidou disso? Qndo me disseram que os cromaki estava perfeito, ou que o leal não era tão real assim.... posso afirmar que era isso mesmo verdade
Edrahil disse:
Pois é. Sempre digo que tem filmes que devem ser vistos no cinema, outros não havria essa obrigação. Esse, é um dos que TEM que ser visto no cinema.
Concordo plenamente contigo, realmente eh filme para se ver no cinema. talvez devido a esse clima épico do filme, as cenas fiquem ótimas numa tela grande.
Mas dai faço um comentários sobre o cinema moderno de hj em dia.
Refiro-me aos de renome, com UCI, CINEMARK. Notaram que alguns filmes possuem o som mais baixo que outros? E normalmente os filmes mais baixos é onde diz CENSURA LIVRE? Descobri isso ao ver o filme HArry Potter, onde era nítido o volume bem mais baixo que o normal, onde me dizeram que eles "TINHAM QUE RESPEITAR O VALOR DE DECIBEIS MINIMO PARA UM FILME VOLTADO PARA CRIANÇAS". Vontade de entrar na sala de projeção e meter a mão no volume eu tive. Reparem qndo forem ver algum filme censura livre e outro acima de 12 anos.
E finalizando... não sabia que existia outro
Narnia mas esse foi voltado para TV.... acho que deve ser que nem Dinotopia não? Talvez tenha ficado melhor que o filme em termos de história.
Nota: 5.5