Re: Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (The Chronicles of.., 2005)
Folco disse:
SPOILERS!
Já sei que não há que dar de comer aos trolls, mas hoje me levantei sofista, como me chama minha avó quando me ponho argumentativo.
É fato que não é a primeira vez que o ouço, mas mesmo assim o filme me parece bastante inofensivo (supondo, que é muito suposição, que conter propaganda cristã a fizesse daninha).
Qualquer que fosse o ônus ideológico da novela em que se baseia, as anotações cristãs que recordo se limitam a:
1) A aparição de
um clone de Papai Noel, bastante episódica.
2) Que aos humanos em Narnia se lhes conheça como
filhos de Adão e Eva, algo ao que se lhe dá mais bem pouca importância no relato.
e 3) O
sacrifício e ressurreição de vários personagens. Neste caso se trata de um valor e um tópico tão arraigado em nossa cultura que duvido muito que muita gente se proponha carreiras religiosas por isso. Não recordo que isto ocorresse, para pôr um exemplo, com "Torrente, O Braço Errado da Lei", onde Santiago Segura também morria para ressuscitar no último momento.
Por último, o de que um filme assim, que a mim nem sequer me parece em absoluto doutrinador, sobretudo se a comparamos com outras como "Quo Vadis", "Ben-Hur", "O Manto Sagrado" ou "A Paixão de Cristo", não tenha razão de ser algo em nossa sociedade (como você falou para Exorcismo de Emily Rose) é algo tão estúpido que cai por seu próprio peso. Se não te vale o argumento das bilheterias vendidas, sinal de que um pouco de interesse despertou, deveria bastar-te recordar qual é a religião maioritária no Brasil, ainda que o número de crentes / verdadeiros praticantes possa dar lugar a debate.