você sabe como é aquaplanagem em avião?
não deixa marcas na pista cara, porque NÃO TEM CONTATO COM ELA!!!
veja disse:
Na quinta-feira, o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) do Ministério da Defesa, disse que a aterrissagem com o reverso travado pode ter "influenciado psicologicamente" os pilotos. Disse ainda ser improvável que a ausência de ranhuras para escoamento de água em Congonhas, o grooving, tenha tido alguma relação com o acidente (chovia em São Paulo na noite do dia 17). A conclusão é que não houve aquaplanagem no dia da tragédia. Ela apóia-se em três evidências. A primeira delas é a ausência de marcas específicas na pista do aeroporto. Essas marcas são formadas quando a água sob os pneus de uma aeronave que está derrapando esquenta até o ponto de fervura. Elas são claras, muito diferentes das marcas negras causadas por frenagens normais. Na pista de Congonhas, tais marcas não foram encontradas.
Daonde você tirou essa pequena lamina d'água? Os peritos da infraero fizeram uma inspeção visual numa pista de 1950m em 15 minutos, a noite em um local sem iluminação (pista de pouso).
bem eu vi nego falr no roda viva q a lamina de agua era pequena pq eles eram peritos ... alem disso estava chovando muito menos do q antes dai q a lamina de agua era menor.
Você REALMENTE acredita na pequena lâmina d'água e que não existiu aviso da trip anterior que a pista se encontrava escorregadia (ou seja, as aeronaves aquaplanavam) e que foi ratificada pela autorização de pouso da torre?
escorregadia diferente de aquaplanagem, bem pelo menos em fisica nao sei como vcs pilotos dizem... mas realmente creio q se tivesse tido tanto indice de aquaplanagem quanto de pilotos q dizem q a pista esta escorregadia nos teriamos muito mais acidentes.
Eu não quero seu respeito, e dane-se quem não me respeita mas se consideram peritos em aviões!
quer dizer q pq vc é piloto vc sim é perito em avioes? bem eu nao dirijo nem carro mas fiz alguns cursos de mecanica... querm dizer q todo mundo q dirige é peroto em relaçao a mim?
Minha teoria não morreu em nenhum momento, você que decretou a morte do vivo mais vivo de todos! Tanto é que é uma das linhas de investigação do CENIPA.
vide quote folha.
Porque todos os pilotos que pousam em congonhas brincam chamando congonhas de "holiday on Ice" quando chove, ou que a pista foi feita com sabão omo?
Ta bom, os pilotos estão errados e os especialistas-de-avião-a-jato-que-nunca-pilotaram-um-jato estão certos.
bem desculpe... eu sou um estudioso... nao sou um piloto... mas eu confio sempre nos especialistas... nao duvido q a pista seja escorregadia nem nada... mas ate q os especialistas me digam q o mi de la esta errado vou confiar neles.
A claro, um cientista não tem que entrar numa cabine, mas os investigadores do Cenipa vão e fazem uma simulação num simulador homologado para treinamento, simplesmente para TENTAR recriar as causas. Vai ver eles não precisam.
vao fazer mesmo? bem e como se homologa para treinamento? e como eles vao escolher oq eles vao usar para serem as causas? vc acha q eles vao ficar em teste/erro ate cançar? ou eles vao chegar la com uma base matematica solida e vao testar as possibilidades mais provaveis ate uma ser a correta?
é, e você é um "cientista", e entende como as coisas acontecem, até mesmo operar jato em pista escorregadia.
na teoria entendo sim nao estou dizendo q vou saber fazer mas a fisica permeia tudo, quer vc acredite nisso ou nao....
Você sabe das asneiras que você ta falando? Um piloto de linha aérea deve, obrigatóriamente, passar por um treinamento de 3 dias sobre os sistemas da aeronave que voa, e fazer 2 lições em simulador com falhas para ver se está apto a voar? e você quer me dizer que os caras não conheciam o avião?
você já viu o tamanho de um manual? você sabia que demora um ano até o piloto ter conhecimento satisfatório da operação de todos os sistemas? você sabia que demora anos (algo por volta de 3 anos) para se formar um piloto com conhecimento o suficiente para ser instrutor de comandande?
Você sabia que os cientistas criam um manual antes do primeiro vôo, e os pilotos de testes fazem ratificações no manual sobre o comportamento da aeronave antes mesmo dela ser entregue?
3 dias, 2 dias, 3 anos para ser professor..... um cientista demora por volta de 8 anos para ser professor univercitario, 10 anos para ter um doutorado. olha bem oq vc esta falando.... é serio numa boa...
o cara passou um ano com o manual debaixo do braço estudando q nem um capeta... fez um pouso com defeito perfeito antes.. pq ele erraria dessa vez? sei la.. pq talvez ele como vc se achem q sao sobre humanos e tenha relaxado. Mas eu acho mesmo q ele esqueceu... q depois de 14000 horas de voo fazendo uma coisa vc nao esta mais acostumado a fazer algo um pouco diferente ele so errou... uma fatalidade.... nada de mais ....
as ratificaçoes... bem creio q eles conversam com os cientistas antes e discutem essas coisas....
eu não menosprezo cientistas que estão hoje, ouvindo um CVR, tentando identificar quem falou quem, trocentas vezes. Eu menosprezo VOCÊ. Você não tem conhecimento da área muito menos experiencia alguma com coisa do tipo, e faz afirmações tão ou até mais levianas feitas pela Veja nessa semana. Dar pitaco sem saber o que está falando é fácil, mas dar parecer técnico é outra coisa, e você não está apto, muito menos tem o minimo de experiencia para fazer. Um cientista não deveria se portar de forma ética com relação ao trabalho dos demais, sem fazer suposições espalhafatosas sem retirar qualquer credibilidade, em qualquer ambito? Você não faz isso, e faz suposições bizarras e levianas, por isso eu menosprezo VOCÊ.
vamos voltar do inicio.... vc disse no outro topico se eu nao em engano "esses cientistas q nunca pilotaram na vida" em tom de escarnio.
minhas afirmaçoes sao levianas... algum vez eu disse q seria IMPOSSIVEL ser aquaplaning? eu disse q seria dificil mas nao impossivel... e q
ACHAVA q nao era e q segundo a logica se nao era aquaplaning sera um problema do aviao pois eu tinha descartado de inicio a HIPOTESE de ser uma erro humano... pq? pq o cara tinha horas de voo demais e alem disso pq eu nao queria piorar a situaçao.... as coisas vieram e mostraram q eu provavelmente estou errado, eu mesmo disse isso sem nenhuma vergonha. Eu estudei mais fisica do q vc vai estudar em toda a sua vida... e desculpe... mas o universo eh feito assim ... cada pouso e decolagem nao passa de fisica... nada mais q isso... eu uso a fisica e a logica para supor as causas provaveis dos acontecimentos, nao, eu nao vou estar certo 100% mas eu realmente tento realmente me esmero para estar certo 70%.
outra coisa q eu ainda nao tinha dito e preferi ficar quieto é q se fosse aquaplaning a movimentaçao deveria ser diferente... pq eu digo isso? pq CREIO q se ele tivesse aquaplanado seu mi seria muito baixo e ele teria se movimentado reto em relaçao a pista mas seu eixo teria se deslocado. sabe quando vc esta andando de patins e cai q vc continua andando pra frente mas vc vai girando ? mais ou menos isso... e nao foi isso q aconteceu.... ele andou pra frente mas teve um movimento q mudou seu curso, isso nos da a entender q havia alguma forma de frenagem para modificar a força.
nao sei se vc entende... ja falei vc é um pedreiro q sabe muito bem como usar um martelo mas jamais vai saber como fazer o martelo ou se quer como funciona o martelo.... mas o martelo é fisica... eu nunca vou ter a força do pedreiro nem o jeito do pedreiro... mas eu sei como funciona ele nao.
eu acho q vc esta procurando um escape... é muito mais facil dizer q a culpa eh do governo do q pensar q a culpa é de um companheiro... e mau ou bem eu tb preferi achar q a culpa era da empresa é mais facil culpar uma corporaçao um governo q uma UNICA pessoa... q alem de tudo morreu junto...
sabe pq vc me detesta tanto? pq eu nao me impressiono com o fato de vc ser piloto. vc nao gosta de mim pq vc fala besteira e eu digo q fala. Vc nao gosta de mim pq ja discutiu comigo e eu fui (como sempre sou( arrogante e cinico com vc, vc nao gosta de mim pq nao tenho medo do seu poder como moderador.
para finalizar e espero q isso termine com qualquer problema futuro
A conclusão é que não houve aquaplanagem no dia da tragédia
essas sao as palavras do
brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)
creio q ele pilota a mais tempo q vc ... nao é?