Assisti finalmente.
Vou dividir em algumas partes para facilitar (spoilers,etc):
História
A história tem seus desenrolar muito bom sem ser redundante e e com muita explicação - o que pode ser verificado de forma errada por aqueles que acham que a explicação tem que ser toda de uma vez - o filme passa sua boa parte dentro da cabeça de Joel (Carrey) e paralelamente é mostrado o que rola enquanto suas memórias são apagas.
O interessante nessa parte é que Joel consegue ouvir coisas que estão acontecendo em seu quarto, uma ótima forma de ele "cair na real".
Personagens
Joel : Herói Kauffiano, ele é abatido e vazio ( o que acho que muitos vão é dizer da interpretação de Carrey dizendo que ela em si é vazia, tudo besteira) sempre a procura de algo que complete tudo isso. Na história podemos ver que Joel quer se envolver mas se mantém fechado a qualquer relacionamento.
Clementine: O oposto de Joel tenta se aproximar e se abrir cada vez mais para o rapaz. Mas como toda a garota que se abre demais ela se magoa muito fácil quando não recebe o mesmo tratamento que dá a Joel, seu humor é representado pela cor de seu cabelo. Azul quando está triste e perdida, Vermelho no ápice de seu relacionamento com Joel e Laranja quando está se afastando, acho que o termo seria enjoada,etc.
O bom do filme
A fotografia não tenta mostrar cenários surreais ou algo extraordinariamente irritante cheio de cores e luzes, na verdade em algumas cenas a pouca luz já era de bom tamanho uma indicação das voltas e voltas de Joel para partes de seu cérebro que já foram lesionados pelo programa.
A história começa pela ordem cronológica normal até que dá um salto para o futuro e no cérebro de Joel passa a ficar embaralhado, mas você não perde a noção por causa do paralelismo que há entre o que acontece dentro da sua cabeça enquanto suas memórias são apagadas e do lado de fora as pessoas que controlam o programa que apaga as memórias ( Dr. Mierzwiak, Mary, Stan, Patrick). O bom de toda a história é que ela não se entrelaça com as paralelas apenas porque Joel e Clementine são clientes da Lacuna Inc. mas sim porque todos tem histórias próprias com a empresa que os fazem ter ligação.
A viagem pelo subconciente de Joel para mim foi a melhor parte com certeza, quando ele volta a cozinha na casa que morava com a sua mãe e é mostrado como ele adoraria a atenção dela (hello?? complexo de édipo,etc) afinal estamos falando que ele relaciona memórias sem Clementine para escondê-la e não ser apagada de sua memória, mas vejamos: ele volta em três pontos de sua vida;
1- A cozinha de sua mãe, ele chora porque sua mãe não dá a atenção que ele quer;
2 - Matando a pomba e sendo debochado pelos seus amigos na frente de uma meninha;
3- Masturbando-se vendo um desenho que ele mesmo fez, quando sua mãe o pega bem no ato.
Essa volta foi em momentos em que seu amor estava sendo esmagado, o amor pela mãe que não dá-lhe atenção, o da menina que o vê chorar (meninos não choram) e sua paixão pelo corpo feminino destruido ainda mais quando é pego por seu primeiro amor (mãe).
Simplesmente muito bom, muito bom mesmo.
Tudo dosado de uma forma muito boa e sem extrapolar
Jim Carrey leva seu talento como ator sério à outro patamar. Kate Winslet, well well, nada de mais ou de menos a personagem dela está boa mas poderia estar melhor.
Além de Kirsten Dunst mostrando seu talento e potencial, Tom Wilkinson apesar de aparecer pouco também se mostra grande.
Elijah Wood e Mark Ruffalo estão bem mas não grandes que cheguem a fazer destaque
Esses foram os aspectos que mais me chamaram a atenção, sem desmerecer os outros personagens que posso dizer que têm grande carga emocional grande.