Sou fã do mata-mata no Brasileirão, exatamente como era antes. E até achei muito legal o sistema de Play-Offs que tinha (talvez por que meu time tenha sido campeão nesse esquema).
Eu achava mais emocionante, e testava mais o time a ser campeão. Algumas pessoas podem dizer, como que um time que chega em oitavo ou sétimo, ou sexto, com uma diferença as vezes de mais de 12 pontos pro primeiro colocado, pode ser campeão e isso ser justo? Eu acho justissimo, porque o Campeonato não era só a etapa classificatória, mas também a parte de mata-mata. Um bom time sabe jogar dos dois jeitos, tanto cadenciando o futebol (pontos corridos), como decisão (mata-mata).
Mas vamos continuar com pontos corridos durante um bom tempo. Eu diria no mínimo mais 5 anos, porque a Globo já faz pressão pra ter finais ($$$). Isso porque ver o time ser campeão contra o América-RN ou ver o time ser campeão perdendo o jogo não tem tanta graça quanto um Fla x Bota, um Corinthians x Cruzeiro, Santos x Corinthians, Vasco x Palmeiras, Grêmio x Lusa, São Paulo x Grêmio. É óbvio, que como todo campeonato, vamos ter altos e baixos, finais chatas e finais legais, mas eu acho mais a cultura do futebol brasileiro assim.
Anyway, não acho que tão cedo com os pontos corridos, vamos ter só 3 ou 4 times disputando. Pode até ter uma dominação, e isso é normal, mas sempre vamos ter mais de 10 times grandes com potencial de ganhar o campeonato.
Grêmio
Internacional
Corinthians
Palmeiras
São Paulo
Santos
Atlético Mineiro
Cruzeiro
Botafogo
Flamengo
Fluminense
Vasco
Não dá pra achar que um desses caia no ostracismo. Já aconteceu com outros times, como o Bahia, Vitória, Sport, especialmente depois que o Futebol virou monetário (década de 90), mas estamos em uma época de reciclagem de times.
Lembro que até 2001, o Santos quase não tinha muito Status de time grande. Era um time do passado, tinha poucos santistas. Foi só ganhar 2 Brasileiros que voltou a ser grande. A mesma coisa com o Internacional. Desde a década de 80 vinha tendo mais baixos que altos, o pessoal daqui do sudeste tinha muito mais medo do Grêmio. Aí ganhou uma Libertadores, uma Sulamericana, pronto, taí, virou um time gigante de novo. Mas ambos nunca deixaram de ser grandes. O mesmo pode acontecer com o Botafogo e com o Atlético Mineiro. E com o Fluminense já está acontecendo (ou pelo menos parece, com a Libertadores do ano passado, copa do Brasil de 2007, etc...).
Acho também que o São Paulo é mais organizado que os outros times, sim, mas também concordo que não é nenhum Manchester da vida, está no páreo com outros times Brasileiros, que vez ou outra, tomam a frente com algumas atitudes. Mas meio que o São Paulo dormiu em berço esplêndido, ganhou Libertadores, Mundial e 3 Brasileiros, esses últimos mais pela própria organização, mas não estava percebendo outra coisa: os outros clubes também estão se organizando.
Enquanto a toada dos anos 90 foi dinheiro e parceira, isso ficou um pouco pra trás nessa década da qual estamos saindo. O futebol brasileiro já não é mais o mesmo. Por exemplo, ser rebaixado já não é tão dolorido (vide Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Corinthians, que voltaram bem melhores do que estavam antes). O São Paulo levou vantagem porque se pôs na frente nos quesitos de investimento, de manutenção da comissão técnica, de eleições. Mas as outras equipes já alcançaram o São Paulo.
Acho que a toada da próxima década vai ser organização de novo, mas com um Q mais corporativo ainda. Vide sócios do Internacional, com mais de 100.000, bem como do Corinthians, não por acaso as equipes que são mais badaladas esse ano. E o Cruzeiro que eu não conheço muito do seu dia-a-dia.