D
Dérião
Visitante
Sem mais delongas e sem me ampliar agora, ficam as "Asas de Balrog" da Literatura Brasileira. Capitu era uma vadia ou Bentinho um paranóico?
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Essa mulher tinha uns olhos singulares e raros, exprimiam a um tempo um quê de perturbador, de tempestuoso, de voraz; e a um tempo eram mansos, cheios de volúpia terna, moribundos. Para defini-la pelos olhos alguém me disse: oblíqua e dissimulada. Creio porém que seria melhor dizer olhos de ondas, das pérfidas ondas, em uma palavra: olhos de ressaca. Era casada, e por sublime disfarce teve por amante o melhor amigo do marido. Do marido não lhe resultou nada, mas do amante lhe saiu um filho (…) E o bom senso que nesse caso era o marido não entendeu da história dos amores senão quando o filho do outro começou a repetir os sestros paternos. Mas antes da explosão doméstica, o mar, o belo e untuoso mar do Pireu resolveu providencialmente o caso matando em uma rósea madrugada o amante. A grega foi perfeita em dissimular a sua bem entranhada dor e inquebrantável assistiu ao lado da mulher legítima a toda a cerimônia fúnebre. Mas, disse nestas palavras o narrador polaco: “Momento houve que os olhos da grega fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem a palavra desta mas grandes e abertos como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Anica disse:Eu ainda acho que o charme da obra é nunca ter certeza. Mas enfim, enquanto leitora a sensação que eu tinha é que Bentinho era um paranóico. Ou que conta a história justamente para nos convencer do que ele acreditava.
Delirium disse:É muito engraçado como a opinião masculina sobre a Capitu é a mesma...quero dizer 'Bentinho era corno" e isso é tudo.
Até porque se Bentinho era corno logo Capitu era vagaba!!!
Quer dizer que o estilo do Machado era sacanear com todo mundo...
Um fanfarrão **inevitável!!
Francamente tomara fosse que todos os escritores soubessem "sacanear" dessa forma com seus personagens...elas são tão vivas que definitivamente fazem parte do nosso imaginário e como nosso 'imaginário' é povoado por ícones latinos americanos influenciadérrimo pela cultura norte americana enfim um bacanal ocidental.Presumo que seja por isso essa leitura tão determinista isso claro pra não usar um termo que sem dúvidas desviaria o tema do tópico o MACHISMO bléemmmm!!!Nem pensar!!!
Não sei porque mas só consigo ler essa obra com olhos históricos...putzz Machado manipulou seus personagens com tanta intimidade, impossível ele não ter carregado seus persongens com o imaginário daquela época ele trabalhou muito bem os arquétipos e com tudo isso pode mostrar em algumas passagens o que históricamente era fato o homem deveria ser a vitima o "corno" nesse caso...imagina se ele tivesse invertido e dissesse que o Bentinho tinha olhos de ressaca e toda a dissimulação que mostra na Capitu e dae como ele iria sair e beber com os amigos daquela sociedade.Sei não.Por outro lado ele era sensível e sabia dos caminhos femininos ele usou a fraqueza do Bentinho pra conferir a Capitu a força dramática que só mulheres "capitulares" conseguem ter rsrs!!
Ouvi falar não sei se foi a Anica que o Machado é um dos caras mais estudados no Japão...queria tanto saber a opinião do povo oriental mas o homem contemporâneo!!
Viva o Machadão!!!
Se bem que poso estar julgando tudo assim simplesmente porque, desde o começo, desconfiei de Escobar.