Vail disse:
Sim... Bentinho foi traído.
É lendária a capacidade feminina de trair e levar o segredo para o túmulo. Nós homens somos mais relaxadões e sempre damos brecha, e somos descobertos ( e elas nunca levam na esportiva).
E isso, essa "capacidade feminina" e esse "relaxadão" masculino seria por quê exatamente?
Hummm... teria algo a ver com o fato de que (ainda hoje, que dirá na época em que o livro foi escrito) a traição feminina é vista pela sociedade de maneira beeem diferente da traição masculina?
Até cerca de quarenta anos atrás, no Brasil, um homem acusado de assassinar a esposa ou namorada, suposta ou realmente traidora, podia alegar na justiça "defesa da honra" e escapar da prisão na boa.
Acho que isso diz bastante sobre a questão "capacidade feminina" X "relaxadão masculino", né Vail?
Só quero acrescentar que não sou nenhuma "feminista odiadora profissional de homens" (pelo contrário
) e sei que essa observação que fiz acima não tem nada a ver com "Dom Casmurro, mas não dá pra ler um negócio desses e deixar passar em brancas nuvens. Desculpem.
Vail disse:
Gente!!! O moleque nascer com a cara do amigo não ajudou e fica meio difícil explicar mesmo no Sec XIX já que a carga genética não se dá por osmose.
Bem, a gente sabe que o moleque é a cara do amigo porque
o Bentinho diz que era.
Como foi escrito aqui em vários outros posts, a gente só sabe a versão do Bentinho, e pra ele a Capitu traiu; portanto, se você acredita na versão do Bentinho, é claro que a Capitu traiu, então a história não tem segredo nem dúvida de espécie alguma pra você, é pura e simplemente a narrativa de um marido traido...