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Ciclistas se queixam de pneus furados por tachinhas em ciclofaixa de SP

  • Criador do tópico Criador do tópico Turgon
  • Data de Criação Data de Criação
Defina "fazer errado", plz.
pra ciclovia pode ser as mau-feitas ondem tacam tinta e que se dane os buracos,obstáculos, árvores e postes, ou as sem planejamento ou em locais inúteis ou perigosas etc etc etc.
** Posts duplicados combinados **
Falácia de argumento ad stalinum. :tsc: :lol:
I love to use that.
Até os 20 e poucos anos fui comunista/socialista mas depois enxerguei a barca furada que estava navegando.
 
Um chute meu é que a frota de motos pode até ter subido, mas a de bikes também... Tenho visto elas muito mais pelas ruas do que a quase 10 anos atrás!

Sim aumentou, mas não acredito que a curto e médio prazo Sampa vire uma Amsterdã ou Xangai como querem que seja da noite pro dia. Isso é coisa pra algumas décadas, fora o fato que Sampa não é Santos, Guarujá ou Praia Grande onde quase tudo é plano.

Por isso acho que moto ainda por muito tempo será o veículo de duas rodas com maior preferência pra deslocamento ao trabalho durante a semana com maior rapidez em trajetos longos.
 
pra ciclovia pode ser as mau-feitas ondem tacam tinta e que se dane os buracos,obstáculos, árvores e postes, ou as sem planejamento ou em locais inúteis ou perigosas etc etc etc.

Bom, planejamento tem algum, ainda que você não tenha acesso a ele... Não escolhe a rua no uni-duni-tê XD Quando à qualidade da obra, se for não fazer as coisas pela qualidade da obra, acabou obra em SP! Posso dar mil exemplos de obras caríssimas que foram feitas bem mal e porcamente, da forma mais barata possível (linha amarela do metrô manda beijos)... Agora confesso que ainda não vi ciclovia com árvore/poste no meio do caminho... Quanto à lugares perigosos, não entendi se é com relação a segurança pública ou com relação à acidentes...

Não vou falar que não tem coisa mal feita, mas aqui na empresa eu aprendi um método de treinamento de pessoas chamado KAIZEN, e nele, uma das coisas que a gente aprende é que o ótimo é inimigo do bom! Tem que começar de algum lugar!

Sim aumentou, mas não acredito que a curto e médio prazo Sampa vire uma Amsterdã ou Xangai como querem que seja da noite pro dia. Isso é coisa pra algumas décadas, fora o fato que Sampa não é Santos, Guarujá ou Praia Grande onde quase tudo é plano.

Por isso acho que moto ainda por muito tempo será o veículo de duas rodas com maior preferência pra deslocamento ao trabalho durante a semana com maior rapidez em trajetos longos.

Ah! E eu achei dados de 2012 sobre mobilidade urbana, e os números não mudaram muito. Cresceu moto, mas cresceu o resto junto, então as porcentagens não estão tão longe.

Segue os números abaixo:

MODO PRINCIPAL - Nº DE VIAGENS
ÔNIBUS - 9.383.283
TRANSPORTE FRETADO - 389.427
TRANSPORTE ESCOLAR - 2.011.132
DIRIGINDO AUTOMÓVEL - 8.644.290
PASSAGEIRO DE AUTOMÓVEL - 3.706.649
TÁXI - 135.156
METRÔ - 3.218.989
TREM - 1.141.140
MOTO - 1.038.960
BICICLETA - 267.788
A PÉ - 13.708.189
OUTROS - 70.463
TOTAL - 43.715.466

Edit:

sobre o planejamento, as diretrizes centrais:

Diretrizes para definição da malha cicloviária:

• Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária

• Conectivade dos trajetos

• Linearidade: Menor distância possível na viagem

• Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc)

• Integração modal com transporte de média e alta capacidade

• Uso da estrutura como meio de transporte

• Preferências nas ruas secundárias

• Não eliminar a faixa de rolamento

• Preferencialmente no lado esquerdo

• Preferencialmente bidirecional
 
Última edição:
perfeito o seu post @Malkyn .
Tomara que esteja então sendo feito com planejamento.

Segue um link um pouco engraçado e não tão confiável já que hoje não se pode confiar na internet, pode ser que seja fotoshop ou intriga dos coxinhas:

https://www.google.com.br/search?q=...jdsATIhYD4Dg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1280&bih=846

Não sei se está sendo feito bonitinho, como no planejamento... Não ponho minha mão no fogo XD

Agora sobre as imagens, se vc entrar nos respectivos links, vai ver que elas são de vários lugares: umas que entrei era de Mauá, outras de Fortaleza (a maior parte das fotos com árvores no meio eram de lá XD), algumas de RJ, mais algumas de PoA também, mas sim, tem algumas que são em SP. O que eu ví é um caso na politécnica, outro na Sumaré e mais alguns (acho que 2 ou 3) na Braz Leme, mas devem haver outros!

O negócio é que falta um tanto de competência da CET... Nunca ví órgão mais ridículo e inútil! Tudo que eu vejo eles pondo a mão dá ruim! Mas acredito que a parte mal feita seja menor que a feita com um certo planejamento, e que esteja passível de correção...

Bom, não quero falar que o negócio é perfeito! Não é mesmo! Mas acho que falta um tanto de respeito pelo ser humano por parte de muitos motoristas e moradores de bairros que receberam essas faixas. Fim de semana passado um amigo meu estava numa dessas faixas, e um motorista que queria ultrapassar o outro usou a faixa e deu uma fechada no meu amigo. Ele caiu e se ralou todo! Sorte! Podia ter morrido atropelado... Agora não é só pq você não é a favor da ideia que você pode sair por aí atentando contra a vida dos outros!

Sei que rola o maior debate sobre o tipo/padrão de pessoas que são contra as ciclovias, e que isso acaba caindo em posicionamentos políticos, mas eu iria muito além! O tipo de pessoa que faz esse tipo de babaquice (colocar tachinhas) ou atrocidade (ameaçar a vida dos ciclistas com a arma que seu carro se torna quando a direção é irresponsável) é o tipo de pessoa mimada que não sabe ouvir não, que não sabe lidar com frustração, e que acha que a raiva que está sentindo deve ser descontada em alguém! Tem muito mais a ver com criação do que com posição política... Mas como as faixas foram feitas pelo Haddad, que é do PT, elas viram símbolo dentro da disputa... Na verdade é bem parecido com a separação da Irlanda do Norte e Irlanda do Sul... você separa por Irlanda católica e Irlanda protestante, mas se você for pegar no detalhe, a religião só virou um ponto de separação por o protestantismo ser o símbolo da monarquia Bretã! No fundo a religião não é o deal... Eu sinto que em SP as ciclovias também não o são... Elas só servem de pretexto para todo o circo que está montado neste momento de disputas ideológicas tão ferrenhas... Triste, pq as "pessoas de direita/classe média/elite branca que mora em bairro bom" (põe ênfase nas aspas) eram as que tinham maior potencial de se beneficiar com/usufruir as faixas...

Mas isso já são teorias minhas.... Nada que tenha uma pesquisa por trás...
 
Última edição:
perfeito o seu post @Malkyn .
Tomara que esteja então sendo feito com planejamento.

Segue um link um pouco engraçado e não tão confiável já que hoje não se pode confiar na internet, pode ser que seja fotoshop ou intriga dos coxinhas:

https://www.google.com.br/search?q=...jdsATIhYD4Dg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1280&bih=846

No canteiro central da Rua dos Machados, logo após a Ponte da Vila Guilherme tem ciclofaixa com poste no meio, mas pelo menos é um poste de iluminação de ferro que é mais fino. Até hoje é a única que eu vi com postes no meio do caminho e não faz muito tempo que passei por lá. Um mês apenas.
No Google Maps infelizmente não tem a foto atualizada com a ciclofaixa já pronta, mas se você clicar na que está atualmente usando aquele recurso da visão da rua dá pra ter uma idéia de como ela ficaria com todos aqueles postes e placas que tem lá.

Na Av. Casper Líbero bem próximo a Estação da luz, existe uma interrupção que pelo menos até a última vez que passei lá, está do mesmo jeito há vários meses entre essa avenida e a Rua Mauá. Nesse trecho a calçada é mais larga e tem um detalhe que chama a atenção: existe apenas duas linhas pintadas que provavelmente deve ser o "rascunho" da continuidade da ciclofaixa e ali raspando a linha está um relógio digital daqueles que mostra a hora e temperatura. O detalhe é que como o suporte do relógio é curvo, ele faz com que ele avance pra dentro da área do futuro trecho da ciclofaixa. Se o ciclista for baixinho não acontece nada, mas se for alguém meio alto e se distrair corre o sério risco de levar uma bela pancada na cabeça contra a parte inferior do relógio.
 
É meio tenso mesmo @Fúria da cidade . Alguns locais ainda tem que melhorar muito e em alguns locais está ficando bom.
Já falei da R. Vergueiro que é muito estreito e pode ocorrer o que a @Malkyn citou do amigo dela que foi fechado. Já vi e achei perigoso a da Teodoro Sampaio que do nada termina nos pontos de ônibus e depois retorna.
O problema maior pra mim não é a ciclovia é a infraestrutura de São Paulo que não comporta o número de pessoas que transitam por aqui, principalmente de carro.
Se o transporte público fosse melhor, mais eficiente e abrangesse mais regiões de forma razoável talvez o número de carros seria menor e tudo poderia ser melhor. Mas não é. Confesso que quando trabalhei na região do Morumbi tentei ir de transporte público por diversas vezes e demorava mais de uma hora e meia de ônibus ou através da ponte orca. Tive que me render ao carro e mesmo preso em engarrafamentos o tempo era menor e o conforto maior.
Por isso não culpo as pessoas que andam de carro pois pra alguns deslocamentos ainda é a melhor opção.
Se a ciclovia de fato melhorar isso daí, eu a defenderei sempre, mas por enquanto ela não está satisfazendo na minha opinião. Tomara que o tempo me cale.
 
Na realidade @fcm, o cenário ideal mesmo era se todo mundo pudesse morar, trabalhar, estudar, fazer suas comprinhas e quando precisar ir a um hospital tudo num raio de 2km de suas casas e aí transporte seria o menor de todos os males.
 
É meio tenso mesmo @Fúria da cidade . Alguns locais ainda tem que melhorar muito e em alguns locais está ficando bom.
Já falei da R. Vergueiro que é muito estreito e pode ocorrer o que a @Malkyn citou do amigo dela que foi fechado. Já vi e achei perigoso a da Teodoro Sampaio que do nada termina nos pontos de ônibus e depois retorna.
O problema maior pra mim não é a ciclovia é a infraestrutura de São Paulo que não comporta o número de pessoas que transitam por aqui, principalmente de carro.
Se o transporte público fosse melhor, mais eficiente e abrangesse mais regiões de forma razoável talvez o número de carros seria menor e tudo poderia ser melhor. Mas não é. Confesso que quando trabalhei na região do Morumbi tentei ir de transporte público por diversas vezes e demorava mais de uma hora e meia de ônibus ou através da ponte orca. Tive que me render ao carro e mesmo preso em engarrafamentos o tempo era menor e o conforto maior.
Por isso não culpo as pessoas que andam de carro pois pra alguns deslocamentos ainda é a melhor opção.
Se a ciclovia de fato melhorar isso daí, eu a defenderei sempre, mas por enquanto ela não está satisfazendo na minha opinião. Tomara que o tempo me cale.

Quando vc trabalhava no Morumbi, já tinha a linha amarela até a estação pinheiros do trem? Pq quando eu estudei por lá, eu não tinha a opção de carro, então era ônibus ou trem, e era uma vida pra chegar lá! Mas esses dias eu tive que ir lá (nem lembro o motivo), e fui até a linha amarela, e de lá até a pinheiros, e peguei o trem... Reduziu bastante!!! Era mais de duas horas, agora em 1h30 você está lá!

Também estou torcendo pelas ciclovias!!! Temos que achar algum jeito de desafogar as ruas dessa cidade que não para de crescer!!! Mas confesso que pra horário de pico, não tem muito o que ser feito... =/ Em qualquer lugar do mundo, se todas as pessoas da cidade saírem ao mesmo tempo do serviço pra irem pra algum outro lugar da cidade, vai dar ruim (e dá)! O que eu vejo que funciona demais é decentralização das vagas de emprego (empresas na periferia), e prédios mistos (comercial e residencial) nos centros! Mas isso seria uma reestruturação muito mais complexa...

A verdade é que falta planejamento de uma forma geral na cidade desde ela começou a ser urbanizada... O rodoanel já tem ajudado bastante a tirar um fluxo que antes passava por dentro da cidade, mas ainda assim, é tudo muito longe! Tudo você tem que cruzar a cidade pelo meio! Existe bairro de morar, bairro de comprar, bairro de trabalhar... Isso parece muito legal quando vc está jogando SimCity, mas na prática, é uma bosta!
** Posts duplicados combinados **
Na realidade @fcm, o cenário ideal mesmo era se todo mundo pudesse morar, trabalhar, estudar, fazer suas comprinhas e quando precisar ir a um hospital tudo num raio de 2km de suas casas e aí transporte seria o menor de todos os males.

O Fúria foi mais rápido!
 
Quando vc trabalhava no Morumbi, já tinha a linha amarela até a estação pinheiros do trem?
não. Ou eu ia de ônibus ou pegava a ponte orca na estação vila madalena até a estação cidade universitária.
Realmente demorava mais de 1h30 e o carro era 40 min/1h no máx!
Agora com a linha amarela melhor e quando a linha roxa (?) chegar na linha azul irá melhorar ainda mais, além do corrupto aero-trem, que esqueci o nome que o Alckmin deu, que também será uma opção pra ir para aquela região que tem muitas escritórios e um fluxo grande de pessoas vão pra lá.
 
Mais de 400km de ciclovia e vocês ficam citando um, dois ou três trechos com problemas. Isso é procurar pelo em ovo só pra achar defeito, na boa.

Assim como as faixas de ônibus. "Ah mas tem lugar que não era necessário blablabla" Não tem como negar o fato do transporte de ônibus estar 45% mais rápido do que antes dos corredores.

PS: Sobre linha lilás, expansão da Amarela, da verde, monotrilho ouro e prata, cobrem Geraldão. :mrgreen:
 
Assim como as faixas de ônibus. "Ah mas tem lugar que não era necessário blablabla" Não tem como negar o fato do transporte de ônibus estar 45% mais rápido do que antes dos corredores.

Tem lugar da cidade que nem ônibus tem e o morador de lá tá se lixando se existe faixa, mas é aquela coisa.. Muitos enxergam Parelheiros como uma ilha de Lost e numa possível reeleição, o voto de quem mora lá não impacta em nada.

Moradores de Parelheiros invadem aula de Haddad na USP

Grupo reivindicou a implantação de cinco linhas de ônibus em bairros do extremo sul da capital paulista
 
Essa aqui na ZL eu não arriscaria andar nela nem pagando. Você toparia @fcm?
Prefeitura instala ciclovia de 3 km que divide pistas de avenida na zona leste

A ciclovia instalada pela prefeitura no bairro Iguatemi (zona leste) passa pelo meio da avenida Bento Guelfi em quase todo o trajeto, sem proteção para os ciclistas, pois não há canteiro central.

A faixa, com aproximadamente três quilômetros, começa no meio da pista. Após dois quilômetros, é desviada para o lado direito por cerca de 500 metros e depois retorna para o meio da avenida.
Ao longo da via, quase não há sinalização. Dos quatro semáforos, só dois funcionam. Veículos invadem a pista de bicicletas constantemente.

O ajudante Robson Fernando Nogueira Alves, 24, percorreu nesta terça (5) pela primeira vez a ciclovia, mas diz que prefere andar pelo acostamento. "É mais seguro", afirmou.


Rivaldo Gomes/Folhapress
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Prefeitura instala ciclovia no meio da avenida Bento Guelfi, no bairro Iguatemi, zona leste de São Paulo

Para o engenheiro civil e especialista em trânsito Humberto Pullin, o fato de o Código de Trânsito Brasileiro não proibir a instalação de ciclovias no meio de avenidas não ameniza o problema.

"Estão pintando as ruas indiscriminadamente. Falta planejamento em vários aspectos, como segurança."
Para o cicloativista Roberson Miguel, 35, do coletivo CicloZN, a segurança do ciclista deve ser prioridade.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ligada à gestão Fernando Haddad (PT), informou, por nota, que a pista ainda não foi inaugurada, mas que as implementações realizadas estão de acordo com as determinações do código de trânsito.

A companhia disse ainda que reduziu a velocidade de 60 km/h para 40 km/h e que foi programada fiscalização periódica em toda a via.
 
Não, odeio Iguatemi. Pior que Cid. Tiradentes. :lol:

Gente, números são claros sobre a segurança das ciclofaixas. 1 morte nelas contra 46 fora delas. Em 1 ano!
 
TODOS os ciclistas que eu conheço (petistas ou não) apoiam as ciclofaixas.

TODOS os eleitores declarados do PSDB que não andam de bicicleta na rua são contra as ciclofaixas.

A gente fica aqui discutindo, elaborando muito e tal, mas a verdade é que gente como o Fúria não vai nem ler essa reportagem Neithan, ele já decidiu que é contra e ponto final, foda-se as estatísticas.

Eu já desisti, quer ser contra? Pode ser, eu também não apoio, mas pelo menos aceito que elas estão agradando quem deveriam agradar: os ciclistas.
** Posts duplicados combinados **
PS: Isso me lembra aquela polêmica besta dos médicos cubanos: gente que nunca se importou com direito trabalhista de ninguém além do seu veio chorar dizendo que "são contra os cubanos pq eles são escravos" e bla bla bla, sendo que os próprios médicos cubanos não endossavam o discursinho deles.

Aqui é a mesma coisa: gente que nunca se importou com a segurança de ciclista vem todo indignado chorar pq tem poste no meio da ciclovia. E não adianta falar que, mesmo que algumas não sejam tão bem planejadas, elas ainda são muito mais seguras do que andar entre os carros.
 
Extremismos tem dos 2 lados.
Acho que um problema de quando se mistura política é que todo mundo sempre se acha imparcial e o outro lado (eleitores declarados de PSDB) faz tudo por amor ao partido.
Tem extremismos de amantes do PT também que certamente aplaudiriam ciclovias mesmo que essas fizessem zigue-zagues no meio da via Dutra, atravessasse o quarto de uma casa avulsa no meio da cidade, entrasse no banheiro feminino do metrô, andasse por 2km no meio da linha do trem e terminasse num penhasco.

Mas sim. O Furia é um desses caras.
Jovem Pan!
Yeah!
 

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