Pergunta 1:
Pergunta para Defesa:
É sabido que a função do regente era de proteger Gondor até o retorno do rei a qualquer custo como se rei fosse independentemente do que ocorresse incluindo-se enfrentar um exercito 50 vezes maior que o seu e morte de tudo e todos. No entanto ao receber Faramir quase morto Denethor entrou em desespero e abandonou completamente as defesas da cidade, ao contrário de Theodén que mesmo na morte de seu único filho ergueu a cabeça e foi para o combate pois para ele o reino e o povo era o motivo que o fazia lutar até a morte como ocorreu.
Esse ato de Denethor podia levar a ruina de toda a terra média ainda mais como ocorreu que deu a impressão que ele se preocupava exclusivamente com o poder e não com seu povo o que é um fato gravíssimo.
Não são comparáveis, Théoden e Denethor.
Em primeiro lugar, Théoden perdeu seu filho durante uma batalha, mas quando soube de sua morte, estava em Edoras, e enfrentava um inimigo que estava a sua altura. Nada estava perdido para Rohan. Pelo contrário, até aquele instante, Théoden Rei não tinha conhecimento de todo o efetivo de Isengard. Foi para uma batalha confiante, e só depois que viu o exército de Saruman recuou para o Abismo de Helm. E mesmo assim, ainda tinha esperança para Rohan.
Já Denethor recebeu a notícia da aparente morte de seu filho com sua cidade cercada por mais de 60mil soldados inimigos, com um exército bloqueando a passagem de Rohan em Anórien (nada sabia sobre a ajuda de Ghân-Buri-Ghân e dos homens da Floresta) ao norte, e de outro exército inimigo vindo do sul (também: Nada sabia sobre Aragorn e o exército maldito). Estava numa situação negra, sem nenhuma esperança de vitória, e em seu colo a imagem de seu filho e de sua linhagem morta, quebrada.
Neste instante, não existia esperança. E Denethor então decidiu passar seus últimos momentos vivos com seu filho. Isso é realmente condenável?
Coloquem-se em seu lugar. Tentem imaginar essa visão:
Sua cidade cercada. Com exércitos e exércitos a atacando. Seus aliados, impedidos de ajudar. Todos os seus esforços de dezenas de anos se mostraram falhos, já que, no fim, seu Inimigo Triunfará sobre seu reino, e seu povo será morto. Neste instante, vê seu filho mais jovem morto. O que faria então, sem esperança? Quando a esperança morre antes, o que fazer, senhores jurados? O QUE FAZER? É condenável querer apenas ficar perto de quem você amou, em seus últimos instantes de vida?
Porque o juri deveria inocentar alguém que falhou em sua missão no momento que seus atos seriam os mais necessários tornando tais atos ainda piores quando comparados com a atitude de Theodén?
Denethor foi uma vítima da Guerra do Anel, e uma vítima de Sauron. Não seria justo punir um homem que tanto fez para a derrota de Mordor.