Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Pegunta para a Defesa:
Qual foi a maior falha/defeito de Denethor?
Diante do que foi apresentado por ambas as Bancas, percebe-se que todos os crimes cometidos pelo réu foram consequências da sua imprudência ao usar a Palántir. Sim, é sabido que Denethor, na posição de regente, tinha direito ao uso da Pedra, e que esta o dotou de conhecimento e sabedoria, com os quais garantiu a proteção do reino. Mas será que por um “bem maior” tudo é valido? Até mesmo atitudes precipitadas e perigosas?
Medir forças com o um poderoso Senhor do Escuro não é para qualquer um. Mesmo usando toda a sua vontade e força Denethor não conseguiu resistir aos poderes de Sauron, o que, juntamente com o esforço para tanto, acabou perturbando sua mente e cegando seus olhos para a verdade à volta. Tornando suas ações impensadas, desesperadas e por isso, ainda mais graves.
Considero Denethor II culpado!
Tendo em vista o conteúdo apresentado, pude perceber que os erros de Denethor II se deram apenas por sua tolice e zelo , o que o levaram a ser enganado e envenado por Sauron e suas artimanhas.
O que muitas vezes é confundido com maldade, não passa apenas de orgulho.
E sua auto punição já se fez suficiente.
Por isso, considero Denethor II INOCENTE!
Dadas as peças pude avaliar que o réu Denethor II é digno de absolvição. Suas falhas morais e a falta de juízo e discernimento sério foram claramente uma consequência de seu zelo excessivo, orgulho gondoriano e brio, mas envenenados pelas mentiras de Sauron, grande responsável pela ruína moral e psicológica do velho Regente.
Voto pela absolvição.
Inicialmente quero parabenizar as bancas pelo esforço e vontade de tornar mais um circulo da lei um conteúdo informativo de muita utilidade para todos.
Não analisarei os crimes em separado, para mim apenas um crime de Denethor poderia ser discutido tendo em vista tamanha gravidade que acaba englobando os demais.
É inegável a importância de Denethor para os povos livres e a terra média, mas como regente deveria agir como se rei fosse até as últimas consequências, o fato de ele ter defendido Gondor por anos a fio das forças do leste não o livra da culpa de abandono de posto, pois nesse caso seria o mesmo que desconstruir todo um trabalho de uma vida que foi construído com sangue e vida dos Gondorianos, digo mais, abandonar o comando das tropas no momento que sua voz e seu poder de comando eram mais necessários é o mesmo que trair seus próprios homens depois de todos os esforços, perda de amigos, parentes e familiares mais próximos daqueles com todas essas guerras.
Somados a isso como foi falado nas peças, Sauron não enfeitiçou Denethor, simplesmente ele mostrou seu poderio militar.
A comparação com Theodén em uma das indagações a banca de defesa é sim completamente válida pois Theodén também perdeu seu filho e ÚNICO herdeiro e nem por isso entrou em desespero absoluto a ponto de querer se matar e abandonar Rohan covardemente e nem o faria independentemente de estarem 100 mil inimigos as suas portas, pois na batalha do Abismo de Helm, com praticamente o forte da trombeta tomado e a batalha perdida ele partiu com seus homens para cima do inimigo sem medo de perder a vida, ele foi por seu povo, foi para a morte honrada, foi para a morte de um verdadeiro rei! O que acabou não ocorrendo naquele momento ainda.
Denethor por usa vez se estava praticamente na mesma situação, pois estava cercado por milhares de inimigos, seu filho em sua ótica estava morto em seus braços e ele entre tantas decisões que um Rei deveria tomar escolheu a mais covarde, se suicidar e entregar Minas Tirinth para Sauron sem tentar debilita o que pudesse até seu ultimo suspiro as tropas inimigas para numa esperança, os outros povos se unirem e derrotarem as forças inimigas com o decorrer do tempo, ou seja, foi um ato covarde e egoísta.
Denethor agiu covardemente, traiu todo o esforço de seus homens que por anos lutaram por ele, perdendo filhos, amigos além de sangue. Sem mencionar todo o sofrimento que as guerras traziam para uma pessoa que sofreu e sofre suas consequências.
Portanto,
Considero Denethor culpado por não cumprir sua função como se deveria no momento mais crucial e por em risco a destruição de toda a terra média e dos povos livres.
Quem dera ser orgulhoso e idiota fosse crime.
Digamos que Denethor não precisou de um botão SE MATA (que a Indily tanto pede) pra fazer a ficha cair e perceber o quanto foi idiota. A idiotice e o orgulho o levaram à loucura. A forma como ele morreu já foi punição suficiente, ninguém merece morrer queimado.
INOCENTE
absolvição = inocentando
3 inocentando e 2 culpando.
Os jurados que desejarem mudar o seu voto têm até às 23:59 do dia 18/08 para mandarem o novo voto para a Yullia.