As duas principais causas estão no seu post: 1. VOCÊ É MUITO CHATO.
Mesmo eu gostando cada vez mais de você.
Kkkkkk, me chamou de chato só pra poder dizer que "[gosto] cada vez mais você".
E isso tudo no mesmo post que admite certa perda de entusiasmo pelo Ciro... Dia pra se lembrar...
Então é bem mais divertido rir do meme Todo dia o Haran falando sozinho do Ciro em qualquer contexto do que participar das provocações;
Falar sozinho aqui é o meu normal, já que
alguns homens nascem póstumos.
2. Fugir do "messianismo" é um basilar dessa corrente de opinião que ele divulga. Eu achava bastante válido trazer conteúdo de Ciro em período eleitoral, quando ele era candidato e "incorporava" essas ideias numa opção de voto, ou no período pré-eleitoral, quando ele era tópico novo aqui no fórum e eu próprio estava começando a conhecê-lo, e depois querendo divulgá-lo aos que ainda não o conheciam. Mas fora desses cenários, ficar falando pró-Ciro o tempo todo eu acho meio contraditório com esse pilar de que a nossa saída está em um projeto, não em uma pessoa. As ideias que ele defende e que trouxeram muita gente para o seu lado eu continuo vendo bastante, inclusive aqui no fórum, e eu acho improvável que muitos tenham deixado de acreditar nele como potencial executor. Já vi muitos que passaram a defender outras opções por pragmatismo eleitoral, mas que seguem mais ou menos a mesma linha ideológica; essas mesmas pessoas insistiriam no voto em Ciro se estivessem diante de opções semelhantes a 2018.
Bem, justamente pra evitar cair em personalismos que eu disse que "me refiro a gente que se põe a divulgar suas ideias
ou as ideias da tal corrente (de opinião)". Nesse sentido, na época muitos ciristas passavam a impressão de que se tratava de uma alternativa bem singular, um nacional-desenvolvimentismo mais ao centro e supostamente mais livre de ideologia, sendo baseado em "moderna ciência econômica" mas que também refletiria as particularidades da realidade brasileira. Se isso fosse verdade esperava que, nessa altura, houvesse bastante gente que estivesse divulgando essas ideias para além do Ciro Gomes - ainda mais com a derrocada do bolsonarismo, que cria demanda para alternativas. E, mesmo se fosse um movimento não-messiânico, o Ciro, como protagonista, deveria ter destaque, assim como hoje há algumas figuras de destaque no liberalismo, por exemplo (e até no olavismo, que é messiânico). Mas, no caso do 'cirismo', não há grandes "players" dessa corrente para além do Ciro Gomes, e o próprio Ciro Gomes está apagado. Onde está o "projeto" para além das falas do Ciro Gomes? Não enxergo nada de grande ou médio porte (seja grupo, movimento, manifestação, influenciador, livro) que, ideologicamente, vá além da mesma esquerda conforme ela já se desenhou desde o governo Lula....
E, diferentemente de liberais que estão nos partidos X e Y mas mantém sua identidade enquanto liberais, não vejo 'ciristas' (= defensores do projeto divulgado pelo Ciro) com identidade tão discernível. Até a Tábata, que deveria ser uma defensora desse tal projeto, não está fazendo-o. Esse projeto só parece existir ao redor da candidatura do Ciro Gomes mesmo, e fora dele é indiscernível do mesmo de sempre. Lembra o Enéas que tinha vários seguidores, supostamente um projeto, mas foi só ele morrer para o projeto sumir de vez. Até o "liberalismo de esquerda", como o da Tábata, vejo sendo discutido de forma impessoal, enquanto desconheço cirismo-sem-Ciro-Gomes.... Acho que o que você apontou como terceiro motivo meio que vai ao encontro disso, inclusive.
E vai ao encontro do que muitas vezes eu apontei sobre o cirismo ser meramente um conjunto de posições do Ciro que são conectadas meramente pela fonte dessas posições, o próprio Ciro.
TL;DR: Dava pra a militância ter continuado sem necessariamente depender do Ciro Gomes, mas, ao contrário, fazendo surgir um maior número de protagonistas; isso seria esperado se o "projeto" ou ideologia fossem tão promissores e relativamente diferentes das militâncias tradicionais de esquerda.
da mesma forma, você deve ter começado a não gostar dele por algum motivo específico, e daí criou uma tendência para discordar de tudo, ou no mínimo para superdimensionar qualquer fala ou atitude negativa (e vice-versa).
Não quero soar intransigente, mas...
com respeito ao Ciro.
Para descrever o meu caso, sou mais a explicação do
bardo:
Mas, se pareço muito ao Ciro reclinar-me,
Conforme o foco dado ao longo destes carmes,
No cômputo dos posts, é porque aqui o Ciro
é favorito. Se o astrólogo fosse o querido
Seria o alvo preferível da devassa:
É que chutar gato pingado não tem graça.
A marca registrada é minha, né? Cadê meus royalties...?