• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cite um trecho do livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

  • Criador do tópico Criador do tópico Anica
  • Data de Criação Data de Criação
"A cana doce de Málaga
Da domada, em cão e gato
Deixam-na perto, sem medo
Quase vai dentro das casas"

João Cabral de Melo Neto, Pernambucano em Málaga.
 
"Os problemas eram a umidade, a sujeira e a falta de bons modos dos moradores."

1808, Laurentino Gomes


Rio de Janeiro na época da vinda da corte pro Brasil. Nao mudou muito. :no:
 
"-- Gostava de ser uma mulher para poder e saber melhor gostar de mulheres. A isto já chamaram homossexualidade ao quadrado. E você? -- disse, cadenciando as frases com o travo do fumo de um cigarro."

(Pedro Paixão, "Viver todos os dias cansa")
 
"He had dark hair, which was cut quite short, and a tiny moustache – so tiny in fact that Bruno wondered why he bothered with it at all or whether he had simply forgotten a piece when he was shaving."

The Boy in the Striped Pyjamas, John Boyne
 
“Bem no íntimo, contudo, esperava um acontecimento qualquer. Como os marinheiros em perigo, relanceava olhos desesperados pela solidão da sua vida, procurando, ao longe, alguma vela nas brumas do horizonte. Não sabia qual o acaso, o vento que a impeliria para ela, e qual a praia aonde se sentiria levada; seria chalupa ou nau de 3 pontes, carregada de angústias ou cheia de felicidade até as bordas? Todas as manhãs, ao acordar, preparava-se para esperar o dia inteiro e aplicava o ouvido a todos os rumores; levantava-se em sobressalto, admirando-se de que tal acaso não surgisse; depois, ao por do sol, cada vez mais triste, desejava encontrar-se já no dia seguinte.”

Madame Bovary,Gustave Flaubert
 
As mensagens subliminares, que tinham sido proibidas no passado, ganharam novas roupagens na modernidade, contaminando a capacidade de escolha do consumidor, em especial da juventude.

O Semeador de Ideias, Augusto Cury.
 
The only luxury he allows himself is buying books, paperback books, mostly novels, American novels, British novels, foreign novels in translation, but in the end books are not luxuries so much as necessities, and reading is an addiction he has no wish to be cured of. <3 <3

(Sunset Park, Paul Auster)
 
Deve fazer muito mais sentido para os que leram Ulisses:

"A única literatura boa era a que a gente inventava, a que a gente imaginava. Isto fazia tudo parecer verdadeiro. Quando ele escreveu Meu Velho, por exemplo, jamais vira um jóquei morto e na semana seguinte, Georges Parfrerment morreu ao dar aquele salto, e assim tudo se tornou real. Tudo de bom que ele já escrevera fora inventado. Nada disso jamais havia acontecido. Outras coisas tinham acontecido. Coisas melhores, talvez. Eis o que a família não conseguia compreender. Pensavam que tudo fosse experiência.

Esta foi a fraqueza de Joyce. Daedalos, em Ulysses, era o próprio Joyce, e por isso saiu terrível. Joyce foi danadamente romântico e intelectual a respeito dele. Inventou Bloom, e Bloom foi maravilhoso. Inventou Mrs. Bloom. Ela foi a maior do mundo." (p. 212)

HEMINGWAY, Ernest. As Aventuras de Nick Adams.
 
Nascemos sempre sob o signo errado e estarmos no mundo de maneira dignificante equivale a corrigirmos dia após dia o nosso horóscopo.
Como na insipiência do mundo fulgura a sapiência do Altíssimo, o sábio observa o insipiente com humildade.

o pêndulo de foucault - umberto eco
 
"...é facilmente previsível o momento em que nenhuma esperança surgirá mais dos corações, em que a Terra será tão glacial como as criaturas, em que nenhum sonho virá embelezar a imensidade estéril. A humanidade terá vergonha de procriar quando vir as coisas como são. A vida sem a seiva dos enganos e dos erros, a vida fora de moda, não encontrá nenhuma clemência diante do tribunal do espírito." - Emile Cioran - Breviário de Decomposição (p. 124)

Uso essa frase para desejar um boa noite para todos...
 
" Mil caballitos persas se dormían en la plaza con luna de tu frente
mientras que yo enlazaba cuatro noches tu cintura, enemiga de la nieve."


Lorca, Diván Del Tamarit.
 
"O momento difícil chegava no começo da noite, ao chegar em casa,no Yehuddiyyeh,pois era qdo se iniciava a batalha entre a necessidade de estudar e o sono.Aristóteles era um grego antigo e sábio e Rob aprendeu q qdo o assunto era interessante o estudo se transformava de obrigação em prazer." O Físico ~ Noah Gordon
 
Entre os meus imensos defeitos e as minhas poucas qualidades, não conto a pontualidade, essa virtude dos reis e esse mau costume dos ingleses.

Cinco Minutos, José de Alencar
 
Esqueci de citar isso, e acabei por terminar de ler o livro; mas creio que vale também:

A Cartomante disse:
Em seguida, vi-a endireitar a cabeça, cruzar os dedos e sobre eles pousar o queixo, tendo os cotovelos nos braços da cadeira, tudo sem desviar de mim os grandes olhos espertos.

— Talvez esteja aborrecida, pensei eu.

E logo alto:

— D. Conceição, creio que vão sendo horas, e eu...

— Não, não, ainda é cedo. Vi agora mesmo o relógio; são onze e meia. Tem tempo. Você, perdendo a noite, é capaz de não dormir de dia?

Isso talvez explique o que o narrador diz depois:

Há impressões dessa noite, que me aparecem truncadas ou confusas. Contradigo-me, atrapalho-me.

Machado é Machado e conto bom é bom.
 
"Como se pode passar uma vida procurando a Ocasião, sem se dar conta de que o momento decisivo, aquele que justifica o nascimento e a morte, já passou?"

"Todos escrevem poesia na mocidade, depois os verdadeiros poetas tratam de destruí-las e os maus poetas tratam de publicá-las."

"Se creio em Deus? Não, não, creio em algo muito maior..." (Rubinstein)

"Quando os homens não creem mais em Deus, não é que não creem em mais nada, mas creem em tudo." (Chesterton?)

"Não te lamentes de seres mortal, presa de mil microrganismos que não dominas, não és responsável pelos teus pés pouco preênseis, pelo desaparecimento da cauda, dos cabelos e dos dentes que não voltam acrescer, dos neurônios que semeais, de passagem, das veias que se endurecem. São os Anjos Invejosos."

"...a única maneira de constranger o diabo é fazê-lo acreditar que não acreditamos nele."

o pêndulo de foucault - umberto eco
 
Espera: a Mrs. Dalloway está também no "A Viagem"? Pelo jeito ela é uma personagem que aparece várias vezes na obra da Woolf: percorrendo o volume dos Contos Completos, vi que em mais de um conto ela aparece como personagem, inclusive em um "Mrs. Dalloway em Bond Street" que foi um esboço do "Mrs. Dalloway".
 
Ela aparece por uns 4 capítulos :sim:
Ela estava com o marido, Richard, em portuga e pegou carona no navio em que a protagonista, Rachel, estava XD, depois ela desceu sei lá aonde, antes dos outros passageiros - Só por aqui já dá pra ver como Mrs. Dalloway é encantadora!
 
Mas mesmo com referência às mais insignificantes coisas da vida somos nós um todo materialmente constituído, idêntico para toda gente e de que cada qual não tem mais do que tomar conhecimento, como se se tratasse de um livro de contas ou de um testamento; nossa personalidade social é uma criação do pensamento alheio.

No caminho de Swann -- Marcel Proust, trad. Mario Quintana.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo