• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Comunismo

Ser comunista e ter um pensamento Marxista leninista. Meu avô já não, mas meu pai ajuda em tudo o que pode no orgão do PCP e eu na JCP. Acredite que a poucos comunistas tao ferrenhos como meu pai. Eu falo do comunismo, e digo que sei, porque ele e historidador e me fornece informações dificeis de encontrar.

Não duvido que teu pai seja de fato ativo nessas atividades "comunistas" e que tenha conhecimento empírico do que seja o sistema - mas ele na verdade prega e "vive" um pseudocomunismo, que é basicamente o caso de todas as pessoas com a mesma postura, afiliadas a partidos "comunistas" pelo mundo afora e inseridas em sistemas capitalistas.

Teu pai e essas pessoas pregam um construto idealizado do que seja comunismo, mas não sabem de fato o que ele realmente é, seja por nunca terem vivido, seja por não quererem admitir o que de fato é o comunismo aplicado na prática em países como Cuba e China.
 
Não duvido que teu pai seja de fato ativo nessas atividades "comunistas" e que tenha conhecimento empírico do que seja o sistema - mas ele na verdade prega e "vive" um pseudocomunismo, que é basicamente o caso de todas as pessoas com a mesma postura, afiliadas a partidos "comunistas" pelo mundo afora e inseridas em sistemas capitalistas.

Teu pai e essas pessoas pregam um construto idealizado do que seja comunismo, mas não sabem de fato o que ele realmente é, seja por nunca terem vivido, seja por não quererem admitir o que de fato é o comunismo aplicado na prática em países como Cuba e China.

Claro e vc com vinte anos, provavelmente a tirar um curso na faculdade, ou no seu 3º ano de trabalho sabe mais que o meu pai, que durante 25 anos foi comunista e que e historiados ha 15:clap:
 
Eu na verdade sei tanto quanto teu pai sobre comunismo na prática: nada, já que nem ele nem eu vivemos em tal sistema.

Eu simplesmente admito isso e optei por não viver de ilusão acreditando numa fantasia falida.
 
Eu na verdade sei tanto quanto teu pai sobre comunismo na prática: nada, já que nem ele nem eu vivemos em tal sistema.

Eu simplesmente admito isso e optei por não viver de ilusão acreditando numa fantasia falida.

Genial então ninguem sabe o que e o comunismo na pratica porque não viveu nele? Bem então vc tambem não sabe o que e capitalismo na pratica porque nunca viveu nele.
 
LOL, essa foi a campeã. Eu vivo em um sistema capitalista e faço parte dele trabalhando para receber pagamento pelo serviço que presto. Quer mais capitalista que isso?
 
LOL, essa foi a campeã. Eu vivo em um sistema capitalista e faço parte dele trabalhando para receber pagamento pelo serviço que presto. Quer mais capitalista que isso?

Não vc não vive num sistema capitalista senão não dizia tamanhas barbaridades

O Brasil é um país capitalista :think:

Com essa frase quer dizer que concorda ou que discorda?



Eu vou ter que sair amanha continuo o nosso debate politico xD
 
Última edição por um moderador:
Dai-me paciência...

Já disse ali no post acima o quanto sou e o quanto vivo o capitalismo, principalmente porque - TCHARAM - eu vivo num país capitalista.

Teus argumentos acabaram, tu não aceita a minha opinião e agora começou com essas frases vazias. Quando e se tu tiver o que dizer, talvez eu considere voltar a postar aqui. No momento vou sair da frente do pc comprado com o meu dinheiro e vou lá comer algo também comprado com o meu dinheiro e depois vou assistir um dvd em uma TV - TCHARAM - comprada com o meu dinheiro. Coisas obviamente que só posso fazer depois de ter passado por um certo processo capitalista chamado compra.
 
Não sei o que é pior... Criticar o capitalismo ou continuar defendendo o socialismo.

Capitalismo venceu cara,entendeu? VENCEU. Guerra Fria,vitória americana,URSS quebrada,entendeu? Cuba vai de mal a pior, Coréia do norte também. Você só tem quatorze anos,e pelo que estou vendo,nunca passou fome ou necessidade. Você está usando de um discurso de esquerda que todo mundo aqui já CANSOU de ouvir. Se as coisas vão mal,seriam piores no comunismo. E por que sei disso? Porque a experiência e a história MOSTRAM que não deu certo,simplesmente não deu. Não desmereço a saúde em Cuba,mas meu pai morreu de cancer e ia morrer da mesma forma se estivesse em Cuba,EUA,Tróia,Esparta,Roma.... Socialismo,Comunismo e todos esses -ismos não podem ficar bancando o "carácter" de salvadores ou de deuses,isso foge do controle social e sempre vai fugir. Você,Nómin,defende um regime no qual você nunca viveu na pele e sentiu as diferenças sociais geradas. É diferente do capitalismo,sem dúvida,mas também não é nenhum conto de fadas onde todas as pessoas são felizes. KGB,fugas da Alemanha Oriental não me deixam mentir.

Não sei muito, não to muito por dentro da discussão, mas concordo inteiramente. Acho que se a evolução natural das coisas no mundo nos tirou da inércia do comunismo, não é um socialismo imposto que vai nos colocar de volta. Assim, Não há como eliminar esse tipo de construção, pois é natural de alguns seres humanos acumularem capital. Mesmo que for extinto o dinheiro e tu pagares as pessoas com o fruto do trabalho delas, digamos arroz, sempre vai ter aquele que vai estocar o dele e trocar depois...É natural, entende!! A não ser que o mundo se vire do avesso e resolva acabar NATURALMENTE com a desigualdades entre as classes, nada disso funcionará e o mundo continuará sendo capitalista. Com o Estado mandando ainda nas pessoas, dentro de um regime socialista, na verdade não se extinguem as classes, pois continuam existindo um pequeno grupo de detentores do poder e um grandesíssimo proletariado... Na verdade, o comunismo só existiu na Idade das Cavernas, pois o que temos "agora" não tem nada a ver com o que o Marx sonhou, a dissolvição do Estado depois de instituido o socialismo nunca aconteceu nem irá... Este Era para para ser um estado intermediário entre o sonho e a realização, mas aposto que para quem viveu não passou de um pesadelo do qual ficou muito feliz em acordar e poder respirar livre denovo.
 
Correcção: Não use a palavra socialismo, use a palavra comunismo. Não ofendeu não, eu que as vezes escrevo a pressa e então dou a ideia que estou ofendido.
Desculpem -me pela repetição de respostas, mas comunismo e socialismo são coisas diferentes, não são sinônimos!!
 
Amigo Nómin, tem de aceitar, comunismo nc deu e nc vai dar, as ideologias sim são muito bonitas, mas no fim nc dá em nada. Aliás o nosso Portugal no fim do 25 de Abril, esteve um passo de se tornar comunista, mas com grande ganho nosso não se tornou senão estariamos a viver um segunda ditadura, digo-te com certeza...
 
Me perdoem pelo retrocesso mas, após ler alguns argumentos, não resisti à tentação da resposta. Não pretendo me estender, nem seguir rigorosamente o bom português, tendo em vista que estou MORRENDO de dor de cabeça. (entendam isso como desculpa para cometer erros gramaticais e falhas na argumentação :mrgreen:)

Por tópicos:

1 - Skywalker:

Gostaria de esclarecer, primeiramente, que, assim como muitos de nossos costumes e idéias, o seu apreço pela propriedade privada, pelo lucro, e por certos privilégios, é uma construção histórico-social. Se voltarmos na história, veremos que, durante milhares (e não há hipérbole aqui) anos de homo sapiens, vivemos felizes, ou melhor, harmoniosamente sem o conceito de propriedade privada ou lucro. A idéia de lucro e de propriedade privada é relativamente nova. Tomando como exemplo o Brasil, a primeira Lei de Terras brasileira data de 1850, mas a idéia de propriedade privada plena só é consolidada com a Constituição de 1988.

Agora, você está reduzindo as idéias socialistas a seus realizadores práticos e às experiências socialistas, ou como o Paulo explicitou, corretamente, de capitalismo de estado. Devo ressaltar que, como alguns já disseram, um país comunista nunca existiu. Esses governos dos quais você fala (que só pelo fato de serem um governo, com um Estado, já não são comunistas), seguiram um modelo pré-existente, que vocês teimam em chamar de comunista. O modelo marxista é bastante (para não dizer inteiramente) diferente do que já se viu na prática dos países ditos socialistas. Ainda, em nenhum momento da literatura marxista lê-se sobre chacina. Pode-se encontrar, sim, ditadura, mas esse modelo de tirania sanguinária vem, segundo diversos historiadores, de Robespierre e outras experiências anteriores com "ditaduras populares".

Você disse também que o governo comunista "manda e desmanda a seu bel prazer, sem prestar satisfação alguma ao povo". Eu poderia me utilizar de diversos argumentos e dados históricos para refutar, mas me atenho a citar um, apenas: Soviets, os quais deram origem ao nome da extinta URSS, país comunista por excelência, segundo você.

Baseado ainda em experiências frustradas de comunismo, você disse que o poder está na mão de uma só pessoa. Bom, acho que já respondi essa questão, mas gostaria de lembrá-lo que, em um país comunista, não existe Estado.



2 - A todos:

Aliás, alguns argumentos recorrentes me incomodam, não só por se tomarem como veredictos, mas também por serem extremamente imprudentes. Usar o discurso de alguém para promover uma verificação histórica; afirmar que não se poder ser comunista por viver em um país capitalista; usar o raso, e por vezes falso, conceito de igualdade plena para chamar de infantil o ideal comunista, etc. Muitos deles já foram rebatidos por outros argumentadores presentes no tópico, como o Paulo, e eu peço encarecidamente que releiam seus argumentos. Ser comunista é diferente do que vocês tem em mente.

E, por favor, vocês tem certeza que o regime dito socialista é mais violento e nocivo que o capitalista? Olhem ao seu redor. Se vocês necessitarem, apresento, amanhã, dados e argumentos.


3 -Tilion:

Você não tem que se adequar a nada. Pagar as próprias contas e e comprar comida é apenas uma das inúmeras opções de práticas que você pode escolher para aplicar em sua vida. Poxa, você, cara bem informado, nunca ouviu falar de freegans, de comunidades ecológicas, de kibutzim (apesar destes serem contestáveis, atualmente)?



É conveniente explicitar que não sou comunista, apesar de simpatizar com a idéia e ter lido sobre. Ainda, se me permitem, gostaria de citar uma idéia que compartilho com muitos, e a qual aprendi ao longo de minha curta vida: a sociedade e a realidade são frutos de seu tempo. Nós somos frutos de nosso tempo. Aceitar essa realidade como a melhor, como a verdadeira, como fatal, única e incontestável, é uma idéia mais que medíocre e improdutiva, é retrógrada e nociva.

Agora a parte mística, a qual não poderia esquecer (sou meio louco e retardado): nós somos partes de um todo, e cada ação nossa se reflete em nosso grupo, macro e micro. Enxergue esse todo como quiser, espirutal, fisica, racional ou biologicamente, mas deve-se aceitá-lo. O altruísmo, a justiça, a soliedariedade, a consciência, deveriam ser práticas e idéias presentes na vida de todos. Afirmar que o capitalismo é bom porque "eu posso ter meu dvd do Star Wars" é provar a pobreza de espírito e o egoísmo.


Tá, cansei. Desculpem a interrupção repentina e quaisquer erros ortográficos ou furos argumentativos. O post não terá revisão, qualquer coisa respondo amanhã.

Abraços, camaradas! :cerva:
 
Eu acho que são comunistas aqueles que simpatizam com idéias comunistas e acham que o comunismo é o melhor sistema a ser seguido. Não é preciso ser de um país comunista. A maioria dos revolucionários mais conhecidos viveram em estados não-comunistas antes de aplicar a revolução - ora, segundo essa linha, Lênin só seria comunista a partir que ele faz a revolução, e o próprio Marx, é óbvio, não viveu num país comunista. É comunista, monarquista, facista, etc, quem acha que o sistema é bom e deve ser aplicado. Agora, como seria aplicado, e se de fato é bom são outros quinhentos.

E posso estar errado, mas fascista não refere-se ao mesmo tipo de classificação de comunista e capitalista. Estes dois últimos referem-se a modos de produção (tal qual o feudalismo), sendo que o facista seria apenas um capitalismo com estado centralizado e autoritário, com instituições democráticas falidas. Algo parecido ocorre com o monarquismo, que já passou por uma fase feudal, e depois capitalista-mercantilista, capitalista-industrial, e persiste em alguns países até hoje.
 
Última edição:
Vou me ater à parte dirigida a mim, ok?

Gostaria de esclarecer, primeiramente, que, assim como muitos de nossos costumes e idéias, o seu apreço pela propriedade privada, pelo lucro, e por certos privilégios, é uma construção histórico-social. Se voltarmos na história, veremos que, durante milhares (e não há hipérbole aqui) anos de homo sapiens, vivemos felizes, ou melhor, harmoniosamente sem o conceito de propriedade privada ou lucro. A idéia de lucro e de propriedade privada é relativamente nova. Tomando como exemplo o Brasil, a primeira Lei de Terras brasileira data de 1850, mas a idéia de propriedade privada plena só é consolidada com a Constituição de 1988.

Bem, uma das grandes qualidades do homem é a sua incessante busca pela evolução, não é? Ou tu acha que a melhor maneira de se abordar uma mulher é bater com a sua clava na cabeça dela e arrastá-la para a sua caverna?

Agora, você está reduzindo as idéias socialistas a seus realizadores práticos e às experiências socialistas, ou como o Paulo explicitou, corretamente, de capitalismo de estado. Devo ressaltar que, como alguns já disseram, um país comunista nunca existiu. Esses governos dos quais você fala (que só pelo fato de serem um governo, com um Estado, já não são comunistas), seguiram um modelo pré-existente, que vocês teimam em chamar de comunista.

Eu só me referi aos estados como comunista se me destraí, pois sempre tive o cuidado a dar o nome correto aos bois: sempre chamei de estados socialistas.

O modelo marxista é bastante (para não dizer inteiramente) diferente do que já se viu na prática dos países ditos socialistas. Ainda, em nenhum momento da literatura marxista lê-se sobre chacina. Pode-se encontrar, sim, ditadura, mas esse modelo de tirania sanguinária vem, segundo diversos historiadores, de Robespierre e outras experiências anteriores com "ditaduras populares".

Assim como não se vê em lugar algum na literatura capitalista um dogma que pregue que os países pobres devem ser abandonados à míngua, entretanto é a principal acusação que os partidos de esquerda fazem ao modo de vida capitalista.

Você disse também que o governo comunista "manda e desmanda a seu bel prazer, sem prestar satisfação alguma ao povo". Eu poderia me utilizar de diversos argumentos e dados históricos para refutar, mas me atenho a citar um, apenas: Soviets, os quais deram origem ao nome da extinta URSS, país comunista por excelência, segundo você.

Bom, eu cito uma situação exatamente inversa e bastante atual: o Chávez, na Venezuela resolveu reestatizar os meios de comunicação e "pimba", simplesmente mandou fechar todas as estações de TV do país. Quer outra situação? Tem o Stalin que, na URSS mandou deportar uma penca de gente durante a guerra. Ele deportou tanta gente que o quadro étnico do país chegou a ser alterado. Eu dei uma pesquisada aqui e não achei nada que dissesse que esses ditadores fizeram um plebiscito ou um referendo na época pra obter o aval da população.

Baseado ainda em experiências frustradas de comunismo, você disse que o poder está na mão de uma só pessoa. Bom, acho que já respondi essa questão, mas gostaria de lembrá-lo que, em um país comunista, não existe Estado.

Desculpa, mas uma das principais características de um governo socialista é o totalitarismo, presente em praticamente todos (senão todos) governos socialistas da história.
 
Nómin, eu uni todos os seus posts duplos ou triplos no tópico. Por favor, sempre que quiser acrescentar algo na seqüência, não precisa postar novamente, basta clicar em
edit.gif
no seu último post, e acresentar o que julgar necessário.


Quanto ao comunismo em si, eu vejo um grande problema, além de muita coisa que já foi dita: enquanto modo produtivo, ele não surgiu naturalmente. Ele foi criado como uma resposta ao modelo existente, e a partir daí tentou-se implementá-lo em alguns lugares. Nenhum alcançou o sucesso.

O motivo é um tanto quanto óbvio. Somente depois de cumprir com seu papel histórico, desenvolver e exaurir suas potencialidades, é que um modo de produção dá lugar a outro. Esses processos não se dão repentinamente, ainda que às vezes assim pareça. Todo o desenrolar da história vai condicionando aos poucos a queda e o surgimentos dos sistemas. E está um tanto quanto claro que ainda não chegou a hora do fim do capitalismo. A sociedade não está pronta para mudar de sistema, e não há como saber como será um possível sistema substituto.

Claro, o capitalismo possui falhas. Assim como todos os demais sistemas anteriores. No entanto, ele apresenta com certeza menos falhas do que os sistemas de outrora.

Ainda, convém ressaltar que se não fossem as idéias comunistas terem surgido, talvez o capitalismo já houvesse conhecido seu fim. Pois quando Marx surge criticando o sistema, ele aponta as falhas do mesmo. E aí os pensadores marginalistas/capitalistas acabam por revisar muitos dos tais problemas. Assim, o capitalismo evoluiu com a contribuição de Marx. E esse é um dos motivos pelo qual ele está aí até hoje.
 
Desculpem -me pela repetição de respostas, mas comunismo e socialismo são coisas diferentes, não são sinônimos!!

Foi isso que eu quis dizer na minha citação que vc citou

Nómin, eu uni todos os seus posts duplos ou triplos no tópico. Por favor, sempre que quiser acrescentar algo na seqüência, não precisa postar novamente, basta clicar em
edit.gif
no seu último post, e acresentar o que julgar necessário.


Quanto ao comunismo em si, eu vejo um grande problema, além de muita coisa que já foi dita: enquanto modo produtivo, ele não surgiu naturalmente. Ele foi criado como uma resposta ao modelo existente, e a partir daí tentou-se implementá-lo em alguns lugares. Nenhum alcançou o sucesso.

O motivo é um tanto quanto óbvio. Somente depois de cumprir com seu papel histórico, desenvolver e exaurir suas potencialidades, é que um modo de produção dá lugar a outro. Esses processos não se dão repentinamente, ainda que às vezes assim pareça. Todo o desenrolar da história vai condicionando aos poucos a queda e o surgimentos dos sistemas. E está um tanto quanto claro que ainda não chegou a hora do fim do capitalismo. A sociedade não está pronta para mudar de sistema, e não há como saber como será um possível sistema substituto.

Claro, o capitalismo possui falhas. Assim como todos os demais sistemas anteriores. No entanto, ele apresenta com certeza menos falhas do que os sistemas de outrora.

Ainda, convém ressaltar que se não fossem as idéias comunistas terem surgido, talvez o capitalismo já houvesse conhecido seu fim. Pois quando Marx surge criticando o sistema, ele aponta as falhas do mesmo. E aí os pensadores marginalistas/capitalistas acabam por revisar muitos dos tais problemas. Assim, o capitalismo evoluiu com a contribuição de Marx. E esse é um dos motivos pelo qual ele está aí até hoje.

Desculpa e que eu não sei citar duas citações no mesmo post.
 
Desculpa e que eu não sei citar duas citações no mesmo post.

Tu tá vendo que do lado do botão de citação tem um botãozinho que tem uma folha de papel com umas " e um +, né? Esse é o botão de citação múltipla. Se tu clicar nele, tu seleciona aquele post para ser citado, mas tu pode clicar em quantos mais tu quiser. Daí é só ir até o "Responder" que todas as citações que tu selecionou vão estar ali, separadas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo