ExtraTerrestre
Usuário
Interessante isso. Fui atrás dos textos do cara. Olha que legal:
É claro que existe fome e miséria mesmo sob o regime capitalista, especialmente nos países mais pobres, como os da África. Mas isso é culpa do capitalismo? É culpa do capitalismo o fato de existir um continente imenso (ainda estou falando da África) que é tomado por um solo árido e estéril, que nada nasce, nada cresce e que submete a sua população à miséria? É claro que não.
"Ah, mas os países ricos não fazem nada para ajudar!", tu provavelmente vai pensar. Ora, os países socialistas também não se ajudam, já que um ditador não admite que outro ditador se intrometa em seus assuntos. E posso retrucar isso de outra forma, dizendo que existe auxílio sim dos países capitalistas. É só ver os grandes eventos de combate à fome que existem no mundo inteiro (como o Live Aid nos anos 80 e o Live 8 há poucos anos atrás), além de diversos indivíduos que doam dinheiro, alimentos e prestam assistência à população miserável do mundo.
Saindo um pouco do tema do tópico, e só porque vi o comentário, não acho que apenas a pobreza do solo de uma boa parte da África seja a única culpada pela fome que ocorre no continente. Há de se considerar o processo de formação dos atuais países africanos, que levou em conta tão somente as partilhas entre as potências e as subdivisões administrativas que as mesmas faziam, além de que essas costumavam levantar uma etnia em detrimento de todas as outras, o que deu a essas novas nações as características de um sistema de governo corrupto, falido e suscetível a ciclos em que o fim era sempre o colapso e o regresso total.
E nem acho que os países façam tanta coisa assim para ajudar não, mas levantar todo um continente não é, ao menos de uma forma principal, a tarefa delas, já que a solução definitiva cabe obviamente cabe aos governos e às populações locais.