• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

DESAFIO DE CONHECIMENTO - J.R.R. Tolkien e suas Obras

Porque Melkor estava aprontando com a terra-média. Pode ser que tenha até capturado uns elfos e com ele feito orcs, mas o motivo principal é que os Valar sabiam que ele ia dominar todos os elfos, na época um povo recém-nascido
 
Ainda ligado ao desafio anterior, mas procurando dar mais informação:

Desafio: Nomear um rei autoproclamado em cuja descendência encontra-se reis de dois reinos distintos.
 
Aaaaaah, era o mesmo do desafio anterior, esqueci de falar que era da Terceira Era!!!

Mas tudo bem, acertou!
 
Não, haha, tinha pensando em um dos três que tinha pensado no desafio anterior, e justamente o que não foi adivinhado, só dei mais detalhes nesse desafio, esquecendo das restrição da Terceira Era.
 
Bom, Melkor deitou e rolou, matou elfos, corrompeu para a criação de orcs. Os Valar, um dia no ano de 1099, resolveram acordar (oi? ele já tinha corrompido boa parte do trabalho deles, criando todos os monstros e males possiveis), para proteger os elfos, e depois da Batalha dos Poderes, acorrentaram o Tinhoso por bastante tempo.
 
Faramir foi regente entre 3019 da Terceira Era até 82 da Quarta Era. Logo temos 2 anos na Terceira Era (pois ela termina em 3021) e mais 82 anos de regência, dando no total 84 anos de regência.

O ano 3021 é o mesmo ano 1 da Quarta Era na contagem de Gondor, a partir de março desse ano, por isso pode ou não ser contado. Para conferir se o raciocínio foi de fato válido, basta pegar um intervalo conhecido e tentar aplicar o raciocínio, esperando chegar ao valor correto. Por exemplo, a vida de Aragorn, que durou 210 anos, de 2931 T.E. até 120 Q.E.

90 anos (2931-3021) + 120 anos = 210 anos. Assim o raciocínio é válido.

Editado:

Agora vi, a pergunta é referente ao período que ele foi regente governante apenas. :-| Então esse período é apenas entre a morte de Denethor (15 de março de 3019) até a coroação de Elessar (1 de maio de 3019), isto é, 47 dias.
 
Última edição:
Tem uma sutileza no desafio, pois dependendo do tipo de calendário ficcional considerado, haverá ou não coincidência no número de dias entre dois dias quaisquer, se comparado ao calendário moderno. Eu não consegui achar a informação de qual calendário o conto dos anos faz uso. Pode ser que seja o calendário dos Regentes, que foi usado por boa parte da Terceira Era e era o calendário na época da Guerra do Anel... nesse caso a resposta por acaso estaria correta, já que, apesar dos meses terem todos 30 dias, havia um feriado "sem mês" entre março e abril (tuilérë), que contrabalancearia a falta do dia 31º de março.

Mas se for o caso de ser utilizado o calendário do Rei, na forma como foi estabelecido por Aragorn no começo da Quarta Era (como é possível, já que o conto relata fatos da Quarta Era), não há dia que faça papel do 31º de março, então haveriam apenas 46 dias de regência. Enfim...

Editado: Provavelmente é usado o calendário dos Regentes mesmo, já que, devido a uma defasagem (o ano da Quarta Era começou em março, na queda de Sauron), o aniversário de Frodo era, no novo calendário, no dia 30 de setembro, e não no dia 22 como é o mais conhecido e como é o que foi relatado no conto dos anos. De forma que a resposta é, por coincidência, também 47 dias.


Desafio: Nomear um rei que não tenha herdado a coroa e que tenha nascido na Terceira Era. Não vale Eorl de Rohan.
Dica 1: É dito especificamente que ele autoproclamou o título.
Dica 2: Na descendência desse rei encontra-se reis de dois reinos distintos.​
 
Última edição:
Aparentemente o Calendário utilizado no Conto dos Anos é o Registro do Condado - note que, mais pra frente, uma entrada é dada como "O Dia do Meio do Ano". Além disso, o Livro Vermelho foi escrito pelos Hobbits principalmente.
 
Pois é, não tinha observado isso... Como em grande parte do conto os anos são marcados segundo ao modo dos dúnedain (ano 1 começando pela vitória da Última Aliança), nem tinha conjecturado o registro do Condado, mesmo porque boa parte do que é contado no conto, especialmente fatos de épocas bem anteriores ao Condado, provavelmente não seria conhecida pela tradição dos hobbits. Imaginei como um conhecimento vindo de Gondor, como o conto de Aragorn e Arwen.

Mas, observado agora também, nessa parte do conto dos anos onde encontra-se o que você mencionou ("Os dias mais importantes da queda de Barad-dûr até o final da Terceira Era") é frisado, em nota linkada ao título, que "Os dias e meses são dados de acordo com o Calendário do Condado", e além disso os anos apresentam tanto a contagem segundo os dúnedain quanto a contagem segundo os hobbits (ano 1 sendo marcado pela fundação do Condado). Nada disso acontece em toda parte anterior do conto, mesmo nos "Grandes Anos" onde há uma contagem mais detalhada.. O que me faz crer que só essa seção siga o calendário do Condado, e a parte anterior siga a convenção de Gondor... Afinal, por que só atestar nessa parte final que "os dias e meses" são contados ao modo do Condado?

O motivo para repentinamente mudarem o tipo de registro seria que, justamente a partir daí (a queda de Barad-dûr), houve uma mudança no calendário em Gondor, do calendário dos regentes para o calendário novo, e nesse calendário o primeiro ano da Quarta Era começou imediatamente, e não só quando houve a partida dos portadores do anel.

Se isso é verdade, a resposta mais exata (mas prolixa :-P) do desafio do Luiz seria 46 dias, porque o calendário muda para o registro do Condado nessa parte do conto dos anos (a partir de 25 de março de 3019), não havendo um análogo ao dia 31 de março a partir daí.
 
Última edição:
Desafio: Nomear um rei que não tenha herdado a coroa e que tenha nascido na Terceira Era. Não vale Eorl de Rohan.
Dica 1: É dito especificamente que ele autoproclamou o título.
Dica 2: Na descendência desse rei encontra-se reis de dois reinos distintos.
Dica 3: Antepassado de Aragorn.​
 
acho que encontrei: foi Argeleb I, rei de Arthedain, que após o fim da linhagem dos reis de Cardolan e Rhudaur, ele se auto proclamou rei de Arnor.

tá certo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo