• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

• Criador do tópico Criador do tópico Tilion
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Lingua do Anel

Exato, Caranthir, mas há modos específicos para escrever em cada idioma. Há o Modo Quenya, o Modo Sindarin Clássico, o Modo Sindarin de Beleriand, o Modo Tengwar Português, o Modo Tengwar Inglês, etc.

Há mais informações sobre eles no subfórum Tengwar.

Agora sim...vlw gabriel...vou baixar a cursive...eh nela q quero.

Ops... Conferi agora e, ao menos na fonte que eu tenho, a Cursive não fica igual à do Anel. A que fica daquela forma é a Tengwar Annatar, mas em itálico mesmo.

Vixi...isso tah me confundindo...vou ficar maluco assim...
Quando acho q entendi...me perco de novo...

(...)
Não tem a ver com "élfico arcaico", pois o Tengwar é um alfabeto, não uma língua - além do fato da inscrição do Anel estar na Língua Negra, e não em alguma forma de Élfico, como Quenya ou Sindarin.

Foi o que o Gandalf falou no livro. (SdA, se quizer, eu procuro e posto a página) exatamente isso, "élfico arcaico". E eu sei que o Tengwar é um alfabeto e não uma língua.

Aliás, te mostro agora. Está na página 52 da triologia, no capítulo A sombra do passado:
Não - disse Gandalf - , mas eu consigo. Essas letras são élfico, de uma modalidade arcaica, mas a língua é a de Mordor, a qual não vou pronunciar aqui.

Ou seja, usaram Tengwar para escrever, mas não 'o normal' e sim um arcaico , mas na língua de Mordor. É como se a gente escrevesse em português usando Tengwar.

Voltando a língua do anel...

Tolkien 'aprofundou' mais a escrita e o modo de fala no Orkish?
Estava querendo a aprender.

andresr disse:
Vixi...isso tah me confundindo...vou ficar maluco assim...
Quando acho q entendi...me perco de novo...

É o seguinte: a fonte Tengwar Annatar é um refinamento da fonte Tengwar Cursive; além disso, o estilo caligráfico das duas é o mesmo, ou seja, o de letra cursiva.

elfah disse:
Foi o que o Gandalf falou no livro. (SdA, se quizer, eu procuro e posto a página) exatamente isso, "élfico arcaico". E eu sei que o Tengwar é um alfabeto e não uma língua.

Aliás, te mostro agora. Está na página 52 da triologia, no capítulo A sombra do passado:

Não - disse Gandalf - , mas eu consigo. Essas letras são élfico, de uma modalidade arcaica, mas a língua é a de Mordor, a qual não vou pronunciar aqui.

Ou seja, usaram Tengwar para escrever, mas não 'o normal' e sim um arcaico , mas na língua de Mordor. É como se a gente escrevesse em português usando Tengwar.

Surpresa: o trecho foi traduzido errado. :)

O trecho em inglês é:

'No,' said Gandalf, 'but I can. The letters are Elvish, of an ancient mode. but the language is that of Mordor, which I will not utter here.

A tradução de "The letters are Elvish" devia ter sido "As letras são Élficas", ou seja, com um adjetivo, indicando que elas são Élficas porque fazem parte de um alfabeto Élfico, que obviamente assim o é por ter sido criado pelos Elfos. No momento em que se usa "Essas letras são élfico", "élfico" ali é um substantivo, e o substantivo "élfico" é o idioma em si, seja ele Quenya ou Sindarin. No momento em que tu disse "está em élfico arcaico", mesmo que tu saiba a diferença entre alfabeto e idioma, o que se passa é justamente o sentido de idioma - a não ser que esteja implícito o sentido de "[alfabeto] élfico" ali, mas isso certamente só serviria para confundir quem ainda tem dúvidas a respeito, como é o caso do nosso amigo que abriu o tópico.

OBS: Vou mover o tópico para o fórum de Tengwar.

Última edição:

A tradução de "The letters are Elvish" devia ter sido "As letras são Élficas", ou seja, com um adjetivo, indicando que elas são Élficas porque fazem parte de um alfabeto Élfico, que obviamente assim o é por ter sido criado pelos Elfos. No momento em que se usa "Essas letras são élfico", "élfico" ali é um substantivo, e o substantivo "élfico" é o idioma em si, seja ele Quenya ou Sindarin. No momento em que tu disse "está em élfico arcaico", mesmo que tu saiba a diferença entre alfabeto e idioma, o que se passa é justamente o sentido de idioma - a não ser que esteja implícito o sentido de "[alfabeto] élfico" ali, mas isso certamente só serviria para confundir quem ainda tem dúvidas a respeito, como é o caso do nosso amigo que abriu o tópico.

OBS: Vou mover o tópico para o fórum de Tengwar.

Nossa, como uma letra pode mudar tudo. :blah:
Grande lingua portuguesa. Bela e complexa.
Mas eu sabia que foi escrito em letras élficas, porém no idioma de Mordor. Só coloquei para esclarecer minha primeira afirmação. O ruim é que tudo isso deve ter confundido bastante o menino, coitado.
E Gabriel, obrigado pela informação. :cerva:
Eu não sabia. Como você descobriu? Viu isso em algum lugar ou, lendo o livro em inglês percebeu a diferença? Ou ainda já tinha essa dúvida e foi conferir?

Não desiste não. Lembre-se que você é brasileiro e não desiste nunca. :mrgreen:
Mas isso não tem nada haver com nacionalidade...
Sim, mais alguma dúvida? Quem sabe eu não possa ajudar em alguma coisa desta vez? :D

De uma vez por todas

Em primeiro lugar, queria pedir pra algum moderador apagar os outros dois tópicos para nao gerar confusão.
Em segundo lugar, queria agradecer a todos que me ajudaram, seja respondendo ao tópico, seja por mensagem privada, ou até pelo dois.
Queria chegar a um concenso, por que agora as coisas mudaram aqui.
Entao vamos resolver de uma vez por todas:
O alfabeto do anel eh o Tengwar ou Tegwar, estava na letra cursive e numa lingua do mal, a qual nesse caso nao quero usar. Entao eu queria que a frase "Eu te amo" fosse escrita em Tengwar e em Quenya, mas também queria outras coisas que não gostaria de tratar por aqui, tenho meus motivos.
Entao gostaria que alguém que tivesse conhecimento suficiente e algum tempo pra gastar comigo, me mandasse um e-mail para [email protected] .
Grato
AndreSR

O alfabeto do anel eh o Tengwar ou Tegwar, estava na letra cursive e numa lingua do mal, a qual nesse caso nao quero usar.

Entao eu queria que a frase "Eu te amo" fosse escrita em Tengwar e em Quenya, [...]

O alfabeto usado pelos elfos, no qual estão escritos os versos do anel, são as Tengwar (sing. Tengwa).
O alfabeto é um só mas, da mesma forma como cada pessoa escreve com uma letra diferente, há também diferentes grafias, formas de escrita. Uma delas é a Cursive, transformada em fonte pra pc, e que por acaso é a mesma que foi usada n'O Anel.
Acontece que existem outras, entre elas, a Annatar, cuja forma itálico é bem mais semelhante à forma usada n'O Anel por ter sido um aprimoramento da fonte Cursive.

A língua usada para escrever os conhecidos versos d'O Anel é a Língua Negra, apesar do alfabeto ser élfico.

A frase que você queria eu já te mandei.

[...] mas também queria outras coisas que não gostaria de tratar por aqui, tenho meus motivos.
Entao gostaria que alguém que tivesse conhecimento suficiente e algum tempo pra gastar comigo, me mandasse um e-mail para [email protected] .
Grato
AndreSR

A menos que seja algo simples, creio não ter tempo pra te ajudar não, desculpe.

Pessoal, preciso disso o quanto antes.
Por favor, alguém me ajuda ai. Me manda o e-mail se você puder.

Outra coisa: não adianta muito você insistir num mesmo dia para que te respondam. Se o pessoal não souber nem tiver como, não vai ter jeito.

Você pode escrever tudo em tengwar ou tudo em tengwar alt ou tem que misturar dependendo do que você quer escrever?
Por que baixei um arquivo com a frase do Um anel e é misturado. Muito estranho.

Uma amiga minha quer tatuar a palavra "Liberdade" em quenya e me pediupara descobrir como fica isso. Alguém pode escrevê-la para mim?

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back